Com representantes de diversos países, III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura promove debate sobre rumos e soluções da educação no Brasil e no mundo

• 25/09/2018

A Fundação Antonio Meneghetti, em parceria com a AMF, realizou, nos dias 21 e 22, o III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Quase 2.000 pessoas estiveram presentes na Antonio Meneghetti Faculdade para participar do Congresso. Com a temática central Responsabilidade e o Dever da Pessoa, foram realizados, ao longo dos dois dias, sete painéis de discussão, apresentações culturais, exposição de trabalhos científicos e premiações.

As atividades da sexta-feira tiveram início já às 14h da tarde, com apresentações simultâneas em mais de 10 salas. Ao todo, foram mais de 160 trabalhos apresentados. A sexta-feira foi inaugurada com as saudações das autoridades presentes, da Comissão Organizadora e de convidados especiais, como representantes do MEC. Logo após, o Prof. Dr. Alécio Vidor, filósofo, cientista e professor da AMF, explicou ao público o posicionamento da organização acerca do tema desenvolvido no Congresso. O evento teve prosseguimento com o Painel “Educação para a Cidadania Global: os desafios da educação contemporânea no mundo”. Nele, os maiores representantes da Unesco na América Latina discutiram os rumos da educação e da formação de pessoas hoje, como a Unesco vê essa sensível questão e como a Agenda dos ODS podem contribuir e aprimorar a qualidade e o modo de educação hoje. Para complementar essa temática, o Painel seguinte tratou sobre a formação de um dos elos mais importantes desse processo: os professores. Para isso, o Painel “Exemplos de Sucesso na América Latina em Formação de Professores” trouxe professores, pesquisadores e reitores da América Latina, que debateram sobre as bases de formação docente e como a atuação do professor, o seu modo de agir e se relacionar, reflete na formação dos alunos. Para fechar a sexta-feira, a Invernada Adulta Recanto Maestro, projeto cultural da Fundação Antonio Meneghetti, realizou uma apresentação cultural com danças de todas as regiões do país, como samba, baião, dança tradicionalista gaúcha.

A manhã de sábado trouxe ao auditório principal da AMF a srª Rosely Sayão e, por videoconferência, o sr. Leo Fraiman, que gravou um belo depoimento para enriquecer o Congresso. Este Painel, denominado “Como formar o adolescente e jovem no mundo digital de hoje?”, foi mediado pelo Prof. Dr. Ricardo Schaefer, professor e coordenador das disciplinas FOIL da AMF, e ocorreu de forma bem interativa, com os participantes tirando dúvidas com a psicóloga e consultora educacional. Com os seus mais de 30 anos de experiência, a srª Rosely Sayão fez explicações principalmente sobre o modo como os pais, alunos, professores e escolas devem agir para garantir a melhor formação aos jovens, principalmente no que se refere a função de cada um no processo de aprendizagem.

O Painel seguinte se voltou para um dos protagonistas da pedagogia e da formação: o jovem. No Painel “Como formar o adolescente e jovem no mundo digital de hoje?”, professores, psicólogos, cientistas e empresários discutiram os desafios que o mundo digital impõe no processo de formação do jovem, e quais são os modos de se retomar uma formação clássica e humanista nos dias atuais. A arte desempenha um papel fundamental na construção pessoal, acadêmica e profissional, e o tema foi debatido no Painel Cultural “Transformando realidades: pedagogia através da música”. Com representantes de projetos musicais do Brasil e do Exterior, os participantes versaram sobre o modo como o estudo da arte contribui com a desenvolvimento e como essa atividade pode também contribuir com o progresso social.

As atividades retornaram após o almoço, com mais uma programação cultural: a Orquestra Jovem Recanto Maestro tocou, em conjunto com um grupo lírico, o Metaphisica Sinfonia Coral, concerto clássico realizado pela primeira vez em 2013. O próximo palestrante, sr. Otélio Drebes, fundador das Lojas Lebes, protagonizou o Painel: “A insubstituível função do líder no processo formativo” e, em uma palestra bastante animada, expôs a sua trajetória de muito trabalho e dedicação desde cedo, distribuiu rapaduras (produto que começou a vender ainda quando criança) e tocou gaita para o público! O último Painel, denominado “Como as empresas formam? O que a família, a escola e a universidade podem aprender com as empresas para formar os jovens hoje?”, reuniu empresários brasileiros, russos e ucranianos, que apresentaram cases de práticas e projetos desenvolvidos nas empresas que desempenham função de formar os colaboradores para além da atividade profissional desempenhada.

O evento teve continuidade com a exibição de passagens de videoconferências do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, patrono da AMF e fundador da Fundação Antonio Meneghetti, com diretivas práticas para resolução das questões suscitadas no Congresso. Por fim, o encerramento se deu com a premiações dos artigos científicos. Na categoria Cases de Sucesso da América Latina, foram premiadas, nessa ordem, Aline Smek Uberna, Marisa Elisabete da Silva e Arianna Gutierrez Catilho; na categoria Comunicação Oral, o primeiro lugar ficou com Tássia Aparecida Gervasoni e o segundo com Tiago Ferreira Pereira; a categoria Pôster premiou, em primeiro lugar, Fábia Mazon Miranda e, em segundo, Karine Cristina Scherer; na categoria Eu no Projeto..., especial para alunos AMF, o topo do pódio ficou com a aluna Mireila Fagundes, o segundo lugar com a aluna Monique Gularte e, completando os premiados, o aluno Jean Marzari.

No final do evento, foram anunciadas também as datas da IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura! Temos no novo encontro marcado em 2020, nos dias 18 e 19 de setembro, discutindo sobre formação humana, pedagogia, empreendedorismo, criatividade, estudo e trabalho!