Defesa de Doutorado Professora Clarissa Miranda

• 28/05/2018

No dia 28 de maio de 2018, a Profª Drª Clarissa Miranda, professora da AMF, Gestora Cultural da Associação OntoArte e Assessora de Comunicação do Recanto Maestro, realizou a defesa da sua tese de doutorado, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A tese, intitulada “A tradução intersemiótica do romance O Quatrilho para roteiros cinematográficos”, buscava mostrar que ambos os textos, o do romance e o roteiro para o filme, são textos autônomos, cada um com as suas especificidades e nuances – levando em conta principalmente a transposição de gênero. A banca, composta pelo orientador Prof. Dr. André Soares Vieira (UFSM); pelo Prof. Dr. José Clemente Pozenato (UCS), autor da obra literária O Quatrilho; pelo Prof. Dr. Eduardo José Afonso (UNESP); pela Profª Drª Raquel Trentin Oliveira (UFSM); e pela Profª Drª Rosani Úrsula Umbach, avaliou muito bem o trabalho de doutorado, que promove um novo estudo de relevância para a literatura, história e cinema! Nossos parabéns para a Profª Drª Clarissa Miranda por mais esse importante avanço de evolução na sua trajetória, escolhendo aprofundar a compreensão d’O Quatrilho também pela visão que o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, patrono da AMF, tinha da obra, colocando-a como um exemplo de literatura que exalta o melhor do ser humano e o melhor do Brasil!