Educação de Excelência - MEC avalia com nota máxima o Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF

• 12/04/2019

O curso de Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), localizada em Restinga Sêca (RS), recebeu, no mês de março, a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A avaliação dos cursos de graduação é realizada periodicamente em todos os cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, avaliando aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão, corpo docente e instalações físicas. Segundo o processo de avaliação conduzido para o curso de Bacharelado em Ontopsicologia da AMF pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES-BASIS-MEC) essa graduação recebeu o conceito 5 (grau máximo).

Os critérios estabelecidos pelo MEC determinam que os cursos de graduação com conceito 5, como o Bacharelado em Ontopsicologia da AMF, são cursos de alto nível, devendo ser vistos como referência pelos demais. Para alcançar essa avaliação, a AMF passou por diferentes etapas protocolares desse processo. Primeiramente, a instituição preparou a documentação, respondeu a dois questionários/formulários eletrônicos solicitados pelo SINAES e também foi realizada análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Na sequência, recebeu a visita presencial de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que estiveram no campus Recanto Maestro nos dias 25 e 26 de fevereiro. O relatório de avaliação enviado à instituição pela Comissão de Avaliação destacou o caráter inédito dessa graduação no Brasil: “é observado que o curso, no cotidiano, é conduzido com empenho, dedicação e atenção, englobando desafios como a própria iniciação no Brasil desse trabalho inédito, mas já em pleno desenvolvimento. A Ontopsicologia é uma ciência e profissão que dá os primeiros passos em terras brasileiras, mas já o faz de forma robusta, consistente e competente, firmando-se como proposta bem sucedida”.

Para entender melhor como funcionam as avaliações de curso de graduação no país, cabe saber que todos os pontos observados estão contidos em três dimensões avaliativas: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso. Nessas três dimensões, o relatório de avaliação do Bacharelado em Ontopsicologia traz pareceres que auxiliarão a AMF, a partir de agora, a aprimorar ainda mais os pontos destacados como pilares de seu crescimento. Sobre a organização didático-pedagógica do curso, segundo o relatório, essa graduação de natureza interdisciplinar, possui uma organização didático-pedagógica eficiente, lançando mão de várias ações inovadoras que já se apresentam exitosas. Foi dado destaque para as diferentes possiblidades de atividades profissionais que o egresso poderá exercer, como consultor, executivo, professor, pesquisador e profissional com apropriação dos conhecimentos ontopsicológicos como suporte e desenvolvimento de ações profissionais em praticamente todas as áreas de atuação.

O relatório aponta como ação inovadora a iniciação científica oferecida aos estudantes, o Laboratório de Práticas Profissionais e Estudos em Ontopsicologia e a realização das pequenas teses, em que cada aluno prepara uma tese ao final de cada módulo do curso. No aspecto do corpo docente, o documento relata a capacitação dos professores do curso, sendo profissionais com formação stricto sensu, afeitos à produções científicas e publicações na área de Ontopsicologia e áreas afins.

Os benefícios que a faculdade oferece para a região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul (composta por nove cidades, entre as quais, Restinga Sêca) são abordados ainda pelo relatório. Segundo o documento, o aluno do curso de Bacharel em Ontopsicologia tem contato positivo com iniciativas paralelas a sua formação acadêmica curricular, tais como, projeto de formação de jovens empreendedores desenvolvido pela AMF na região e premiado por sua política de sustentabilidade, os intercâmbios nacionais e internacionais que enriquem a cultura geral dos estudantes, as inovações pedagógicas e o apoio ao discente.

Para saber mais

O Curso de Graduação Bacharelado em Ontopsicologia da AMF foi autorizado pela Portaria nº 563/2014 do Ministério da Educação (MEC), assinada em 30 de setembro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) em 1° de outubro de 2014. A primeira turma de graduação concluinte do curso colará grau no segundo semestre de 2019. Mais informações sobre essa e outras opções de graduação oferecidas pela AMF estão disponíveis no site: www.faculdadeam.edu.br