Curso de Direito realiza viagem técnica a Brasília!

• 29/06/2022

No último dia 29 de junho de 2022, 19 alunos do 3º semestre do curso de Direito da AMF, acompanhados pelos Profs. Mateus Renard e Aline Rospa, realizaram viagem técnica a Brasília/DF. Foram 4 dias de uma programação intensa, na qual muitas instituições públicas e Tribunais Superiores foram visitados. Essa é uma experiência de grande importância que possibilita aos acadêmicos a imersão na vivência prática da profissão e amplia o contato com o centro das decisões jurídicas e políticas do Estado. Possibilita ainda o alargamento do horizonte profissional, uma vez que traz a oportunidade de visitar as estruturas físicas e simbólicas que sustentam a democracia brasileira.

Seguindo o roteiro da viagem, destacam-se a visita ao Superior Tribunal de Justiça/STJ, no qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu e a história desse, que é reconhecido como o “Tribunal da Cidadania”. Tiveram acesso ainda ao belíssimo plenário da instituição, importante local de decisões da Corte.

No Congresso Nacional, foi realizada a visitação às instalações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, incluindo os plenários dessas duas casas e os diversos salões que os compõe, o que proporcionou aos estudantes a visualização de todas as etapas do processo de elaboração das leis federais. Na visita ao Superior Tribunal Militar, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Museu da instituição, que conta com diversas obras de arte do período imperial brasileiro, assim como vários itens que reportam a história desse tribunal, que é o mais antigo do nosso país, com mais de 200 anos desde a sua fundação. Além disso, tiveram a possibilidade de assistir a um julgamento no Plenário Especial da Corte Militar.

Na visitação ao Instituto Rio Branco, os estudantes conheceram a tradição da escola diplomática brasileira, que é respeitada e conhecida a nível mundial pela sua competência. Foram recebidos pelo Diplomata Leonardo Avakian, que relatou como é o processo de ingresso na instituição e quais as funções desenvolvidas por quem escolhe essa carreira pública. O roteiro ainda contou com visitas ao Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto (local de trabalho do Presidente da República), Palácio do Alvorada (residência oficial do Presidente) e Conselho Nacional do Ministério Público.

Assim, foram os dias da viagem a Brasília, intensos de experiências e aprendizados que, certamente, marcarão a formação profissional e humana desse grupo de alunos que vivenciaram o funcionamento e a dinâmica dos principais órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário brasileiros.