Antonio Meneghetti Faculdade

Mentoria Educacional Universitária: conheça o projeto de suporte aos alunos da AMF

  • 18/03/2024
  • comentário(s)

A Mentoria Educacional Universitária, projeto inovador da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), é conduzida pela profissional Patrícia da Silva Dias, especialista em Orientação Educacional com vasta experiência na área da Educação.

Com 24 anos de magistério, ela se sente feliz por estar na primeira instituição que dedica um espaço exclusivo para escuta e conversa com os alunos, buscando humanizar o convívio dentro da Faculdade.

Nesta entrevista, Patrícia falou sobre a Mentoria Educacional Universitária, o perfil dos jovens de hoje e como a AMF está auxiliando na passagem para a vida adulta. Confira os principais trechos:

 

Desafios dos jovens

Para a especialista em Orientação Educacional, os jovens que têm procurado a Mentoria, em geral, apresentam algumas características como a fragilidade e o medo do futuro, além de um sentimento de culpa, insegurança e saudade por estarem longe de casa.

Por essa razão, Patrícia Dias destaca o quanto a acolhida e a escuta proporcionadas pela Mentoria são importantes. “Quando eles chegam até nós, eles têm a sensação de que a instituição os enxerga, desenvolvendo uma certa familiaridade.” Isso, afirma, é muito importante porque já com o diálogo que se inicia muitas angústias, incertezas e até a saudade de casa são amenizadas, apresentando-se novas perspectivas de vida.

 

Diferença geracional

Ao comparar os jovens de hoje com a própria geração, semelhante à de muitos pais de alunos, Patrícia Dias afirma o quanto se impõe a diferença geracional e o quanto é necessário saber lidar com ela.

Ao relacionar os próprios anos de faculdade com os dos jovens estudantes da AMF, ela relata que os pais sempre a questionavam sobre quem ela gostaria de se tornar e a incentivavam para que continuasse caminhando em busca de seus sonhos.

Hoje, Patrícia nota que há um apego muito maior da família com os filhos, o que se por um lado demonstra o cuidado e o afeto, por outro por vezes dificulta o processo de maturidade. “Por isso, o papel da família, com apoio e confiança, é fundamental para que o jovem siga trilhando o seu caminho.”

 

Importância da conversa

Um aspecto também destacado é que os alunos sentem uma grande necessidade de conversar. “Eles têm muita vontade de expor os sentimentos, eu só escuto aqui e para eles é como mágica, saem bem mais leves.”

 

Mais de 10 atendimentos por semana

Com apenas três semanas de atendimentos, mais de 38 alunos procuraram o serviço e puderam relatar sobre a experiência de sair de casa, conversar sobre as dificuldades que encontram e, principalmente, conhecer novas perspectivas para continuarem buscando por aquilo que almejam.

 

Como contatar a Mentoria

Para quem ainda não sabe, a Mentoria Educacional Universitária da AMF pode ser contatada diretamente pelo aluno através de QR Codes que estão nos murais da Faculdade ou pelo contato (55) 99614-5507.

Compartilhe:
Comentários