• 21/05/2022

Na noite de ontem, quinta-feira (19/05), o Curso de Direito da Faculdade Antonio Meneghetti teve a honra de receber a Dra. Sylvia Steiner, hoje advogada, foi Desembargadora Federal no TRF-3, indicada no quinto constitucional, em vaga destinada a membros do Ministério Público Federal. Com atuação e experiência no Ministério Público Federal, na Magistratura e na Advocacia, além da docência e pesquisa científica, por si só já seria um grande legado. No entanto, Dra. Sylvia Steiner, além de ter sido uma das fundadoras do IBCCrim, foi membro da Delegação Oficial Brasileira na Comissão Preparatória do Tribunal Penal Internacional, entre 2003 e 2016, como magistrada, por indicação da Presidência da República, na Corte Penal Internacional. Dra. Sylvia Steiner foi, até o momento, a única mulher a integrar o corpo de magistrados do Tribunal de Haia. Para além das responsabilidades jurídicas e excelência técnica quanto ao direito internacional, os conhecimentos apresentados oportunizaram uma verdadeira aula sobre o comprometimento com a garantia e proteção de direitos humanos a partir dos princípios internacionais, tão necessários e caros à humanidade. A partir da sua experiência compartilhada, possibilitou-se aos alunos o contato com temáticas contemporâneas e extremamente sensíveis ao contexto internacional atual, o qual requer a visão crítica e humanista de verdadeiras lideranças jurídicas que realizam efetivas transformações na sociedade. Dra. Sylvia foi escutada atentamente por 50 minutos e após respondeu gentilmente à inúmeros questionamentos e curiosidades de estudantes e docentes. Uma noite de muito aprendizado, não só sobre a temática, mas sobretudo sobre a trajetória de uma jurista inspiradora, que muito honrou com sua presença o Curso de Direito da AMF.