Antonio Meneghetti Faculdade

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2017

  • 27/11/2017
  • comentário(s)

A Academia Sueca anunciou no dia (05/10/2017) o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro como o ganhador do Nobel de Literatura de 2017. Ishiguro recebe o prêmio por "seus romances de grande força emocional, que reveleram o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo". É o 29º autor de língua inglesa laureado pelo Nobel em toda a história da premiação.

Nascido no Japão, mas radicado na Inglaterra desde os 6 anos de idade, Ishiguro teve recentemente relançado no Brasil o romance "Não me abandone jamais", ficção científica publicada pela Companhia das Letras em 2005 e adaptada para o cinema pelo cineasta inglês Mark Romanek. Finalista do Man Booker Prize, a narrativa acompanha três clones humanos produzidos para doar órgãos. A partir de um triângulo amoroso, fala sobre memória, tempo e desilusão, temas recorrentes em sua obra.

Sua obra mais conhecida no mundo, porém, é "Vestígios do dia", que venceu o Booker Prize e também virou filme, dirigido por James Ivory e estrelado por Anthony Hopkins e Emma Thompson, em 1993. Escrito em apenas quatro semanas, o livro traz as memórias de um velho mordomo, que relembra os anos de trabalhos dedicados a seu patrão, um aristocrata inglês. Refletindo sobre o papel dos mordomos na história britânica, Ishiguro faz uma crônica de costumes que reflete sobre lealdade, sacrifício e felicidade perdida. Veja abaixo as principais obras de Ishiguro.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/kazuo-ishiguro-o-premio-nobel-de-literatura-2017-21910111#ixzz4ycHssc8j;

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/kazuo-ishiguro-o-premio-nobel-de-literatura-2017-21910111

Compartilhe:
Comentários