Conheça a Casa do Estudante da AMF

• 23/03/2018

Dentre os muitos serviços ofertados pelas instituições de ensino superior, as casas do estudante costumam ser uma das mais importantes, principalmente por possibilitar a alunos de outros locais a moradia em uma nova etapa de vida.
Mas é de se pensar em um propósito maior para as casas do estudante do que simplesmente o de oferecer aos alunos um local para morar. Por que não alinhar a casa com a proposta pedagógica da instituição? Ou mesmo tornar o ambiente amistoso para que todos possam ter melhoramento na qualidade de vida? É pensando nisso que a Casa do Estudante da AMF busca, de acordo com os princípios praticados aqui, funcionar também quase que como um projeto de formação.
Antes de tudo, deve-se compreender o quão importante é o próprio ambiente para o desenvolvimento: sem um local limpo, tranquilo e organizado, não se pode aprender de maneira adequada. Por essa razão, além de ser incentivada a convivialidade entre os moradores, a limpeza dos ambientes comuns e privativos é feita pelos próprios moradores – afinal, a pessoa faz o ambiente e o ambiente a faz. Ainda no contexto de interação, socialidade e estilo de vida, os moradores também possuem toda a condição para prepararem as próprias refeições e comerem junto com os colegas. A Casa também possui uma firme coordenação pedagógica que está sempre presente no Recanto, conversando e auxiliando os alunos para que tudo possa estar organizado e funcionando da maneira pretendida.

Cozinha Comunitária da Casa do Estudante AMF

Assim como toda a AMF e do Recanto Maestro, a Casa do Estudante também pratica uma gestão sustentável: o aquecimento da água é feito por meio de energia solar, o sistema de tratamento de esgoto garante o saneamento básico e toda a infraestrutura da casa é montada pensando em garantir bem-estar e crescimento aos moradores.
Além disso, a formação acadêmica e profissional também é exigida: como contrapartida por morar na casa (visto que o número de vagas é limitado e existe concorrência) o morador precisa estar realizando uma atividade profissional ou então participar do projeto Escola da Vida, uma iniciativa da AMF em parceria com a Fundação Antonio Meneghetti voltada para os alunos que estão no começo do seu percurso: são aulas e oficinas que envolvem principalmente formação técnica e postura profissional, com o objetivo de incentivar os novos alunos a se qualificarem e buscarem oportunidades de trabalho.