• 21/06/2023

Na Disciplina de Desenvolvimento Neuropsicomotor do Curso de Licenciatura em Pedagogia, ministrado pela Profa Dra Rejane Cavalheiro, as aulas são teórico-práticas no intuito de que as acadêmicas construam conhecimentos relacionando-os às inúmeras situações que encontrarão em sala de aula com as crianças em idades entre zero e 6 anos de idade. O aproveitamento do processo dialógico que se estabelece no trabalho em grupos proposto em sala de aula é um potente incentivador da compreensão sobre os escritos teóricos mediados pela experiência já vivida de cada um e problematizadas pela Profa.

Capítulos do livro “O Processo de Aprendizagem e seus transtornos” de Félix Díaz(2011) integram os estudos de um seminário de três semanas que incluiu estudos em outras fontes de pesquisa, além de uma vivência com jogos e situações lúdicas desenvolvedoras dos aspectos neuropsicomotores.

O objetivo do estudo que convida o acadêmico a protagonizar o próprio processo de aprendizagem envolve o ponto central da disciplina que é levar o estudante a “conhecer a base psicobiológica, anatômica e neurofisiológica do corpo humano, seus sistemas e seu desenvolvimento. No mesmo tempo, é convidado a relacionar as dimensões teóricas com situações escolares práticas, percebendo a relação intrínseca entre teoria-prática.”

A Disciplina que inclui a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia reúne excelentes momentos formativos de futuras Pedagogas que farão a diferença no ensino.

Clique aqui e assista um pouco de como foi essa belíssima atividade!