Doação de livro autoral de aluno AMF

• 08/07/2022

O aluno de Pós Graduação João Henrique Celant, no dia 08 de julho de 2022, doou uma autoria sua intitulada: “A racionalidade jurídica romana republicana e Direito Transnacional”. Sua obra resulta da tese para a obtenção de título de Doutor em Ciência Jurídica, sob a orientação do Prof. Dr. Rafael Padilha dos Santos.

Em sua obra nota a dificuldade, no mundo globalizado em lidar com conflitos jurídicos transnacionais e defende a racionalidade jurídica romana republicana como critério de análise e resolução de conflitos transnacionais, em suas palavras “... tendo em vista que ela não se baseia em normas externas, mas na justiça do caso concreto, na naturalis ratio; é uma racionalidade perene”.

Dessa forma, enfatiza a retomada da racionalidade jurídica romana republicana como outra forma de se estudar e analisar as questões jurídicas.

Finaliza, então com uma dedicatória: "A todos aqueles que buscam a razão natural no interior do discurso jurídico sem a qual o humanismo perene das relações humanas não pode refletir todo o seu esplendor".