Antonio Meneghetti Faculdade

AMF: Há 10 anos, formando para Ser, Saber e Fazer

AMF: Há 10 anos, formando para Ser, Saber e Fazer

O que move as pessoas na realização de seus objetivos e sonhos? Normalmente, as motivações de cada um são específicas, mas, de maneira geral, podemos sintetizar todas estas em uma coisa: ideal. Buscamos o máximo em cada ação, a dedicação nas tarefas e o melhor desempenho possível a cada dia pelo ideal de atingir o pleno naquilo que nos propomos a fazer. É assim com todos nós!

A AMF, por ser uma escola viva, tem o seu mover-se fundamentado também em um ideal, assim como todas as pessoas que constroem este projeto! Desde a sua fundação, a AMF se permeia no ideal de formação individuada do homem, desenvolvendo cada aluno de acordo com as próprias potencialidades – e esse caráter de personalidade é justamente o nosso grande diferencial. Além disso, também a formação técnica oferecida aqui não se encontra em outras instituições de ensino pois falta o tipo de professor, a mentalidade, o tipo de serviço e de psicologia que faz desenvolvimento integral, em uma proposta que preza prioritariamente pela pessoa.

E o local escolhido para que esse ideal se transformasse em algo concreto, começando a transformar também a vida das pessoas, foi a Quarta Colônia. A AMF nasce nesse contexto ambiental por escolha do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, que percebeu neste lugar força e a inteligência, elementos também presentes no seu povo. Aqui, a AMF trabalha constantemente para formar os novos capazes de atuação transformadora no Brasil e no mundo!

A AMF completou, nesse ano, 10 anos, na Sede da Unesco, em Paris. Essa é uma marca que muito nos orgulha: é uma evidencia de que temos resultado e, ao mesmo tempo, é ainda mais responsabilizante, pois devemos continuar trabalhando para expandir e evoluir cada vez mais essa realidade. Produzindo ciência, filosofia e cultura, a AMF é o ressurgir do humanismo para o Brasil e para o mundo!

  • quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Uma formação completa: conheça nossos cursos!

Uma formação completa: conheça nossos cursos!

Em um mundo cada vez mais globalizado, os jovens devem buscar uma formação completa, no sentido de abranger conhecimentos diversos e alcançar um desenvolvimento em múltiplas competências e habilidades. Por essa razão, uma proposta de formação integral representa um fator de distinção na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Esse mercado de trabalho é amplo e oferece um sem-fim de possibilidades para um jovem recém-formado. Como, então, definir o ramo e o ofício de atuação profissional? Vamos ver algumas das possibilidades de profissão para os formandos nos cinco cursos de graduação da AMF!

 

Bacharelado em Ontopsicologia
Sendo uma ciência interdisciplinar, a Ontopsicologia pode ser aplicada em qualquer campo no qual o homem atue, sendo uma importante ferramenta para diferenciar o profissional. Ao se formar, o egresso poderá atuar como consultor individual, de grupo ou empresarial, sendo capaz de individuar as causas e, a partir disto, variar os efeitos de acordo com o que é funcional para o cliente. A carreira acadêmica também é uma grande estrada para o bacharel em Ontopsicologia: ele pode atuar como professor ou como pesquisador, desenvolvendo e difundindo esse novo conhecimento. Além disso, o aluno pode fazer, em paralelo ou após a conclusão do curso, uma segunda graduação, pois, como a Ontopsicologia é interdisciplinar e tem diversas áreas de aplicação, pode-se também utilizar esse conhecimento como um grande elemento de distinção para entrar como protagonista no mercado de trabalho.

Bacharelado em Administração
Este de Administração é o curso para aquelas pessoas que gostam de resolver problemas, que gostam de tomar a frente nas situações e procurar a solução! Quem se forma em Administração torna-se capacitado a conectar conhecimentos e ferramentas técnicas, pessoas de apoio e meios para atingir um determinado objetivo, normalmente na área de gestão. O egresso pode abrir o seu próprio negócio; atuar como executivo em uma empresa ou ser gestor de projetos. Também são áreas específicas o setor de marketing e vendas ou de Recursos Humanos (RH) de um negócio e a consultoria empresarial. Em uma visão mais geral, assim como ocorre no curso de Ontopsicologia, os conhecimentos adquiridos na Administração podem ser facilmente aplicados em diversas outras áreas de atuação, pois as competências relacionadas à gestão, finanças, planejamento estratégico e recursos humanos, por exemplo, são de grande utilidade em áreas como a agricultura, administração pública e gestão de consultórios privados.

Bacharelado em Sistemas de Informação
Sistemas de Informação: o curso de Sistemas de Informação está diretamente relacionado com a tecnologia que, enquanto área de atuação, está sempre em crescimento! É uma área que sempre demanda profissionais e, por isso, o curso constitui uma grande oportunidade para os jovens que se interessa pelo desenvolvimento tecnológico. Os egressos que gostam da parte puramente mais técnica podem atuar como desenvolvedor de software, programador e desenvolvedor de jogos eletrônicos, por exemplo, mas também existem carreiras como gestor de projetos, designer ou mesmo consultor na área da Tecnologia da Informação (TI).

Bacharelado em Direito
O estudo do Direito está, de uma forma ou de outra, relacionado com as outras áreas de atuação, afinal, a legislação é uma das formas que regulam a nossa sociedade. O curso de Direito também é um dos cursos entendidos como tradicionais (juntamente com a Medicina e a Engenharia) e, profissionalmente, é comum dizer que é um curso que “abre um grande leque para o estudante”. Isso é de fato verdade, mas cabe ao aluno se experimentar durante o curso para validar qual dessas muitas opções é aquela que mais se relaciona com as suas potencialidades! O egresso pode atuar na área privada, como advogado, consultor jurídico e professor ou pode, por meio dos concursos públicos, fazer carreira na Magistratura, como Juiz; pode ser Procurador, atuando como membro do Ministério Público; pode combinar o saber legal com a diplomacia e os conhecimentos jurídicos para se tornar diplomata; ou mesmo, caso tenha inclinação para a área criminal, vir a ser delegado.

Licenciatura em Pedagogia
A Pedagogia, diferente do que a maioria das outras pessoas pensam, tem uma aplicação muito mais ampla do que simplesmente na educação básica: é a ciência que fornece as premissas para a formação de pessoas, em senso geral! A pessoa que escolhe esse curso pode atuar em diversas áreas que lidem diretamente com o ser humano e com o seu desenvolvimento, pois o curso de Pedagogia capacita o indivíduo a formar as outras pessoas a partir do melhor de cada um. Por tudo isto, a Pedagogia, além do ofício de professor, permite ao egresso atuar em empresas, ser um assessor na área da educação ou mesmo trabalhar no setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa.

  • segunda-feira, 20 de novembro de 2017
AMF, a Faculdade da Quarta Colônia

AMF, a Faculdade da Quarta Colônia

Durante a nossa vida, fazemos escolhas em todos os momentos, das menores, como o que vamos comer no almoço, até as grandes decisões que tomamos. Uma das grandes escolhas que fazemos é a da profissão e do curso superior, e sabemos que, nesse momento, os objetivos dos jovens e dos pais são semelhantes: optar por um bom centro de formação e por um trabalho que faça do jovem uma pessoa realizada, feliz, digna, com um grande futuro.

A AMF, por isso, sabe que uma formação de valor começa em casa, no seio da família, com as lições de vida passadas pelos pais, e pode continuar aqui, na Faculdade da Quarta Colônia, um local que, de modo feliz, sério e com respeito, busca contribuir com a inteligência dos jovens e com o desenvolvimento da região, formando os profissionais que a sociedade necessita e cultivando valores essenciais no crescimento deles.

Sabe qual é o grande diferencial da nossa faculdade? O nosso objetivo e compromisso é o de formar um ótimo técnico, com capacidade de atuação distinta no mercado de trabalho e mentalidade vencedora, mas não apenas isso: aqui, nos pautamos fortemente no desenvolvimento da pessoa! Qualquer contexto profissional demanda pessoas, e são elas que organizam os meios e a tecnologia para que os grandes projetos, que trazem melhorias reais para a sociedade, sejam colocados em prática, pois uma sociedade é sempre formada por indivíduos, então a formação pessoal de cada um é muito importante para que o resultado desejado seja alcançado.

A AMF completa, neste ano, 10 anos de existência! São 10 anos dedicados à formação e ao futuro de milhares de pessoas, pois temos consciência de que nosso aluno tem capacidade de, desde o curso, através da aplicação dos conhecimentos e da atuação profissional, fazer a diferença no seu contexto e, dessa forma, promover o desenvolvimento de todos. Os alunos formados são os exemplos vivos dessa formação, e hoje atuam em diversas cidades do Rio Grande do Sul, mas também em diversos lugares do Brasil, como Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

E, claro, um dos pontos fundamentais e um dos pontos que mais nos orgulha são os jovens e adultos que atuam e fazem a diferença na nossa região! Em cada uma das cidades da Quarta Colônia, já temos jovens atuando no desenvolvimento desse lugar, melhorando a nossa terra! Este é um ponto de orgulho para nós, pois a AMF foi construída aqui, especialmente aqui, porque o Acad. Prof. Antonio Meneghetti viu neste lugar um ponto de humanidade única, um local de força, de trabalho e de inteligência, de pessoas fortes, com potencial, energia, vontade para desenvolver não só a região, mas todo o nosso Brasil!

E essa percepção do patrono da AMF é evidenciada hoje nos nossos alunos: são pessoas de fibra, com brilho nos olhos, que buscam o melhor, que querem trabalhar e se desenvolver, construindo, assim, uma vida melhor para si mesmos, para as suas famílias e para as futuras gerações. Isso nos dá muito orgulho e satisfação e é o maior motivo para que também nós trabalhemos com alegria e vontade, buscando sempre atender às expectativas dos alunos e oferecer de fato o que existe de melhor em qualidade de ensino, formação humanista e desenvolvimento pessoal. Dentro dessa proposta, a AMF trabalha com 6 pilares, para que essa formação possa ser verdadeiramente completa:

O Estudo, para ampliar os conhecimentos e a inteligência, todos os dias, e desenvolver uma atitude de querer sempre saber mais; o Trabalho, bastante incentivado, para que o aluno possa aplicar aquilo que aprende em sala de aula na sua própria atividade profissional, colhendo, de imediato, os frutos do estudo como qualificação profissional e ganho de autonomia; a Ciência, que nos permite desenvolver melhor o próprio percurso acadêmico e profissional, colocando em prática o melhor de cada um de nós; a Disciplina, pois é essencial um estilo de vida que seja de acordo com os nossos objetivos! Além do estudo e do trabalho, é fundamental a atividade esportiva, o convívio social sadio, a disciplina, a organização, o contato com natureza e arte e cuidado com o nosso próprio ambiente; a Internacionalidade, para aprender novos idiomas, realizar uma viagem, conhecer outros países e novas pessoas, ver novos modos de fazer, de se relacionar e trazer essas novidades para a nossa região! A AMF oferece cursos de idiomas e parcerias com instituições da Itália, Rússia e Inglaterra, para que o aluno tenha todo o suporte na hora de fazer seu intercâmbio; e a Liderança, um compromisso da AMF e uma missão fundamental no desenvolvimento da nossa região e do Brasil!

  • sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Sua história em Paris

Sua história em Paris

Tenho uma história para compartilhar com você...

Assim como muitas pessoas, sempre tive muita vontade de viajar, mas, também como muitas pessoas, meus pais não tinham condição financeira para que eu pudesse realizar todas as viagens com as quais eu sonhava. Bem, muitas vezes não podemos fazer tudo aquilo que queremos, mas isto não nos impede de sonhar e continuar planejando pois, quando o dia de colocar em prática chegar, já estaremos prontos, certo?

Eu, então, mantive acesa em mim a chama de conhecer o mundo, e em particular a Europa! São muitos países reunidos, a grande maioria muito menor do que o meu Brasil, de proporções continentais, e ainda assim tão ricos de cultura, história, idioma e possibilidades. A vida seguiu, cresci, terminei a escola e comecei a fazer faculdade. Um dia, então, por conta de várias circunstâncias do local no qual eu estava cursando a minha graduação, vi que era possível sim realizar meu sonho de criança! Mais do que rapidamente, comecei a economizar o dinheiro que ganho no meu trabalho, programar roteiros, pesquisar sobre os pontos turísticos e até estudar um pouco do idioma, para tentar me comunicar com as pessoas. Meu destino (o primeiro de muitos)? Paris! A grande capital da França, palco de monumentais eventos históricos, da Revolução Francesa, do Império de Napoleão, da culinária, dos vinhos.... Eram muitas coisas!

Mal conseguia conter a ansiedade nos dias que antecediam a viagem, até que o bendito dia, enfim, chegou. Fiz meu check-in no aeroporto e ainda não tinha me acalmado: ainda tinha que voar durante quase 11h para chegar ao meu tão esperado destino! Mas são ossos do ofício. Aproveitei as longas horas do voo para ler, assistir um filme e descansar, até porque queria estar 100% para aproveitar cada segundo de Paris!

Depois da longa viagem, que as vezes parecia infinita, finalmente cheguei! E foi uma festa desde o momento que pisei lá: já o aeroporto era lindo! Fui correndo pegar minha mala, pois queria, o mais rápido possível, deixá-la no hotel e ir bater perna na cidade. No caminho do aeroporto para o hotel, eu mal podia acreditar em todas as paisagens que meus olhos enxergavam durante aquele pequeno trajeto: que arquitetura linda, muito diferente daquelas das cidades do Brasil! E as roupas! A grande Torre Eiffel, que eu tanto imaginei e vi na internet! O Rio Sena, ainda mais imenso do que parecia nas fotos! Era muita coisa ao mesmo tempo, e eu já estava ficando tonto, mas respirei fundo e mantive a calma, mesmo diante de tanta beleza e diversidade. Cheguei no hotel, dada a hora, resolvi dormir um pouco mais cedo do que o usual para acordar tinindo no dia seguinte.

É chegado então, oficialmente, meu primeiro dia na cidade. Resolvi, então, caminhar pelas ruas parisienses. Peguei o mapa no hotel e tracei uma rota para fazer a pé, percorrendo as margens do rio Sena, do meu hotel até a Torre Eiffel. Ah, mas claro, antes de tudo, fui comer! Um belo croissant e um café, naquele momento, eram suficientes para encher o tanque. Quem sabe na torre eu não comia alguma outra coisinha. Comecei a minha caminhada, e estava ainda mais boquiaberto do que quando passei pela cidade de carro. As pontes sobre o Sena eram lindas, algo que eu nunca tinha visto antes! Segui, e as paisagens e construção ficavam melhores: agora eu estava passando pela Sainte-Chapelle e pela Catedral de Notre Dame! Eu assisti ao “Corcunda de Notre Dame” quando era criança, mas não tinha a dimensão do quanto aquilo era bonito! Seguirei o coração, porque a programação não era aquela. Calma, terei tempo para ver tudo! Continuei o meu percurso, e a vontade de visitar cada canto que eu via continuava: passei pelos Jardins de Luxemburgo, lindos! O Louvre, o Rodin e o D’orsay, os três museus que estavam na minha lista para visitar. Finalmente, cheguei ao meu destino, a Torre Eiffel e a Champ de Mars. Palavras não eram suficientes para descrever o que eu sentia naquele momento. É sério, não me vinha na mente nada, apenas uma sensação muito agradável e prazerosa, que percorria todo o meu corpo. Estava em êxtase naquele momento! Resolvi ficar ali o resto do dia, andando pela Champ de Mars e contemplando aquelas paisagens totalmente novas para mim!

Depois do ótimo dia, voltei ao hotel e tinha apenas uma certeza. Uma não, porque também tinha certeza de que Paris era linda! Mas enfim, concluí que aquela estava sendo a primeira de muitas viagens que eu queria fazer! Naquele momento, eu tinha certeza de que precisamos ver as coisas com os nossos olhos e ver o mundo in loco. Eu já tinha feito muita pesquisa e conversado com várias pessoas que viajam sempre, e garanto: as imagens e os relatos não chegavam nem perto do que era estar ali de fato. Como eu disse, é impossível descrever a sensação. Eu conseguia, ao andar por aquelas ruas, sentir e ver o quanto aquilo era rico de história e de cultura, e também via outros modos de vida, o que as pessoas faziam. Nada que eu vivi antes competia com aquilo.

No dia seguinte, acordei mais disposto. Como não relaxar depois do dia anterior? A programação do dia era cultural: visitar dois dos três museus da minha lista: o Louvre e o D’orsay... Quando era pequeno, essa era uma parte que não me animava muito, os museus, mas a partir das pesquisas, vi que as obras de arte são fantásticas e que carregam muito do pintor, além de serem grandes patrimônios artísticos da humanidade. Valia a pena dar uma chance, certo? No Louvre, me deparei com a Mona Lisa, com a Vênus de Milo, as Bodas de Canaã (que quadro enorme!). Ah, são tantos quadros e esculturas! No D’orsay, pude ver obras de Renoir, Monet, Van Gogh e Gauguin. Aquele foi um dos momentos mais sublimes que vivi. No Brasil, eu nunca tinha tido essa dimensão sobre a arte e a cultura, então eu não tinha a menor ideia do que era aquilo, de ter contato com aquelas obras... Era realmente indescritível, e tenho certeza que cada pessoa vive isso de uma forma, porque cada obra mexe com a gente de uma maneira muito particular.

Bem... não vou ficar me alongando muito mais na descrição dos meus outros dias na capital da França. Quero apenas dizer que, nessa viagem, descobri que o mundo é realmente encantador, e explorar cada canto que existe se tornou prioridade na minha lista. Isto estava, mais do que nunca, vivo dentro de mim! É muito gratificante essa troca que ocorre, pois, ao mesmo tempo que levamos tantas experiências boas de lá, também deixamos um pouquinho de nós naquele lugar, também, de alguma forma, contribuímos para as outras visitas, outros viajantes, tão curiosos quanto nós! Isso é muito bonito, pois nos reinventamos, vemos outra realidade, enfim, mudamos, como é regra na vida, mas, nesse caso, tenho certeza que mudamos para melhor, enquanto pessoa e enquanto cidadão! Cidadão, agora, do mundo!

E você, que história você quer viver? A AMF lhe convida para ser AMF e embarcar conosco nesta viagem de formação integral!

  • sexta-feira, 17 de novembro de 2017
O estudo é mesmo importante em sua vida?

O estudo é mesmo importante em sua vida?

Qual é a importância prática do estudo? Todos os processos e as atividades que realizamos são frutos da combinação de conhecimentos teóricos e aplicações práticas, e entendemos essa teoria justamente por meio do estudo!

O estudo proporciona a compreensão de como as coisas ao nosso redor funcionam, desde as interações entre o homem e a natureza até os meios pelos quais podemos construir ou ampliar um negócio. Também nos permite ampliar as nossas próprias perspectivas e nos mostra possibilidades de futuro que antes nem sequer imaginávamos!

De forma prática, o estudo pode, inclusive, qualificar a atividade que já desenvolvemos hoje, pois, a partir dele, nós entendemos a lógica das coisas e enxergamos o modo pelo qual se pode aumentar os resultados que estão sendo obtidos. Se eu trabalho na lavoura, por exemplo, e começo a fazer um curso superior, posso, otimizar os processos a partir de uma organização mais técnica e estratégica ou optar por mecanizar a produção da maneira que vai me garantir o máximo de aproveitamento.

E, por todas essas razões, o estudo não é e não precisa ser monótono: o conhecimento se constrói em um conjunto de teoria e ação prática, pois a teoria fundamenta a prática, mas é a prática que desenvolve a teoria! O conhecimento, então, é vivo, e, uma boa proposta de formação se pauta em uma metodologia que é também viva, pois só se aprende de fato na ação!

A AMF, alinhada com esse ideal de educação, oferece uma proposta de formação que complementa o estudo com atividades práticas e também com o incentivo ao trabalho, para que o aluno possa aplicar aquilo que aprende em sala de aula na sua própria atividade profissional, colhendo, de imediato, os frutos do estudo como qualificação profissional.

O Vestibular AMF 2018 oferece a vagas para os cursos de Ontopsicologia, Administração, Sistemas de Informação, Direito e Pedagogia. As provas são agendadas e o Vestibular vai até 03 de dezembro.

Faça da AMF parte do seu novo mundo! Clique e Inscreva-se

  • quarta-feira, 15 de novembro de 2017