Pré-Symposium – A herança grega para o mundo jurídico ocidental

• 27/06/2023

O curso de Direito da AMF organizou na noite de ontem (27/06) o evento Pré-Symposium – A herança grega para o mundo jurídico ocidental.

O evento contou com a participação do Professor Francesco Santini que trouxe as percepções que a Grécia deixou para o mundo ocidental. A ordem, normas, leis, valores e ideais vieram da civilização Grega e estão presentes até hoje. Os modelos de partilha e divisão de terras e as regras que antes eram impostas e hoje são estudas e aceitas.

O Coronel Antônio Augusto Schenini apresentou o legando da Grécia na história militar, os principais conflitos e as características do militarismo que são utilizados até hoje pelo exercício, marinha e aeronáutica. Entre as características estão: a formação falange, o uso da cavalaria, artilharia, pensamento estratégico, estratégia militar, cultura do heroísmo, hierarquia e disciplina. Foi na Grécia que começou o conceito de formar jovens para o combate e o surgimento dos treinamentos e hoje temos as escolas de formação como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Escola de Sargentos das Armas (ESA).

A professora Clarissa Pereira trouxe os conceitos de Arquiteta que são utilizados hoje e tiverem surgimento na Grécia, além de apresentar os modelos de construções da época e que estão em pé até hoje. O urbanismo conformado pela natureza era sua principal característica, além da arquitetura imponente e que depois foi utilizado pelos romanos. Os principais estilos da arquitetura grega são as ordens Dórica, Jônica e Coríntia. A arquitetura grega tem como princípios a racionalidade, a ordem, a beleza e a geometria. O seu traço mais marcante é o uso de colunas, que podem ser divididas em três diferentes ordens características: dórica, jônica e coríntia. Por considerarem teatros sagrados alguns fatores eram levados em consideração para a escolha do lugar como, locais perfeitos ao ar livre, com acústica natural excelente, considerando o silêncio e a direção favorável dos ventos.

O professor Bruno Fleck apresentou os conceitos de kairós, Poíesis e Phronesis. A phronesis é definida como sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. Poíesis assinala no grego a ação de fazer diversificada, mas, sobretudo a questão da essência do agir e hoje consideramos criação. kairós simbolizava a ideia de tempo momentâneo, uma oportunidade ou um período específico para a realização de determinada atividade. Não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento no presente ideal para algo. Além de nos fazer refletir sobre a incapacidade de resolver conflitos das sociedades.