III Edição do Campeonato Jurídico de Oratória e Retórica

• 09/11/2017

O Diretório Acadêmico de Direito da Antonio Meneghetti Faculdade (DADAM) realizou, na noite do dia 9 de novembro, a terceira edição do Campeonato Jurídico de Oratória e Retórico, com cinco equipes participantes. O evento, que ocorreu no auditório principal da AMF, é parte da Semana Acadêmica do Curso de Direito e teve como vencedora a equipe Data Venia, formada por alunos de semestres diversos.

O campeonato se deu em dois momentos: na primeira fase, as cinco equipes se confrontaram um formato de classificatória; na segunda, as quatro equipes mais bem classificadas formaram duas semifinais e, dessas, em caráter eliminatório, ascenderam dois times para a final. A última disputa ocorreu entre as equipes Data Venia, grupo heterogêneo formado por alunos de vários semestres, e Equipe Ethos, composta majoritariamente por estudantes do 6º semestre, debatendo o tema “Reforma Trabalhista: redução das garantias dos trabalhadores x Ampliação das ofertas de empregos”. O debate, incisivo e firme, resultou na vitória da Data Venia. Completando o pódio, a Ethos ficou em segundo lugar e a terceira posição foi ocupada pela equipe Fumus Boni Iuris.

O Campeonato Jurídico de Oratória e Retórica é uma inovação promovida pelo Curso de Direito da AMF na região. Criado em 2015, o evento busca desenvolver nos alunos competências ligadas à comunicação e testar a capacidade argumentativa e o poder de persuasão dos participantes, além de promover um momento relevante tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional: é uma oportunidade de exposição pessoal e, ao mesmo tempo, de experimentar o tipo de debate que muitas vezes é feito por advogados em um tribunal.

Pensando em preparar alunos para o Campeonato e em oferecer, de maneira geral, um curso voltado para as artes da linguagem, a AMF desenvolve também o Trivium, projeto de extensão que tem participação majoritária de alunos do Direito e de potenciais participantes do campeonato de oratória e retórica. O Trivium busca resgatar a formação clássica oferecida na Grécia, na qual os jovens, antes de decidirem a capacidade técnica na qual gostariam de se especializar, passavam por cursos de aprimoramento das capacidades racionais e de comunicação. Com esse ideal, o Trivium promove, para um grupo de aluno formado a partir de um processo seletivo previamente realizado e em formato modular, aulas de lógica, gramática, oratória e retórica, com exercícios teóricos e momentos de atividades práticas, exposição e confrontos.