Conheça a Casa dos Estudantes da AMF!

• 05/11/2019

Quando um indivíduo toma a decisão de estudar fora, um dos pontos que vem à cabeça é a moradia. Onde morar? Quanto vai custar? Vou encontrar um local que atende as minhas necessidades?
Por isso, dentre os muitos serviços ofertados pelas instituições de ensino superior, as casas do estudante costumam ser uma das mais importantes, principalmente por possibilitar moradia a alunos de outros locais em uma nova etapa de vida.
A Casa dos Estudantes AMF foi pensada primordialmente para oportunizar aos alunos um local confortável e apropriado ao desenvolvimento durante o curso de graduação, sendo uma residência pedagógica que existe para hospedar jovens que buscam começar, por meio do estudo na Antonio Meneghetti Faculdade e do trabalho no Recanto Maestro, as suas vidas.
Desse modo, a Casa oportuniza uma estrutura completa para os alunos de outras cidades que queiram construir sua autonomia, mas possuem algumas dificuldades para iniciar Quando um indivíduo toma a decisão de estudar fora, um dos pontos essa nova etapa da vida. A estrutura da Casa dos Estudantes vem acompanhada por um método pedagógico-educativo, que visa contribuir na formação integral do jovem, levando a ele a responsabilização pelo espaço, bom convívio com os colegas moradores, prática esportiva, trilhas pela mata, grupos de estudos, limpeza e organização das Casas.

A estrutura da Casa do Estudante AMF dispõe de tudo que o aluno precisa para viver e se desenvolver. Os quartos, que são para duas pessoas, já são mobiliados e possuem banheiro privativo. A estrutura, nova, moderna e bem conservada, conta com uma ampla área comum, com sala de estudos, sala de visitas, lavanderia e uma cozinha comunitária, equipada com os itens necessários para que os alunos possam preparar as próprias refeições!
Além disso, como a Casa do Estudante AMF está em consonância ao desenvolvimento sustentável e ao Projeto Oikos, iniciativa da Fundação Antonio Meneghetti que realiza ações em prol da preservação da natureza, uma das medidas em prática nesse sentido é o sistema de aquecimento da casa, que funciona por meio de placas de energia solar que aquecem desde os chuveiros até a água que sai das torneiras!

A Casa do Estudante AMF é, antes de tudo, um projeto pedagógico da instituição e, por isso, é regida pelos mesmos princípios. Com isso, a Casa do Estudante passa a ser uma extensão da AMF, complementando a proposta de formação que praticamos. Considerando que a responsabilização do indivíduo diante da própria vida é um elemento basilar, os próprios moradores da Casa realizam a limpeza dos espaços comuns, reforçando também o fato de que, para que exista o pleno desenvolvimento individual, o espaço no qual se vive precisa estar ordenado, e a organização deve ser feita por aqueles que ali vivem. Em síntese, é um espaço de aprendizado, no qual o aluno continua cultivando aquilo que é trabalhado em sala de aula.
Hoje, as duas Casas do Estudante – masculina e feminina – têm capacidade para receber 108 pessoas. Com isso, o aluno, além de um local para morar, ganha também uma ótima forma de convivência com novas pessoas, reforçando a troca de experiência e de culturas. Além disso, o aluno vivencia, na prática, um outro fator distinto da AMF – a interdisciplinaridade! São alunos de todos os 5 cursos que convivem diariamente e discutem os assuntos cada um sob o ponto de vista daquilo que estuda, enriquecendo os diálogos, diversificando as opiniões e gerando conhecimento!

Confira o depoimento do aluno de Sistemas de Informação e morador da Casa do Estudante, Luan Costa: “Morar na Casa do Estudante me proporciona muitas oportunidades. É como viver em família, mesmo estando longe da nossa. Eu consigo me desenvolver, estudar, descansar, conviver com pessoas e costumes diferentes, criar minha própria autonomia e aprender a lidar com as responsabilidades. A casa me oferece todo o conforto e segurança que preciso, além disso, me proporciona uma economia, é um ótimo lugar para quem está iniciando na vida acadêmica. Tudo isso a menos de 1min da Faculdade”.

Ao final, a Casa dos Estudantes torna-se uma passagem importante na vida dos jovens, e deixando aprendizagens que eles irão levar para toda sua vida com os conhecimentos, habilidades e competências que, aos poucos, são proporcionados neste local.
Hoje, para viver na Casa dos Estudantes da AMF, o valor mensal, já incluso água, energia, gás, internet e estrutura completa, é de apenas R$165,00!

Chegou a hora de você fazer parte de uma Geração de Valor!