Conheça o Curso de Bacharelado em Direito

• 30/04/2018

É impossível pensar na vida social harmônica sem a regulamentação providenciada pelo Direito. A ciência jurídica é responsável por organizar a vida em sociedade e garantir as condições básicas para que cada um tenha possibilidade de viver com as diversas garantias para tal e, no que se refere ao sistema de funcionamento e regulamentação social, o Direito pode ser considerado o elemento mais humano – afinal, as a legislação de um país não é imutável, então a inteligência humana pode sempre incrementar o código para prover ainda mais oportunidade para desenvolvimento.

É impossível não citar o Direito e o ser humano sem entender o importante pressuposto de que o homem é um animal social. Esse fato já foi explicitado por várias mentes da filosofia e da sociologia e pelos dizeres latinos ubi homo, ibi societas (onde está o homem, está a sociedade); ubi jus, ibi societas (onde está o Direito, está a sociedade); e ubi jus, ibi homo (onde está o Direito, está o homem). Essa relação se torna indispensável por conta do que foi citado anteriormente: o homem precisa da sociedade para atuar a própria inteligência, e o Direito é o instrumento que pode garantir, pela sua força regulatória e coercitiva, o bem-estar e a liberdade para o homem.

O curso de Direito da AMF, partindo dessas premissas, foi desenhado para integrar diversos conhecimentos que, combinados, formam um grande operador do Direito, comprometido com o bem-estar social:

- O curso de Direito da AMF tem nota 5 pelo MEC, o que reforça a qualidade quanto ao saber técnico acerca das leis, seus fundamentos e origens;

- Pensamento filosófico e humanismo, que permeiam toda a grade curricular do curso e ensinam não apenas a história da Filosofia, mas instigam o aluno a desenvolver uma mente filosófica, sempre atenta e curiosa, em busca das melhores soluções;

- Professores que são, além de docentes, profissionais reconhecidos nas suas áreas de atuação, que vão do setor público ao privado. Aqui, ensinam juízes, procuradores e advogados das mais diversas áreas;

- Projetos inovadores e voltados para o desenvolvimento de competências especialmente funcionais para o aluno do Direito: o Campeonato Jurídico de Oratória e Retórica, realizado anualmente e que coloca os alunos em um campeonato de debate sobre assuntos que envolvem o Direito, Sociologia e Filosofia, em uma oportunidade e exposição que reforça a lógica, a capacidade de falar em público e a argumentação. O Trivium, iniciativa que se relaciona bastante com o Campeonato, oferece aulas de lógica, escrita e oratória e retórica, habilidades de comunicação que podem, no mundo de hoje, constituírem diferenciais de atuação. Por fim, para quem gosta de escrever, o Núcleo de Excelência em Linguagem é uma oportunidade de aprimorar a língua portuguesa e a linguagem escrita.

O Núcleo de Prática Jurídica da AMF possui sedes no Recanto Maestro, campus da AMF, no município de Faxinal do Soturno e a nova unidade, em Cachoeira do Sul, está quase pronta! Isso garante a prática jurídica e o aprendizado dos alunos aconteça também como prestação de serviço à população;

- Na AMF, são frequentes as palestras com grandes advogados e políticos, bem como as visitas técnicas para conhecer os maiores escritórios do Brasil e as instituições que compõem os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além da participação em Congressos e Seminários. As viagens normalmente são organizadas pelos alunos com supervisão dos professores, fato que estimula a autonomia dos estudantes.

Com o tipo de formação oferecido no curso de Direito da AMF, o aluno aprende a ser agente de solução nos mais diversos casos, quanto no ramo privado, quanto no público, e começa a entender o Direito como uma ferramenta que deve ser utilizada em favor do bem-estar e do desenvolvimento do ser humano, colocando em prática a ética e a justiça como instrumentos para o progresso do indivíduo, das empresas, das organizações e da sociedade.

Seu sonho é ter uma carreira de sucesso no Direito? Então venha construir o seu futuro conosco!