Antonio Meneghetti Faculdade

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Ontopsicologia

A Ontopsicologia é a mais recente entre as ciências humanistas contemporâneas e tem por objeto de estudo a análise da atividade psíquica inerente ao humano. Através do seu método é possível a repetibilidade e a reprodutividade dos resultados. A Ontopsicologia permite, na sua aplicação, tornar exato o pesquisador, o operador, o líder em qualquer campo que este opere.

A Área de Concentração da Pesquisa Institucional da AMF congrega os fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da Ontopsicologia, tendo em vista que a mesma é uma ciência epistêmica – geral a qualquer procedimento científico ou intelectivo – e interdisciplinar, pois o seu destinatário é o operador do contexto global: o homem. Abrange também a atuação do conhecimento ontopsicológico, ou seja, suas aplicações práticas nas áreas de intervenção humanista-profissionais, tais como a Psicopatologia e Psicossomática, Pedagogia, Psicologia do Líder, Filosofia, Ontoarte, Estética, Ética, Direito, e Metafísica existencial.

A Ciência Ontopsicológica, ao ser aplicada na prática, viabiliza a experiência humana em sua totalidade. No contexto acadêmico-educacional possibilita a passagem multidisciplinar do aluno, de modo a orientar a construção de caminhos metodológicos para a ação otimal profissional. Tanto os cursos de graduação quanto os de pós-graduação da Faculdade Antonio Meneghetti aplicam a metodologia ontopsicológica, visando formar a inteligência global do aluno permitindo que o mesmo seja capaz de produzir e visualizar a realidade em diferentes ambientes e setores, de acordo com cada especificidade de localização. O escopo principal desta formação é favorecer o desenvolvimento humano ao progressivo crescimento econômico e social, e preparar homens aptos a resolver os constantes anseios da sociedade em contínua evolução. Portanto, neste ponto encontramos, de modo científico, a relação entre conhecimento, método e cultura a serviço da humanidade.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

  • Formação de Líderes, Empreendedorismo e Sustentabilidade
  • Gestão de Negócios, Cultura Humanista e Intuição
  • Informação, Tecnologia, Inovação e Memética
  • Direito
  • Psicossomática Física e Organizacional
  • Educação e Humanismo

Formação de Líderes, Empreendedorismo e Sustentabilidade

Investiga, a partir da perspectiva da psicologia do líder, a personalidade empresarial e a formação continuada (Life long learning) de jovens, tendo como foco o estudo da qualificação e aprimoramento de lideranças em diversos campos de atuação, com contribuições para o empreendedorismo brasileiro, o desenvolvimento e a gestão sustentável, bem como projetos voltados à contribuição com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas.

Gestão de Negócios, Cultura Humanista e Intuição

Congrega estudos de fundamentação teórica e aplicações práticas da Administração e demais áreas de conhecimento das Ciências Sociais aplicadas, bem como Gestão de Negócios e Intuição (Business Intuition), personalidade empresarial, sucessão empresarial, planejamento estratégico e demais ferramentas de gestão, e ainda temáticas de estudos concernentes ao Empreendedor e a Cultura Humanista.

Informação, Tecnologia, Inovação e Memética

Congrega estudos em diversos campos da área tecnológica, tendo como foco a pesquisa aplicada para construção de soluções otimizadas, incluindo também estudos nas áreas de gestão do conhecimento, e as relações entre informação, tecnologia, inovação e memética. Na área de Sistemas de Informação estuda e investiga os requisitos para formalização de bancos de dados, computação gráfica, engenharia de software, interação humano-computador, otimização e raciocínio automático, gerência e segurança de redes, gestão de segurança da informação, governança em Tecnologia da Informação (TI), teoria da computação e suas aplicações nos diversos setores empresariais.

Direito

Política, Direito, Ontologia e Sociedade

Estuda as relações entre política, direito, ontologia e sociedade. Investiga como o Direito, ao estar em consonância com o critério ético humano, pode conduzir a sociedade em direção ao seu desenvolvimento. Dessa forma, verifica como o critério ontológico é primordial para a recuperação da exatidão de consciência dos sujeitos e da sociedade como um todo. Esta concepção de Direito também tem por fundamento o método democrático, no sentido da maioria que conhece o critério ontológico e conhece também o problema histórico urgente, encontrando-se em posição de dar a resposta adequada ao momento sócio-histórico.


Direito Empresarial Societário

Investiga, a partir da perspectiva do Direito Empresarial Societário, a constituição das sociedades empresárias, as suas atividades societárias e transformações, tendo como foco de estudo o funcionamento jurídico dessas instituições em relação ao desenvolvimento econômico, político e social do Brasil e da comunidade internacional, compreendendo ainda o funcionamento das normas jurídicas pertinentes ao ambiente de negócios e aos empresários, que são os responsáveis pelo fomento desse desenvolvimento econômico.

Psicossomática Física e Organizacional

Estuda o conceito de unidade hilemórfica e sua relação com a saúde da unidade de ação homem, identificando as alterações orgânicas funcionais ou estruturais que possuem causalidade exclusivamente psíquicas, seja em âmbito do corpo físico do homem, seja em âmbito de seu corpo operacional, isto é, no que concerne à realidade da empresa/organização.

Educação e Humanismo

A Linha de Pesquisa fomentada pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia, “Educação e Humanismo”, visa robustecer as inúmeras pesquisas realizadas nos grupos de Iniciação Científica da AMF nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. De caráter inter/transdisciplinar, a linha de pesquisa tem por horizonte refletir, por meio da pesquisa acadêmica, temáticas relacionadas à Educação pelo viés clássico da Paideia grega, relacionando posicionamentos pedagógicos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e ontopsicológicos acerca do evento Educação.

O objetivo geral dessa Linha de Pesquisa é pensar as emergências educacionais, os objetivos do desenvolvimento sustentável em viés educacional e refletir as bases teóricas da educação a partir da perspectiva do Humanismo. O olhar humanista frente à Educação parte de um ponto de vista do Humanismo Clássico, Renascentista e do Humanismo ontológico de Antonio Meneghetti, fortemente presente na filosofia pedagógica da IES. A concepção presente de Educação não se limita às abordagens teóricas da Pedagogia, mas a Linha de Pesquisa reflete toda problemática da formação do homem, também adentrando ao ponto de vista da gestão, da tecnologia e das ciências jurídicas.

Atos do IV Congresso Internacional

Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

Nos dias 2 e 3 de julho de 2021 a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional realizou, com apoio da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), o IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, com a temática “Formação & Tecnologia Humana – A Educação do Futuro já começou”, no Auditório principal da AMF, com uma programação riquíssima de muito conteúdo atualizado, contemporâneo, internacional e diversas novas ideias e práticas de inovação no cenário amplo da Educação no século XXI.

O Congresso visa demonstrar como, na prática, a Ontopsicologia pode ser usada para a formação de crianças, jovens e adultos. Reúne a comunidade da região e visitantes do Recanto Maestro para assistirem as conferências de professores e pesquisadores sobre a Ciência Ontopsicológica e a Pedagogia direcionada ao desenvolvimento do protagonismo responsável, além de abrir espaço para a demonstração prática de educadores de diversos setores.

Bianualmente reúne alunos, educadores, professores e pesquisadores em um evento voltado ao compartilhamento de soluções sadias para a educação, focadas no desenvolvimento integral do aluno. Para isso, em dois dias de evento, organiza espaços de troca de experiências e sucesso que são, sempre, entremeados também por atrações culturais e artísticas.

O evento é um importante propagador do resultados positivos de educadores e professores que colocam, em seus ambientes de ensino e aprendizado, o protagonismo e responsabilização de seus alunos. Além disso, traz, para a comunidade, a oportunidade de conhecer outras culturas, por meio dos palestrantes de outros locais do Brasil e do mundo, falando sobre suas realidades educativas. A edição de 2020 foi reagendada devido à pandemia de Covid-19 e o IV Congresso Internacional ocorreu nos dias 2 e 3 de julho de 2021, com a temática “Formação & Tecnologia Humana: A Educação do Futuro já começou”, seguindo todos os protocolos de saúde estabelecidos.

No IV Congresso, em 2021, tivemos os seguintes números:

  • 200 participantes presencialmente no Auditório da AMF nos dois dias do Congresso;
  • 4.236 participantes em formato online/remoto síncrono nos dois dias do Congresso;
  • Participantes de 13 países diferentes: Brasil, Uruguai, Itália, Rússia, Ucrânia, Letônia, Estados Unidos, Peru, Suíça, Inglaterra, Singapura, Espanha, França;
  • Diálogo com grandes profissionais da área de tecnologia e formação humana: tais como Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Sr Marcos Pontes; o educador Prof. Dr. Gustavo Hoffmann; Prof. Dr. Celso Niskier (ABMES); as filhas do ilustrador e empresário Maurício de Souza – Mônica e Magali, além de diversos professores internacionais;
  • Incentivo à produção científica: apresentação de trabalhos científicos de 82 pesquisadores brasileiros e internacionais, compreendendo Peru, Rússia, Ucrânia e Uruguai, além do Brasil.
Para acessar os Atos do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura e ler todos os trabalhos científicos publicados na íntegra, acesse: https://fundacaoam.org.br/artigoscongressopedagogia