Volta às Aulas!

• 20/02/2018

O início de um novo ano sempre é momento de (re)começos... costumeiramente são feitas promessas de ano novo, traçamos metas e planejamos várias coisas. Para os estudantes, um desses recomeço já é esperado: a volta às aulas! E isto é também motivo para repensarmos algumas coisas e colocarmos tudo em ordem para aproveitar ao máximo este ano de estudos! Algumas atitudes simples podem nos auxiliar nesse processo, desde a preparação acadêmica para as aulas até alimentação. Confira aqui algumas ideias para fazer do novo ano letivo de fato uma novidade!

1 - Atividades físicas e alimentação desempenham um papel muito importante quando estamos estudando, e essa é um conhecimento que vem desde a Antiguidade Clássica: a expressão latina mens sana in corpore sano, do poeta romano Juvenal, dá o teor de que uma mente saudável precisa de um corpo também saudável. O exercício regular é, antes um tudo, uma maneira inteligente de investir o excesso de energia que temos principalmente quando jovens, e essa prática melhora a atividade mental e a capacidade de aprender. Além disso, beneficia também o raciocínio lógica e a memorização! Qualquer atividade física se encaixa aqui, desde que praticada com regularidade e de forma séria: escolha uma que te agrada e comece a praticar!

2 - Por mais que seja clichê e até um pouco chato (com certeza você já ouviu isso várias vezes...), organize a sua rotina de maneira a estudar diariamente. O hábito do estudo é fundamental para a vida do indivíduo, pois, desenvolve também a disciplina, a concentração e o foco. A regularidade no estudo faz com que você apreenda e compreenda melhor os conceitos e os assuntos, permite conectar melhor os diversos assuntos e promove uma melhora drástica no aprendizado e nas habilidades cognitivas em geral, pois mantém a mente sempre em interação inteligente com aquilo que realmente importa na sua vida nesse momento.

3 - Em se tratando de sala de aula e também em relação ao hábito do estudo diário, uma pequena (porém muito eficiente) atitude que pode ser tomada: perguntar ao professor os assuntos das próximas aulas e estudar antes da aula! Pode parecer uma inversão ou mesmo algo sem sentido, mas pense: a aula fica muito menos divertida quando o professor faz um monólogo e ninguém interage! E qual é o melhor modo de interagir? Sabendo de antemão qual é o assunto da aula e estudando! Com isso, você ganha muito em dois aspectos em particular: a aula vai servir de fato para você tirar dúvidas que surgiram a partir do estudo, então a aula será muito mais proveitosa; e você, por já ter estudado, provavelmente fará perguntas um pouco mais “avançadas” e isso aumenta o nível da aula como um todo, e pode servir inclusive de estímulo para os colegas fazerem o mesmo!

Essa realmente é uma grande fase, sabendo aproveitar, é possível fazer tudo e alcançar cada vez mais o nosso melhor. Um ótimo ano acadêmico para você e vamos fazer deste ano mais um ponto de crescimento na estrada da nossa existência!