Antonio Meneghetti Faculdade

Projeto Oikos Reciclar e Preservar

A etimologia da palavra Oikos, que remete a casa, explica a missão do Oikos Educação. Cuidar do seu ambiente, de sua sociedade, de seu corpo. O projeto faz parcerias com escolas para trabalhar a noção de integração do homem e a natureza, remetendo cada criança e jovem ao seu projeto natural e integrante do universo.

Realiza aulas de educação ambiental em um sentido de valorizar o corpo e a interação com o ambiente, também cultiva hortas, realiza a revitalização de jardins e trabalha coleta seletiva. As atividades, que vão desde conscientização ambiental até práticas ambientais, são planejadas e aplicadas com orientação de professores e monitores e supervisionadas pela da Fundação Antonio Meneghetti.

A produção de hortaliças e jardins ensina além da técnica, o contato com a terra, essencial para o desenvolvimento humano. Além disso, os ambientes devem ser cultivados pelos próprios alunos, com ou sem a presença dos professores, fazendo com que tenham a responsabilidade por sua produção e, também, os benefícios de seus frutos. Em 2022 o projeto foi realizado em parceria com as escolas e projetos contemplados pelo edital da Fundação Antonio Meneghetti “Sociedade em ação”.

Conheça mais sobre a Fundação Antonio Meneghetti acessando: https://www.fundacaoantoniomeneghetti.org/