Apresentação final dos projetos envolvendo os ODS na disciplina World Leaders: habilidades e competências profissionais para uma nova geração internacional

• 22/07/2022

No dia 22 de julho de 2022 os alunos da Disciplina “World Leaders: habilidades e competências profissionais para uma nova geração internacional” apresentaram para a banca avaliativa seus projetos desenvolvidos em grupo durante as aulas. A Professora Márcia Marchezan conta como foi ao receber o convite para ser uma das avaliadoras:

No dia 18 de julho de 2022 fui presenteada com a oportunidade de participar da comissão avaliadora, melhor dizendo, “apreciadora”, juntamente com as Senhoras Any Rothmann, gestora do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, e Patrícia Wazlawick, gestora administrativo-financeira da AMF e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, dos Projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Tecnologias Sociais, inspirados nos projetos da Fundação Antonio Meneghetti, e adaptados para possível implantação em outros países. A formalização dessas propostas foi elaborada e desenvolvida pelos 70 alunos, representantes dos cursos de graduação da AMF, na disciplina “World Leaders: habilidades e competências profissionais para uma nova geração internacional” ofertada pela FAM e AMF e em parceria com a UNITAR - Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, iniciada em junho de 2022 em Haia, na Holanda, no Palácio da Paz, e finalizada, nesta data, na própria AMF.

A apresentação dos projetos aconteceu no “Espaço Inovação” do AMF 3! Uma sala preparada para que os alunos, futuros líderes, exercitem as habilidades sociais e pessoais necessárias ao exercício da cidadania e da prosperidade futura com outras Instituições nacionais ou internacionais, como é o caso desta disciplina. Não poderia ser em outro local, uma vez que, na AMF, respira-se humanismo, inteligência e inovação!  No decorrer das apresentações, tornou-se clara a força e a dimensão do como e do que esses jovens pretendem fazer no e pelo mundo. As propostas defendidas ao longo da noite evidenciaram a presença dos valores que alicerçam a Formação Superior na AMF, que é a de que “o homem pode ter vida saudável, produtiva, realizada” e a de que os “jovens sejam uma real semente da inteligência humana no mundo contemporâneo, pois aprenderam a fazer, a saber e a ser, participando e colaborando com o mundo a que pertencem".

Fiquei impressionada com a grandeza do comprometimento dos alunos quanto à estruturação, posição ideológica, flexibilidade nas negociações globais e seriedade na escolha das temáticas e das ações de implementação nos projetos apresentados. Ficou nítido que, em cada discurso proferido e em cada argumento colocado, esses jovens demonstraram entender a importância vital de sua função para a diminuição dos impactos sociais, econômicos e ambientais que assolam o mundo, e, sobretudo, a região em que vivem. Sim, eles, nossos jovens globais-alunos AMF, sabem que farão a diferença na construção de um mundo inteligente, que possibilite melhorias na qualidade de vida de todas as pessoas.”