Alunos de graduação da AMF realizam disciplina internacional promovida pela UNITAR no Palácio da Paz da ONU em Haia

• 07/06/2022

Nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2022 a disciplina internacional World Leaders se concretizou um dos programas formativos elaborados em conjunto pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) e a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Essa é uma das ideias mais avançadas de formação para a internacionalidade que a instituição oferece. Os conteúdos apresentados nestes programas de formação customizados utilizam corpo docente e materiais habitualmente voltados à formação de diplomatas, oficiais do governo, representantes de organizações não governamentais, autoridades locais e outros formadores de opinião. As disciplinas intensivas são focadas nas temáticas nas quais a UNITAR detém o expertise global combinadas as FOIL Skills. Assim, estudam-se os seguintes temas: fortalecimento do multilateralismo, promoção da sustentabilidade social e econômica, promover a paz e a resiliência e a ação humanitária e reforçar a implementação da agenda 2030. Uma experiência imperdível e única!

Em 2019, o programa formativo em parceria com a UNITAR foi oferecido em Genebra (Suíça), na sede da Organização das Nações Unidas, e teve como foco os temas da comunicação e da liderança para cidadãos globais com atuação em entidades internacionais como as Nações Unidas. Em 2022, o programa teve lugar em Haia (Holanda), no Palácio da Paz, nos dias 7,8 e 9 de junho e teve como tema a Diplomacia 4.0, os Direitos Humanos e a Comunicação Cosmopolita em Ambiente de Debate Multicultural. Ambos os programas presenciais no exterior, são complementados por um programa de aulas realizado a distância por três semanas para que os alunos tenham uma formação completa e aprofundada.

Chegou o dia tão esperado pelos nossos alunos, onde participaram alunos e professores da AMF de um Evento Internacional em parceria com a UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa), dentro do Palácio da Paz em Haia, Holanda. A UNITAR oferece atividades de treinamento e desenvolvimento de capacidade para ajudar principalmente os países em desenvolvimento, com atenção especial aos Países Menos Desenvolvidos (PMA), Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e outros grupos e comunidades mais vulneráveis, incluindo aqueles em situação de conflito. É uma oportunidade única na vida de cada participante. Ocasião especial que a Faculdade Antonio Meneghetti e Fundação Antonio Meneghetti continuamente promovem em prol do profundo desenvolvimento dos alunos. Uma experiência inigualável que nossos alunos da Antonio Meneghetti Faculdade prestigiaram, um evento dentro do Palácio da Paz em Haia, Holanda. O Palácio é um edifício administrativo de direito internacional. Abriga o Tribunal Internacional de Justiça (o principal órgão judicial das Nações Unidas), o Tribunal Permanente de Arbitragem (PCA), a Academia de Direito Internacional de Haia e a Biblioteca do Palácio da Paz!

Foi dessa belíssima oportunidade, visando a formação, desenvolvimento profissional e pessoal, que 70 alunos de graduação tiveram a experiência única de estudar em solo internacional. Contando com a presença de professores AMF como Ricardo Schaefer, Juliane Fiorezi, Mateus Renard, Clarissa Miranda, Wilian Neu e Ranice Pozzer para guiar e instruir os jovens nas aulas e passeios. De estudo a turismo, os alunos tiveram como roteiro lugares como o Parlamento Europeu, a Corte Criminal Internacional, a Biblioteca do Palácio da Paz, o Museu Van Gogh, Bélgica, Delft e Roterdã, visitando em cada cidade os principais lugares reconhecidos pela sua cultura. A visão de mundo dos alunos se tornava mais ampla conforme conheciam cada empresa, museu e pontos turísticos Holandeses.

A viagem Internacional amplia a formação profissional e experiência de vida com a possibilidade de poder se relacionar e conhecer culturas diferentes, que contribuem para o desenvolvimento do potencial natural de cada aluno da AMF durante sua caminhada acadêmica!