Estamos muito felizes com a publicação dos Atos do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

• 26/04/2022

Atos do IV Congresso Internacional
Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

Nos dias 2 e 3 de julho de 2021 a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional realizou, com apoio da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), o IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, com a temática “Formação & Tecnologia Humana – A Educação do Futuro já começou”, no Auditório principal da AMF, com uma programação riquíssima de muito conteúdo atualizado, contemporâneo, internacional e diversas novas ideias e práticas de inovação no cenário amplo da Educação no século XXI.

O Congresso visa demonstrar como, na prática, a Ontopsicologia pode ser usada para a formação de crianças, jovens e adultos. Reúne a comunidade da região e visitantes do Recanto Maestro para assistirem as conferências de professores e pesquisadores sobre a Ciência Ontopsicológica e a Pedagogia direcionada ao desenvolvimento do protagonismo responsável, além de abrir espaço para a demonstração prática de educadores de diversos setores.

Bianualmente reúne alunos, educadores, professores e pesquisadores em um evento voltado ao compartilhamento de soluções sadias para a educação, focadas no desenvolvimento integral do aluno. Para isso, em dois dias de evento, organiza espaços de troca de experiências e sucesso que são, sempre, entremeados também por atrações culturais e artísticas.

O evento é um importante propagador do resultados positivos de educadores e professores que colocam, em seus ambientes de ensino e aprendizado, o protagonismo e responsabilização de seus alunos. Além disso, traz, para a comunidade, a oportunidade de conhecer outras culturas, por meio dos palestrantes de outros locais do Brasil e do mundo, falando sobre suas realidades educativas. A edição de 2020 foi reagendada devido à pandemia de Covid-19 e o IV Congresso Internacional ocorreu nos dias 2 e 3 de julho de 2021, com a temática “Formação & Tecnologia Humana: A Educação do Futuro já começou”, seguindo todos os protocolos de saúde estabelecidos.

No IV Congresso, em 2021, tivemos os seguintes números:

- 200 participantes presencialmente no Auditório da AMF nos dois dias do Congresso;
- 4.236 participantes em formato online/remoto síncrono nos dois dias do Congresso;
- Participantes de 13 países diferentes: Brasil, Uruguai, Itália, Rússia, Ucrânia, Letônia, Estados Unidos, Peru, Suíça, Inglaterra, Singapura, Espanha, França;
- Diálogo com grandes profissionais da área de tecnologia e formação humana: tais como Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Sr Marcos Pontes; o educador Prof. Dr. Gustavo Hoffmann; Prof. Dr. Celso Niskier (ABMES); as filhas do ilustrador e empresário Maurício de Souza – Mônica e Magali, além de diversos professores internacionais;
- Incentivo à produção científica: apresentação de trabalhos científicos de 82 pesquisadores brasileiros e internacionais, compreendendo Peru, Rússia, Ucrânia e Uruguai, além do Brasil.

Para acessar os Atos do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura e ler todos os trabalhos científicos publicados na íntegra, acesse: https://fundacaoam.org.br/artigoscongressopedagogia