Disciplinas de Ontopsicologia Aplicada I (Psicossomática) e Ontopsicologia Clínica em atividades com a 4ª Turma do Bacharelado em Ontopsicologia

• 14/07/2022

Nas atividades das disciplinas de Ontopsicologia Aplicada I (Psicossomática) e Ontopsicologia Clínica (Psicoterapia e Consultoria), ambas ministradas pela Profª Ms. Josiane Barbieri, no Módulo 6 do Bacharelado em Ontopsicologia, foi um semestre de intenso estudo teórico e prático, em que todos os estudantes apresentaram trabalhos de pesquisa sobre os conteúdos trabalhados pertinentes a cada disciplina, tanto em forma escrita, como de apresentação oral.

Todos participaram e se empenharam em fazer e apresentar resumos, mapas mentais, sínteses dos principais conceitos e também exemplos práticos sobre cada temática abordada e estudada. No final de todas as apresentações e revisão dos conteúdos, trabalhamos no Laboratório de Estudos e Práticas Profissionais em Ontopsicologia, Inovação e Desenvolvimento Humano, do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF. Nestas atividades no Laboratório foram realizadas cinco entrevistas de psicoterapia individual.

Os alunos tiveram a oportunidade de verificar a prática clínica e discutir os instrumentos de análise, as intervenções do psicoterapeuta, conceitos estudados anteriormente e muitos outros pontos importantes. Realizamos, também, uma psicoterapia de grupo entre os próprios alunos, de forma que pudessem compreender melhor os conceitos vistos e trabalhados em sala de aula.

Por fim, tivemos a honra de receber os empresários da Região da Quarta Colônia, Sr. João Kolberg, do município de Agudo e a Sra. Jaqueline Milanesi, do município de São João do Polêsine, para falarem de suas experiências e vivências com o estudo da Ciência Ontopsicológica, com a psicoterapia de autenticação e compartilhando com a turma a sua percepção a respeito do conhecimento da psicossomática aplicado ao âmbito empresarial.

Recebemos o Dr. Jorge Freire, médico e egresso do Curso de Especialização em Ontopsicologia  da AMF, que também trouxe sua visão e experiência na área da psicossomática, especialmente com a aplicação da Ciência Ontopsicológica na área médica e na pesquisa científica. O Prof. Marcelo Girade, de Brasília-DF, também aceitou o convite e contribuiu muito com sua experiência de aplicação da psicoterapia de autenticação em sua vida, mas, sobretudo, na área em que atua: gestão de conflitos, negociação e mediação privada e pública.

A fotografia acima foi feita no nosso último dia de aula, logo após a aplicação da avaliação final. Uma bela turma que cresceu e evoluiu muito nesses poucos meses de estudo  responsável e de muito aprendizado individual e grupal! Na foto aparece também o aluno da Especialização em Ontopsicologia, Luiz Victor Gazzaneo, egresso do Bacharelado em Ontopsicologia, que foi monitor das disciplinas durante o primeiro semestre de 2022.