Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Ontopsicologia

A Ontopsicologia é a mais recente entre as ciências humanistas contemporâneas e tem por objeto de estudo a análise da atividade psíquica inerente ao humano. Através do seu método é possível a repetibilidade e a reprodutividade dos resultados. A Ontopsicologia permite, na sua aplicação, tornar exato o pesquisador, o operador, o líder em qualquer campo que este opere.

A Área de Concentração da Pesquisa Institucional da AMF congrega os fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da Ontopsicologia, tendo em vista que a mesma é uma ciência epistêmica – geral a qualquer procedimento científico ou intelectivo – e interdisciplinar, pois o seu destinatário é o operador do contexto global: o homem. Abrange também a atuação do conhecimento ontopsicológico, ou seja, suas aplicações práticas nas áreas de intervenção humanista-profissionais, tais como a Psicopatologia e Psicossomática, Pedagogia, Psicologia do Líder, Filosofia, Ontoarte, Estética, Ética, Direito, e Metafísica existencial.

A Ciência Ontopsicológica, ao ser aplicada na prática, viabiliza a experiência humana em sua totalidade. No contexto acadêmico-educacional possibilita a passagem multidisciplinar do aluno, de modo a orientar a construção de caminhos metodológicos para a ação otimal profissional. Tanto os cursos de graduação quanto os de pós-graduação da Faculdade Antonio Meneghetti aplicam a metodologia ontopsicológica, visando formar a inteligência global do aluno permitindo que o mesmo seja capaz de produzir e visualizar a realidade em diferentes ambientes e setores, de acordo com cada especificidade de localização. O escopo principal desta formação é favorecer o desenvolvimento humano ao progressivo crescimento econômico e social, e preparar homens aptos a resolver os constantes anseios da sociedade em contínua evolução. Portanto, neste ponto encontramos, de modo científico, a relação entre conhecimento, método e cultura a serviço da humanidade.

Linhas de Pesquisa

  • Formação de Líderes, Empreendedorismo e Sustentabilidade
  • Gestão de Negócios, Cultura Humanista e Intuição
  • Informação, Tecnologia, Inovação e Memética
  • Direito
  • Psicossomática Física e Organizacional

Formação de Líderes, Empreendedorismo e Sustentabilidade

Investiga, a partir da perspectiva da psicologia do líder, a personalidade empresarial e a formação continuada (Life long learning) de jovens, tendo como foco o estudo da qualificação e aprimoramento de lideranças em diversos campos de atuação, com contribuições para o empreendedorismo brasileiro, o desenvolvimento e a gestão sustentável, bem como projetos voltados à contribuição com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas.

Gestão de Negócios, Cultura Humanista e Intuição

Congrega estudos de fundamentação teórica e aplicações práticas da Administração e demais áreas de conhecimento das Ciências Sociais aplicadas, bem como Gestão de Negócios e Intuição (Business Intuition), personalidade empresarial, sucessão empresarial, planejamento estratégico e demais ferramentas de gestão, e ainda temáticas de estudos concernentes ao Empreendedor e a Cultura Humanista.

Informação, Tecnologia, Inovação e Memética

Congrega estudos em diversos campos da área tecnológica, tendo como foco a pesquisa aplicada para construção de soluções otimizadas, incluindo também estudos nas áreas de gestão do conhecimento, e as relações entre informação, tecnologia, inovação e memética. Na área de Sistemas de Informação estuda e investiga os requisitos para formalização de bancos de dados, computação gráfica, engenharia de software, interação humano-computador, otimização e raciocínio automático, gerência e segurança de redes, gestão de segurança da informação, governança em Tecnologia da Informação (TI), teoria da computação e suas aplicações nos diversos setores empresariais.

Direito

Política, Direito, Ontologia e Sociedade

Estuda as relações entre política, direito, ontologia e sociedade. Investiga como o Direito, ao estar em consonância com o critério ético humano, pode conduzir a sociedade em direção ao seu desenvolvimento. Dessa forma, verifica como o critério ontológico é primordial para a recuperação da exatidão de consciência dos sujeitos e da sociedade como um todo. Esta concepção de Direito também tem por fundamento o método democrático, no sentido da maioria que conhece o critério ontológico e conhece também o problema histórico urgente, encontrando-se em posição de dar a resposta adequada ao momento sócio-histórico.


Direito Empresarial Societário

Investiga, a partir da perspectiva do Direito Empresarial Societário, a constituição das sociedades empresárias, as suas atividades societárias e transformações, tendo como foco de estudo o funcionamento jurídico dessas instituições em relação ao desenvolvimento econômico, político e social do Brasil e da comunidade internacional, compreendendo ainda o funcionamento das normas jurídicas pertinentes ao ambiente de negócios e aos empresários, que são os responsáveis pelo fomento desse desenvolvimento econômico.

Psicossomática Física e Organizacional

Estuda o conceito de unidade hilemórfica e sua relação com a saúde da unidade de ação homem, identificando as alterações orgânicas funcionais ou estruturais que possuem causalidade exclusivamente psíquicas, seja em âmbito do corpo físico do homem, seja em âmbito de seu corpo operacional, isto é, no que concerne à realidade da empresa/organização.