Sistemas de Informação AMF
Coordenação Bacharelado em Sistemas de Informação

Sistemas de Informação

Hoje, a tecnologia é uma ferramenta essencial para o avanço da sociedade e dos negócios, com criações inovadoras, otimização de processos e qualificação de produtos. Nesse contexto, a área da Tecnologia da Informação possui um dos mercados mais amplos, competitivos e com demanda de profissionais. O curso de Sistemas de Informação da AMF traz o que existe de mais atual no mercado, e prepara o aluno para, além de um programador, ser um gestor na área da tecnologia, pronto para atuar também como empresário ou executivo. Ademais, buscamos mostrá-lo que, apesar de toda a tecnicidade da área, o foco ao desenvolver um software deve ser sempre o bem-estar e o progresso do ser humano, pois este é o maior valor da vida!

Onde você poderá trabalhar?

Desenvolvedor de Software, Programador, Gestor de Projetos, desenvolvedor de games, Designer, Consultor em TI, etc.

Sistemas de Informação na AMF: Nota 4 no MEC!
Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 1.092/2015.
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Modalidade

Presencial
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Tipo de Curso

Bacharelado
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Duração

4 anos
Ícone Estrela

Nota

4 MEC
  • Ementas
  • Perfil do Egresso
  • Matriz Curricular
  • Professores
  • Estrutura
  • Moradias

Ementas

  • As bases conceituais e filosóficas da área de sistemas de informação;
  • Os conceitos, objetivos, funções e componentes dos sistemas de informação;
  • As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação;
  • Os tipos de sistemas de informação;
  • Áreas de pesquisa em Sistemas de Informação;
  • Conhecimento científico e metodologia de pesquisa em Sistemas de Informação.
  • Conhecimento, ciência e administração;
  • Primórdios e fundamentos do pensamento ocidental;
  • Background histórico à ciência ontopsicológica: origem da psicologia científica moderna, principais correntes da psicologia e suas contribuições para a administração, crise das ciências modernas;
  • O nascimento da Ontopsicologia;
  • A estrutura científica da Ontopsicologia;
  • Introdução às três descobertas;
  • Elementos da Teoria da Personalidade.
  • A teoria dos conjuntos;
  • A álgebra dos conjuntos;
  • As relações;
  • A indução e recursão;
  • A análise combinatória;
  • A análise de estruturas algébricas e reticulados;
  • A teoria dos grafos.
  • Os sistemas numéricos;
  • A aritmética binária e hexadecimal;
  • Organização de computadores: memórias, unidade central de processamento, unidades de entrada e de saída;
  • As linguagens de montagem;
  • Os modos de endereçamento e conjunto de instruções;
  • Os mecanismos de interrupção e de exceção;
  • Os barramentos, comunicações, interfaces e periféricos;
  • A organização de memória principal e auxiliar;
  • As arquiteturas RISC e CISC.
  • O raciocínio lógico e algoritmos;
  • Os conceitos fundamentais de algoritmos;
  • Os métodos e técnicas para construção de algoritmos;
  • Os tipos primitivos de dados;
  • As constantes e variáveis;
  • As expressões aritméticas e lógicas;
  • Os comandos básicos: atribuição, entrada e saída;
  • As estruturas de controle: sequencial, seleção e repetição;
  • Introdução à programação de computa-dores;
  • O paradigma de programação imperativo.
  • O gerenciamento de banco de dados;
  • A arquitetura de um sistema gerenciador de banco de dados;
  • Os modelos entidade-relacionamento;
  • A linguagem SQL;
  • O gerenciamento de transações;
  • Práticas de modelagem e programação em banco de dados.
  • Os números reais;
  • As funções;
  • Os limites e continuidade;
  • A derivação e integração;
  • As seqüências e séries.
  • A aplicação de estruturas de dados;
  • As listas lineares e suas variações: listas ordenadas e encadeadas, pilhas e filas;
  • O conceito de árvores e suas variações: árvores binárias, ordenadas e B;
  • Os métodos de busca e ordenação;
  • Práticas relacionadas à estrutura de dados.
  • Psicologia Empresarial: inserção competitiva no mundo do trabalho, o conhecimento que consente a escolha otimal, modo de relação que o líder deve impostar nos negócios, técnica de personalidade, os três pontos para entrar no mundo do trabalho, como ajudar o jovem líder, fisionômica do manager, a entrevista de trabalho, a comunicação, essência da entrevista de trabalho, jovem e sociedade, introdução ao conhecimento organísmico.
  • Introdução à orientação a objetos;
  • Os conceitos de orientação a objetos: abstração, classes, objetos, herança, encapsulamento e polimorfismo;
  • As aplicações de orientação a objetos;
  • As linguagens de programação orientadas a objetos;
  • Práticas de programação orientada a objetos.
  • O projeto de algoritmos eficientes;
  • A análise assintótica de limites de complexidade;
  • A técnica de prova de cotas inferiores;
  • A análise de algoritmos iterativos e recursivos;
  • A programação dinâmica;
  • Os algoritmos probabilísticos;
  • A complexidade pessimista, média e mínima do problema;
  • As classes de problemas: P, NP, NP Completa.
  • Programação para Web Orientada a Objetos;
  • Motores de Busca;
  • SEO;
  • CSS;
  • Webservices;
  • Desenvolvimento n-tier;
  • Integração com API's de terceiros;
  • Model-View-Controller (MVC);
  • Integração com Bancos de Dados;
  • Desenvolvimento Web para dispositivos móveis.
  • Modelos Práticos de Organização de Empresas e da gestão em Recursos Humanos: Os cinco pontos da pequena e média empresa;
  • Os cursos MBA;
  • Marketing para pequenas e médias empresas;
  • O escopo econômico da empresa;
  • As estruturas organizacionais da empresa;
  • O vício na forma de manutenção;
  • Identidade utilitarístico funcional dos negócios;
  • A capacidade do líder;
  • Modelos de organização empresarial;
  • Atualidade das dinâmicas internacionais.
  • Estudos dos conceitos de probabilidade e seus teoremas fundamentais;
  • Entendimento sobre variáveis aleatórias;;
  • Análise das distribuições de probabilidade;
  • Definição dos conceitos e objetivos da estatística;
  • Estudos sobre estatística descritiva;
  • Estabelecimento de noções de amostragem e suas distribuições: discreta e contínua;
  • Investigação sobre inferência estatística: teoria da estimação e testes de hipóteses.
  • Programação avançada com Orientação a Objetos, Técnicas de Programação com a linguagem C, Técnicas de Programação com .NET Framework, criação de aplicações do mundo real com Orientação a Objetos.
  • Aspectos Operacionais de Banco de Dados: Transações, Concorrência, Recuperação, Integridade, Distribuição, Segurança;
  • Estrutura e função de um DataWarehouse;
  • Carga, limpeza e transformação;
  • Arquiteturas de Data Warehouse: camada única, 2 camada, 3 camadas;
  • Projeto de Meta-dados;
  • Projeto das dimensões de um DataWarehouse;
  • Modelo de DataWarehouse;
  • Operações sobre um DataWarehouse;
  • Aplicações de um Data Warehouse.Data Mining: Técnicas de implementação;
  • Processo de Descoberta do Conhecimento (Knowlwdge Discovery in Database - KDD);
  • Tratamento dos dados nas fases de um processo KDD;
  • Compreensão e prospecção de informação (Mineração de Dados);
  • Entendimento, previsão e interpretação dos dados;
  • Reconhecimento de padrões. IA aplicada ao Data Mining;
  • Bancos de Dados No SQL: Conceitos, SGBD, implementação e administração;
  • Aplicações Práticas em Data Warehouse, Data Mining e Big Data.
  • Pressupostos teórico-práticos de trabalhos científicos;
  • As diferentes fases da prática científica (projeto, execução e relatórios);
  • Abordagens operacionais essenciais do desenvolvimento de arranjos metodológicos coerentes e adequados aos fins acadêmicos e profissionais fundamentais.
  • Sociedade, Empresa e Empreendedorismo;
  • Personalidade Empresarial;
  • Fundamentos da estrutura e funcionamento da personalidade e a relação com a gestão;
  • Empreendedorismo e Liderança.
  • Utilização de padrões e boas práticas de programação orientada a objetos, através de desenvolvimento ágil evolutivo;
  • Code Clean e BadSmells. Refatoração de código;
  • Garantia de qualidade de Software Orientado a Objetos por meio de testes.
  • O histórico, o conceito e os tipos de sistemas operacionais;
  • A estrutura de sistemas operacionais;
  • Gerenciamento de memória;
  • A memória virtual;
  • O conceito de processo;
  • A gerência do processador: escalonamento de processos, monoprocessamento e multiprocessamento;
  • A concorrência e sincronização de processos;
  • A alocação de recursos e deadlocks;
  • O gerenciamento de arquivos;
  • O gerenciamento de dispositivos de entrada/saída.
  • Ciência, Psicologia e Administração;
  • As linguagens, gramáticas, autômatos;
  • A hierarquia de Chomski;
  • A semântica de linguagens de programação;
  • As máquinas universais: máquina de Turing e máquina de Registradores;
  • As funções recursivas e outras formulações de algoritmos;
  • A tese de Church. Os problemas insolúveis e interatividade.
  • A origem e os objetivos da Engenharia de Software;
  • Histórico da produção de software;
  • O processo de software e o produto de software;
  • Os ciclos de vida de sistemas e seus paradigmas;
  • O uso de ferramentas orientadas a engenharia de software;
  • A investigação de processos de desenvolvimento e suas abordagens: convencional e ágil.
  • Os conceitos de interação e interface homem-máquina;
  • Os dispositivos de entrada e saída em sistemas interativos homem-máquina;
  • Os fundamentos de interface de interação homem-máquina;
  • As técnicas de diálogo homem-máquina;
  • A ergonomia de software;
  • As arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuários;
  • As metodologias, técnicas e ferramentas de concepção, projeto e implementação de sistemas interativos;
  • As metodologias, técnicas e ferramentas de avaliação de interfaces.
  • A evolução das redes de computadores;
  • A organização das redes de computadores;
  • O modelo OSI e a arquitetura TCP/IP;
  • Padrões da ISO e do IETF;
  • As redes Locais e de longa distância;
  • Os equipamentos de conectividade;
  • O protocolo TCP/IP;
  • Algoritmos e protocolos de roteamento;
  • Os protocolos de transporte TCP e UDP;
  • Os protocolos de aplicação;
  • A qualidade de serviço em redes de computadores.
  • Psicologia e Gestão Empresarial: Técnicas de Suporte;
  • Motivações do sucesso ou insucesso;
  • Casos práticos;
  • Instrumentos de análise e de intervenção como ferramentas da gestão;
  • Coaching.
  • Os padrões e práticas de programação;
  • As vantagens da documentação e organização de códigos-fonte;
  • A otimização de programas;
  • O uso de XML na programação;
  • A programação client/server e web;
  • Práticas em programação avançada.
  • A engenharia de requisitos;
  • As técnicas de levantamento de requisitos;
  • Introdução à UML;
  • A análise de sistemas utilizando UML;
  • O projeto de sistemas utilizando UML;
  • Práticas de análise e projeto orientado a objetos.
  • O conceito, motivação e benefícios de SOA;
  • O papel do Arquiteto de TI no uso SOA, Princípios de SOA: reuso, granularidade, modularização, composição, componentização, interoperabilidade, conformidade a padrões, identificação e categorização de serviços, provisão e distribuição, monitoração e acompanhamento;
  • Os princípios arquiteturais e camadas de serviço;
  • As tecnologias que implementam SOA;
  • Desafios na implantação;
  • Regras de modelagem de serviços: padrões recomendados, qualidade e completude da análise SOA;
  • Projeto de serviços de negócio centrados em entidades;
  • Projeto de serviços de aplicação;
  • Projeto de serviços de negócio centrados em tarefas.
  • A disciplina procura introduzir os alunos à compreensão de tópicos introdutórios da teoria econômica, enfatizando a economia da empresa: atividade econômica, fatores de produção;
  • Agentes econômicos;
  • Fluxo real e monetário;
  • Mercado;
  • Demanda;
  • Lei da demanda;
  • Elasticidade da demanda;
  • agregados macroeconômicos;
  • Contas nacionais;
  • Sistema monetário;
  • Balanços de pagamentos.
  • Quem é e o que é um líder;
  • Como a psicologia pode ajudar o líder;
  • A ética do líder;
  • Consciência histórica e consciência ôntica;
  • A autossabotagem;
  • A metafísica do Líder.
  • Os conceitos de sistemas distribuídos.
  • Os sistemas centralizados, distribuídos, paralelos e de alto desempenho.
  • Os paradigmas de comunicação entre processos (IPC).
  • A programação de aplicações cliente/servidor em uma rede de computadores com Sockets e TCP/IP.
  • A sincronização em sistemas distribuídos.
  • Os algoritmos distribuídos.
  • Os sistemas distribuídos tolerantes a falhas.
  • Os sistemas operacionais distribuídos.
  • O conceito e os objetivos da gerência de projetos;
  • Abertura e definição do escopo de um projeto;
  • Planejamento de um projeto;
  • Execução, acompanhamento e controle de um projeto;
  • Revisão e avaliação de um projeto;
  • Fechamento de um projeto;
  • Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos;
  • Modelo de gerenciamento de projeto do Project Management Institute.
  • O histórico e o conceito de qualidade;
  • O conceito de qualidade de software;
  • As medidas de qualidade de software;
  • As técnicas de garantia da qualidade de software;
  • O teste de software: conceitos, tipos e aplicação no contexto da qualidade;
  • Os modelos de melhoria do processo de software;
  • O planejamento de sistemas de qualidade de software;
  • Os fatores humanos de qualidade.
  • A intuição;
  • Intuição e Racionalidade;
  • Conceitos de Intuição;
  • Intuição como ferramenta de gestão;
  • A intuição segundo a Ontopsicologia: Técnicas de Acesso.
  • Inovações tecnológicas decorrentes de pesquisas recentes na área de Sistemas de Informação;
  • Aplicações específicas nesta área, interessando a um grupo restrito ou tendo caráter de temporariedade;
  • Aspectos específicos da área de Sistemas de Informação já abordados anteriormente, mas cobertos superficialmente interessando a um grupo de alunos e sendo objeto de pesquisa recente.
  • O levantamento de estudo de caso e revisão bibliográfica;
  • Análise de viabilidade da proposta;
  • Planejamento das atividades;
  • Análise do sistema proposto;
  • Elaboração de uma proposta de trabalho.
  • A Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações;
  • O planejamento, implementação e avaliação de estratégias na área de sistemas de informação;
  • O alinhamento estratégico entre tecnologia da informação e negócios;
  • O planejamento estratégico de sistemas de informação.
  • A governança de tecnologia da informação;
  • O alinhamento estratégico e elaboração do portfólio de TI;
  • As ferramentas para implantação da governança de TI;
  • A gestão de desempenho de operações e serviços de TI;
  • A análise de estudos de caso.
  • Introdução sobre métricas;
  • Investigação empírica;
  • Coleta de dados;
  • Análise dos dados medidos;
  • Métricas orientadas ao tamanho;
  • Métricas orientadas a função;
  • Análise de Pontos de Função;
  • Estimativas de Recursos;
  • Ferramentas para Análise de Estimativas;
  • Verificação e validação de software;
  • Infraestrutura de desenvolvimento de software: aspectos de ambiente de desenvolvimento em equipe, controle de versão e integração contínua;
  • Processo de Planejamento e Execução de Testes, Processo baseado no ciclo de vida V, Processo baseado no TMAp (Testing Management Approach);
  • Documentação de Testes;
  • Planos de teste;
  • Utilização de Ferramentas para testes;
  • Relatório de Execução de Testes.
  • Os conceitos e os tipos de ameaças, riscos e vulnerabilidades dos sistemas de informação;
  • O conceito e os objetivos da segurança de informações;
  • O planejamento, implementação e avaliação de políticas de segurança de informações;
  • O conceito e os objetivos da auditoria de sistemas de informação;
  • As técnicas de auditoria em sistemas de informação;
  • Os softwares de auditoria;
  • A estrutura da função de auditoria de sistemas de informação nas organizações.
  • Projeto do sistema proposto;
  • A implementação e testes do sistema;
  • Elaboração de artigo final com resultados obtidos.

Perfil do Egresso

Conforme exposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a AMF se propõe a realizar cursos com base na difusão de um referencial que envolve o desenvolvimento da personalidade, entendida como inteligência centrada na ação específica de serviço, onde o papel da pessoa é fundamental e determinante. Segundo o indicativo das Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática proposto pela CEEInf, da SESu/MEC, é possível identificar duas grandes áreas de atuação dos profissionais de Sistemas de Informação:

  • Inovação, planejamento e gerenciamento da infraestrutura de informação e coordenação dos recursos de informação nas organizações;
  • Desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e de infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.

Para o desenvolvimento das atividades inerentes ao item II, definida como a área de atuação do referido curso da AMF, entende-se que o profissional de Sistemas de Informação deverá ter, além de um conhecimento teórico consistente, conhecimentos prioritariamente voltados à aplicação de soluções tecnológicas para atender às necessidades do mercado. Ao final do Bacharelado em Sistemas de Informação o egresso atende às seguintes competências e habilidades:

  • saber identificar potenciais áreas de aplicação para sistemas de informação automatizados;
  • saber realizar a análise crítica no que se refere à viabilidade de implementação de sistemas de informação automatizados;
  • ter capacidade de obter o equilíbrio entre os recursos humanos e computacionais relacionados com as necessidades de sistemas de informação;
  • ser capaz de dar suporte a tomada de decisão com base nos sistemas de informação estabelecidos e mantidos;
  • saber desenvolver e manter sistemas de informação automatizados;
  • estar apto a identificar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação;
  • possuir a postura orientada à inteligência e práxis das organizações no encontro de soluções para os problemas reais.

Com base nos valores da AMF, o Bacharel em Sistemas de Informação é um profissional de nível superior cujo perfil reflete as seguintes características:

  • possuir uma sólida formação geral-profissional, pautada por princípios éticos e técnico-científicos voltados para a complexidade das relações e das demandas humanas e sociais;
  • entender que a formação profissional é um processo contínuo de construção de competências que demanda aperfeiçoamento e atualização permanentes;
  • compreender a profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, tendo por base a comunidade regional;
  • ter uma atitude crítica, responsável, criativa e respeitosa em relação às questões sociais e ambientais, com vistas à identificação e à resolução de problemas;
  • ter disponibilidade e competência para o exercício da interdisciplinaridade e para a atuação em equipes multiprofissionais, resguardada a autonomia profissional;
  • ser capaz de pensar e de aportar o seu conhecimento no conhecimento já disponível, de maneira crítica, pessoal e consistente;
  • utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e disponíveis e de produzir novos conhecimentos, deles derivando condutas pessoais e profissionais responsáveis, justas e éticas;
  • ser capaz de autoanálise tendo em vista o aprimoramento de seu autoconhecimento e de suas relações interpessoais.

Matriz Curricular

Faça o download:

Matriz Curricular 2016 do Curso de Sistemas de Informação
Matriz Curricular 2013 do Curso de Sistemas de Informação (Válida para alunos matriculados até dezembro/2015)

O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é Reconhecido pela Portaria nº 433 de 30/07/2014 do MEC, publicada em D.O.U. em 01/08/2014, e Autorizado pelo MEC através da Portaria nº 865/2010. Coordenador do Curso de Sistemas de Informação: Prof. Ms. Fábio Prass
Curso Nota (Conceito): Nota 4 no MEC.

Professores

Fábio Prass

Fábio Prass

  • Coordenador do Cursos de Sistemas de Informação da AMF;
  • Doutorando em Engenharia Elétrica na UFSM;
  • Participante do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC);
  • Mestre em Ciência da Computação (UFSM);
  • Graduado em Sistema de Informação (UNIFRA);
  • Atualmente é professor na Faculdade Antonio Meneghetti nos? cursos de Sistemas de Informação e Administração;
  • Desde 2006 é Diretor Administrativo nas empresas FP2 Tecnologia e Any3 Gestão;
  • Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Engenharia de Software, Processos de Software, Gerência de Projetos.

Acesse o Lattes de Fábio Sarturi Prass

Ana Marli Bulegon

Ana Marli Bulegon

  • Doutora em Informática na Educação, UFRGS
  • Mestre em Ensino de Física, UNIFRA
  • Especialista em Ensino de Matemática, UNIFRA
  • Cursando Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Matemática Licenciatura Plena, UNIFRA
  • Experiência docente

Acesse o Lattes de Ana Marli Bulegon

Carmen Spanhol

Carmen Spanhol

  • Doutora em Educação - UDELMAR-CL/Revalidação UFSCar-SP
  • Mestre em Psicologia - PUC/RS;
  • Graduada em Psicologia - UPF/RS;
  • Graduada em Psicologia Licenciatura Plena - UPF/RS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem Ontopsicológica - Universidade Estatal de São Petersburgo/UESP – RU;
  • MBA Business Intuition: o Empreendedor e a Cultura Humanista pela Faculdade Antonio Meneghetti - AMF/RS;
  • Formação em Psicodrama - CONTTEXTO/ PR;
  • Formação em Coaches Executivos e Empresariais – ABRACEM/Universidade da Industria/ PR;
  • Atuou como Professora nas Universidades: Estadual do Paraná - UNESPAR Campus de Curitiba II - FAP; UNIOESTE; UNOESC e Universidade Positivo;
  • Docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti -  AMF;
  • Atua nas áreas de Formação e Consultoria.

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Claudiane Weber

Claudiane Weber

  • Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP);
  • Mestre em Engenharia da Produção (UFSM);
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF);
  • Graduada em Biblioteconomia (UFSC);
  • Parte da Comissão para Implantação do Repositório Institucional e da Rede Cariniana Lockss de preservação digital (UFSM);
  • Implantou e é diretora da Biblioteca Humanitas (AMF);
  • Pesquisadora visitante no Department of Information Studies, da ÅBO Akademi University (Finlândia).

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Danielle Saad

Danielle Saad

  • Mestre em Engenharia Civil, UFSM;
  • Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, UFSM;
  • Graduada em Engenharia Química, UFSM;
  • Professora universitária;
  • Representante docente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), AMF;
  • Experiência, principalmente, nas áreas de Estatística Aplicada.

Acesse o Lattes de Danielle de Souza Saad

Douglas do Canto Machado

Douglas do Canto Machado

  • Pós-Graduando em Governança de TI (Unisinos);
  • Graduado em Sistemas de Informação (AMF);
  • Consultor nas áreas de TI, Segurança da Informação e Governança de TICertificado Microsoft Techonology Associate;
  • Professor do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF.

Acesse o Lattes de Douglas do Canto Machado

Eloy Demarchi Teixeira

Eloy Demarchi Teixeira

  • Coordenador do Curso de Administração da AMF;
  • Professor do Curso de Administração e Sistemas de Informação da AMF;
  • Mestrando em Administração (Área de Concentração: Gestão Estratégica das Organizações; Linha de Pesquisa: Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas) - Universidade de Passo Fundo (UPF);
  • Pós-Graduado em MBA Business Intuition Identidade Empresarial (AMF) (2016);
  • Especialização em Planejamento de Comunicação – Miami Ad School / ESPM (2011);
  • Graduando no Bacharelado em Ontopsicologia (AMF);
  • Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing – ESPM (2007);
  • Experiência profissional e atuação em Recursos Humanos focado em desenvolvimento de jovens talentos e endomarketing.

Acesse o Lattes de Eloy Demarchi Teixeira

Glauber Benetti Carvalho

Glauber Benetti Carvalho

  • Músico, Violonista e Musicoterapeuta;
  • Graduado em Musicoterapia pela FAP - PR
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico (AMF)
  • Pós-Graduando em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia);
  • Diretor da Impare Educação Musical e Impare Escola de Música.
  • Professor convidado do Bacharelado em Ontopsicologia AMF
João Otávio Cadó de Matos

João Otávio Cadó de Matos

  • Mestrando em Informática (PPGI-UFSM);
  • Graduado em Engenharia Elétrica (UFSM);
  • Prêmio Distinção CACISM-2013/1;
  • Estagiou no Instituto Fraunhofer IZM, Berlim (2012/2);
  • Professor do Bacharelado em Sistemas de Informação (AMF).

Acesse o Lattes de João Otávio Cadó de Matos

Jonas Bulegon Gassen

Jonas Bulegon Gassen

  • Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano;
  • Mestre em Nanociências pelo Centro Universitário Franciscano;
  • Doutor em Ciência da computação pela UFRGS. Período sanduíche de um ano na Telecom & Management SudParis - Paris, França;
  • Período de Pós-doutorado de 1 ano e 9 meses na WU Vienna (Wirtschaftsuniversität Wien) - Viena, Áustria.

Acesse o Lattes de Jonas Bulegon Gassen

José Luiz Rodrigues Filho

José Luiz Rodrigues Filho

  • Pós-Graduando em MBA Business Intuition Identidade Empresarial (AMF);
  • Pós-Graduando em MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos (FGV e UCI);
  • Graduado em Sistemas de Informação (AMF);
  • Empresário e consultor atuante nas áreas de infraestruturas de TI, Segurança da Informação, Gerenciamento de Projetos e Governança em TI;
  • Certificado pelas principais entidades de TI do mercado Microsoft, Linux, LPIC-1, LPIC-2, ITIL, ISO 20k, ISO 27K e Cyberoam;
  • Professor do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF.

Acesse o Lattes de José Luiz Rodrigues Filho

Jussara Foletto

Jussara Foletto

  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia);
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Especialista em Gestão de Negócios e Intuição (Antonio Meneghetti Faculdade);
  • Graduada em Administração (Universidade Federal de Santa Maria, 2000);
  • Atualmente é administradora e diretora da empresa de beneficiamento de arroz Foletto Comércio de Alimentos Ltda, em Itaqui/RS;
  • Professora do Curso de Bacharelado em Administração da AMF, ministrando a disciplina de Administração no Agronegócios e Gestão de Negócios e Intuição.

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Luiz Henrique Dutra

Luiz Henrique Dutra

  • Advogado;
  • Mestre em Direito Constitucional;
  • Especialista em Direito Constitucional;
  • Especialista em Direito do Trabalho;
  • Especialista em Direito Processual do Trabalho;
  • Cursando MBA Identidade Empresarial (AMF).

Acesse o Lattes de Luiz Henrique Dutra

Marcos Rabaioli

Marcos Rabaioli

  • Mestrando em Engenharia Elétrica (UFSM)
  • Graduado em Engenharia de Controle e Automação (UFSM)
  • Trabalha com Sistemas Inteligentes, Algoritmos, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Mobile e Sistemas Embarcados

Acesse o Lattes de Marcos Rabaioli

Patrícia Wazlawick

Patrícia Wazlawick

  • Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia;
  • Doutora em Psicologia, UFSC
  • Mestre em Psicologia, UFPR
  • Especialista em Psicologia, com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia
  • Especialista em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico, AMF
  • Graduada em Musicoterapia, FAP-PR
  • Gestora Administrativo-Financeira AMF

Acesse o Lattes de Patrícia Wazlawick

Rafael Teodósio Pereira

Rafael Teodósio Pereira

  • Doutor em Informática pela Universidade do Minho, Braga/Portugal;
  • E participante do grupo de pesquisa (Bioinformatics and Systems Biology Interdisciplinary Initiative) cujo o objetivo é realizar estudos nas áreas de Engenharia Metabólica, Mineração de Textos, Reconstrução e Análise de Redes Metabólicas, Integração de Banco de Dados e Análise de dados provenientes de Expressão Genética;
  • Mestrado em Bioinformática pela Universidade do Minho, Braga/Portugal;
  • Graduado em Ciência da Computação  (UNIFRA);
  • É participante dos grupos de pesquisa: Física Computacional, Sistemas Complexos e Genômica Teórica; Linguagens de Programação e Bando de dados. Ambos diretórios de pesquisas residentes na Universidade Federal de Santa Maria/RS, Brasil;
  • Atua principalmente nos seguintes temas: NCBI, PubMed, GEO, Banco de Dados, Linguagens de Programação, Ontologias e Bioinformática

Acesse o Lattes de Rafael Teodósio Pereira

Ricardo Schaefer

Ricardo Schaefer

  • Coordenação de Formação Empreendedora e Liderança - AMF;
  • Doutorando em Administração - UFSM;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Especialista em Gestão de Negócios, UNICID;
  • Jornalista responsável e editor da Revista Performance Líder;
  • Mestre em Comunicação Midiática - UFSM;
  • Graduado em Jornalismo, UFSC.

Acesse o Lattes de Ricardo Schaefer

Rudimar Engel

Rudimar Engel

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Graduado em Filosofia pela Faculdade São Luiz (Associação Beneficente Sagrado Coração de Jesus, Brusque, SC);
  • Atuou como responsável técnico do projeto elétrico do carro da equipe Bombaja, de competições Minibaja (UFSM);
  • Atuou como programador de NesC para Redes de Sensores Sem Fio, no Grupo de Micreletrônica, Gmicro (UFSM);

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Samuel Vizzotto

Samuel Vizzotto

  • Mestre em Informática pela UFSM, no grupo de Linguagens de Programação e Banco de Dados.
  • Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Franciscano.
  • Trabalha com desenvolvimento de Softwares na área de logística e segurança.

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Vanice Hentges

Vanice Hentges

  • Mestranda em educação (linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação) (UNISC);
  • Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas á Educação (FACINTER);
  • Graduada em Sistemas de Informação (AMF);
  • Graduada em Pedagogia licenciatura plena (Unifra);
  • Experiência docente;
  • Professora do bacharelado Sistemas de Informação (AMF);

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Wesley Lacerda

Wesley Lacerda

  • Mestre em Administração, UNISINOS;
  • Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia;
  • Graduado em Ciências Econômicas, UFRGS;
  • Graduado Educação Física, UFRGS;
  • Empresário Sócio Grupo Meta;
  • Experiência na área de ciência da computação e serviços de informática.

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Estrutura

  • Biblioteca Humanitas (bibliografias técnicas do curso e referência em bibliografias de Cultura Humanista)
  • Salas de aulas equipadas com data-show e ar-condicionado
  • 2 Laboratórios de Informática
  • Empresa Júnior – Master Jr.
  • Incubadora Recanto (Incubadora de empresas e novos projetos na área de Administração e Tecnologia-TI), anfiteatro para aulas ao ar livre
  • Central de Carreira
  • Iara Café (localizado no Hall da AMF)
  • Editora Universitária (localizada no Hall da AMF) – Ontopsicológica Editora Universitária (empresa parceira)
  • Art Digital (localizada na Incubadora Recanto, para os serviços de fotocópia, encadernações e papelaria) (empresa parceira).

Moradias

Casa do Estudante

Casa do Estudante

Manual do Morador

Endereço: Estrada Recanto Maestro, nº 130

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefone: +55 55 3289-1141

E-mail: casadoestudante@faculdadeam.edu.br

Condomínios

Condomínios

Endereço: Estrada Recanto Maestro, s/n

Distrito Recanto Maestro, RS, Brasil

Restinga Sêca, Cep: 97200-000

Telefones: +55 55 9954-4089 | 55 9902-0841

E-mail: financeiro@construtoramaestro.com.br