Antonio Meneghetti Faculdade

Projeto Estamos Juntos

Caracterização

O Projeto Estamos Juntos: programa de formação continuada de professores da Fundação Antonio Meneghetti é um projeto destinado à formação e ao desenvolvimento pessoal de professores da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio) da região central do Estado do Rio Grande do Sul.

O projeto é destinado à formação e ao desenvolvimento pessoal dos professores a partir de três pilares orientadores: a Pedagogia Ontopsicológica, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e demais documentos orientadores da UNESCO, bem como os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil.

O Projeto Estamos Juntos acontece também enquanto modalidade de extensão uma vez que é constituído por parceria com professores e alunos dos Cursos de Bacharelado em Ontopsicologia e Licenciatura em Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e professores da Fundação Antonio Meneghetti, entidade de Pesquisa Científica e Humanista Educacional e Cultural.

Conteúdo Formativo

Módulo 1: O primeiro módulo é constituído por temáticas relacionadas ao desenvolvimento pessoal a partir dos pilares: ontológico, reflexivo e humanista. São abordadas as seguintes temáticas: A formação da pessoa e o Humanismo; As relações interpessoais nos diferentes contextos da vida; a juventude desafiadora; imagem e percepção e autocuidado e projeto de vida.

Módulo 2: O segundo módulo visa o estudo e aprofundamento das dez habilidades prescritas pela Base Nacional Comum – formação continuada de professores. Enquanto continuação os temas desenvolvidos no primeiro módulo são associados às exigências normativas da formação a partir da BNC. Desenvolvem-se as temáticas: História pessoal e conhecimento de realidade; a tríade dialética da criatividade; linguagem corporal e as relações; pessoa e sociedade e autonomia psíquica e estilo de vida.

Atuação

O Projeto Estamos Juntos atualmente está presente em 15 municípios da região central do Estado do Rio Grande do Sul: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Ibarama, Lavras do Sul, Nova Palma, Novo Cabrais, Restinga Sêca, Rosário do Sul, Santa Maria, São João do Polêsine, São Sepé, Tupanciretã, Paraíso do Sul e Pinhal Grande. Foram já beneficiados mais de 1.148 professores.

Conheça mais sobre a Fundação Antonio Meneghetti acessando: https://www.fundacaoantoniomeneghetti.org/

Galeria de Fotos