Antonio Meneghetti Faculdade

Saiba qual é o melhor curso de graduação para você

Saiba qual é o melhor curso de graduação para você

Você consegue pensar em algum momento da vida no qual não seja necessário fazer uma escolha? Desde o começo do nosso dia, diversas são as decisões que precisamos tomar: desde as coisas simples que compõem o nosso cotidiano, como escolher os alimentos para o almoço, até grandes decisões, com mais impacto na vida, como a ir morar em uma cidade diferente daquela que se nasceu, a vida é, essencialmente, um resultado das escolhas que o sujeito faz.

Dentro desse leque, alguns momentos decisionais geram um grande impacto e constituem as mudanças substanciais que ocorrem na vida de cada um. Uma dessas mudanças costuma ser a escolha de qual curso de graduação fazer, afinal, esse percurso acadêmico costuma representar um ponto de virada, sendo a partida para o ingresso qualificado no mercado de trabalho e, de forma geral, um marco importante de desenvolvimento.

Como, então, saber qual é a melhor escolha a ser feita? Bom, inegavelmente essa resposta é um pouco difícil e, mais do que isso, é muito particular, variando de pessoa para pessoa, mas esse já é um bom primeiro indicativo para decidir: cada um de nós é único, e tem, dentro das próprias peculiaridades, habilidades e competências que naturalmente já existem. Pode-se partir disto para uma primeira orientação, afinal, em uma perspectiva de longo prazo, é muito mais agradável atuar profissionalmente em um ofício que envolva atividades para as quais já exista uma disponibilidade natural e que gerem prazer, bem-estar e satisfação ao realizar. Nesse processo, não é tão importante definir com extrema precisão qual será a profissão, mas sim perceber quais trabalhos estão mais relacionados com as próprias habilidades. A experimentação e a prática, de qualquer maneira, são muito importantes aqui, porque fornece uma visão mais realista e pragmática sobre a atuação laboral.

Alguns critérios objetivos também costumam ser levados em conta, como as oportunidades do mercado de trabalho, a questão salarial, as condições de trabalho, a perspectiva de futuro da profissão... Esses fatores são, obviamente, importantes, mas eles precisam estar coligados com o potencial inerente de cada um, pois é a partir disto que tudo o que é conexo começa a se abrir para o indivíduo. As questões, externas, como as citadas acima, podem muito bem ser “criadas” por um bom profissional, afinal, este é capaz de construir mercado, disputar os melhores postos de trabalho – independente da profissão – e redefinir os conceitos salariais. O fato de atuar o próprio potencial entra justamente nesse ponto, pois é por meio dele que a pessoa constitui o seu valor, a sua distinção.

Por fim, deve-se escolher um local para realizar o curso. A AMF, desde a sua proposta pedagógica, se destaca por preparar o aluno para ser mais do que um excelente técnico, mas também para entrar no mercado de trabalho como protagonista. São 5 cursos de graduação: Administração, Direito, Ontopsicologia, Sistemas de Informação e Pedagogia; e a metodologia busca, desde cedo, proporcionar ao aluno o contato com o mundo do trabalho. Desde os professores, que são, além de docentes, empresários e profissionais reconhecidos; palestras, que aproximam o aluno da realidade do mercado e de projetos vencedores de alcance nacional e internacional; as visitas técnicas, para conhecer in loco empresas e organizações; e as diversas oportunidades de estágio, para que o aluno comece desde cedo a se desenvolver também profissionalmente. Em suma, a formação oferecida na AMF se volta principalmente para formar protagonistas responsáveis que entram com destaque no mundo do trabalho, disputam postos de comando, e isso é evidenciado no constante fundamentar essa proposta no estudo teórica e na aplicação prática, duas esferas do desenvolvimento que são tão simbioticamente complementares que não podem ser pensadas de modo eficiente quando estão separadas! 

No fim, a atividade profissional constitui uma grande parte da vida do indivíduo, é uma oportunidade de crescimento e de realização. É por meio dela que se constrói a própria autonomia, que se ganha o próprio dinheiro e que se atua a própria inteligência. Essa escolha deve ser feita com muito amor, sem necessariamente uma pressa exacerbada em escolher “de primeira” o curso que conduz à profissão almejada – até porque é muito comum trocar de curso ao longo do percurso ou se descobrir um apaixonado por algo que nunca antes tinha sido cogitado. Busque conhecer ao máximo os cursos e as profissões, pois as matérias da escola não necessariamente refletem o curso, e, acima de tudo, escolha por você, pela sua vontade e pelo sentimento de que aquilo será, de fato, a melhor escolha para você!

  • quarta-feira, 23 de maio de 2018
Aspectos legais no empreendedorismo

Aspectos legais no empreendedorismo

Desde a formação do Estado e das sociedades como conhecemos, um elemento é sempre constante: o Direito e o sistema legal. Até mesmo antes dos teóricos do contrato social, como Rousseau e Hobbes, as sociedades que experimentavam algum tipo de estruturação possuíam também algum sistema regulatório. Isso ocorre porque as leis, de uma forma ou de outra, são uma garantia, mesmo que mínima, de organização e harmonia social. O sistema legal, por sua força coercitiva, é prioritário em qualquer sociedade.

No entanto, mesmo com esse caráter coercitivo, a lei e o Direito são elementos mais humanos – afinal, os legisladores e os aplicadores são pessoas, e o sistema legal de um país não é imutável – e, por isso, ainda é possível que o Direito seja de fato um mediador de vida para a sociedade, dando passagem para a atuação de cada indivíduo. Isso depende da inteligência daqueles mais capazes de aprimorarem o código de modo a torna-lo um promotor do desenvolvimento.

Nesse contexto, o empresário precisa estar atento para a lei, principalmente pela coercitividade – e nos dias de hoje, mais do que nunca, a lei vem sendo relativizada e, em alguns casos, até mesmo filtrada pela moral ou pela opinião pública. Isso resulta na possibilidade ainda maior da lei ser facilmente utilizada para atacar, prejudicar ou atrapalhar o indivíduo, e aqueles que trabalham e realizam costumam ser alvos frequentes. Aqui, a lei deve ser compreendida como todo o dito sistema: não se pode ir contra, pois o sistema é sempre mais forte do que o indivíduo, e é necessário aprender a se mover sempre a vigiando, agindo dentro das regras legais. Por mais que existam discordâncias, não vale a pena ir contra, e deve-se encontrar o melhor modo e a melhor ação dentro das possibilidades históricas. Quando se está com a lei, o empresário está protegido, segurado; quando se está em dissonância, grandes são as chances dos ataques pela via legal.

Em suma, é preciso aprender a liberdade legal. Ao empresário, em sua atuação, é imprescindível o conhecimento de aspectos legais: não se pode nunca ir contra as leis, pois, no mundo social, estas são sempre prioritárias e superiores ao indivíduo. Por isso, esse conhecimento consente ao empresário liberdade para agir, protegendo-o dos eventuais ataques que acontecem. As legislações trabalhista e fiscal são aquelas que exigem mais atenção – são as “armas” mais frequentemente utilizadas contra o empreendedor. Pode-se sim delegar as atividades para profissionais da área, como advogados e contadores, mas isso não é suficiente: o líder precisa dominar esses pontos pois eles são preponderantes, e, em se tratando do próprio negócio, não se pode ficar “refém” de outros.

Este e outros assuntos são abordados no curso de Extenção Escola de Negócios: faculdadeam.edu.br/extensao/escola-de-negocios

  • quarta-feira, 16 de maio de 2018
Encontros com Grandes personalidades!

Encontros com Grandes personalidades!

Não existe maneira melhor de se mostrar a liderança do que pelo exemplo e pela apresentação de cases que comprovam a eficiência e a funcionalidade do líder. O estudo teórico é indispensável, mas também são indispensáveis o exercício prático e o contato com inteligências que de fato realizam e fazem a diferença na própria área de atuação.

Em se tratando especialmente da liderança empresarial, são pessoas muito pragmáticas e intuitivas, que possuem uma espécie de inquietude existencial – que os leva à ação e realização constantes – e um profundo amor pelo próprio projeto empresarial. Com o objetivo de aproximar os alunos da realidade empresarial e oportunizá-los a dialogar com grandes empresários, a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), em parceria com a Revista Performance Líder, realiza o Encontros de Valor. Esse projeto promove a aproximação entre a personalidade entrevistada pela equipe da Performance Líder e os leitores, seja por meio de palestras, workshops ou exibição da entrevista em formato audiovisual. No caso da AMF, as personalidades são convidadas para realizarem uma aula especial para os alunos da instituição, sempre muito rica e muito interativa.

Ao longo dos mais de 10 anos de história da AMF, essa parceria já trouxe para a instituição grandes nomes do empreendedorismo nacional: Clóvis Tramontina, Presidente da Tramontina, empresa centenária que hoje está presente em mais de 120 países; Chieko Aoki, considerada a Dama da Hotelaria Brasileira, que fundou e preside a Blue Tree Hotels, rede hoteleira referência em atendimento e serviço, com unidades nas cinco regiões do Brasil; José Eugênio Farina, Presidente do Conselho do Grupo Todeschini, empresa moveleira que possui a maior fábrica de móveis planejados da América Latina, com 54 mil metros quadrados e produção de cerca de 600 toneladas de móveis por dia, e conta com mais de 150 lojas; Flávio Rocha, da Riachuelo, empresa varejista do ramo da moda com quase 300 lojas em todo o território nacional; Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho da Magazine Luiza, rede com mais de 800 lojas espalhadas pelo país; Sonia Hess, que comandou a Dudalina, maior camisaria da América Latina, por 12 anos, e hoje se dedica ao empreendedorismo feminino e social; Roberto Argenta, da Calçados Beira Rio, empresa líder de mercado no setor calçadista, com mais de 10 mil colaboradores diretos, 11 unidades fabris, mais de 380 mil pares de sapatos produzidos por dia e por clientes em 85 países.

Em maio, integrando os eventos de comemoração aos 10 anos da Performance Líder, o convidado para a nova edição do Encontros de Valor é o empresário Robinson Shiba! Ele é fundador e CEO do Grupo TrendFoods (China In Box e Gendai), além de ser um dos jurados do programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony. Com mais de 15 anos e mais de 160 pontos de franquia, a China In Box é hoje a maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina. Shiba, um grande defensor do que ele chama de empreendedorismo do bem: uma visão de que, ao se desenvolver, o empreendedor faz com que também o ecossistema cresça, estará no auditório da AMF, para contar um pouco da sua história para os alunos e promover um grande momento de aprendizado e crescimento.

  • quarta-feira, 16 de maio de 2018
Como gerar valor junto com o seu cliente

Como gerar valor junto com o seu cliente

De maneira prática, para além dos próprios objetivos, o empresário trabalha para oferecer um produto ou serviço de qualidade, que gere vantagem e satisfação para o mercado e, consequentemente, para o consumidor individual. O cliente é indispensável na atividade empresarial, e não apenas pela sua função econômica – as grandes ideias e “sacadas” nascem da interação entre a inteligência do empresário e as demandas dos seus clientes, sendo este um elo fundamental.

Diante disso, os desafios que emergem dessa relação constituem uma parte daquilo que estimula o empresário – porque existe, junto a isso, a satisfação interior de realizar o próprio projeto, mas que só se concretiza de fato da dialética. Fazer essa distinção também é importante, pois é preciso compreender a próprio identidade, o próprio projeto para que a atuação possa ser conforme a si mesmo.

Nesse processo, a importância do que se oferece, seja um serviço ou produto, se torna de tal maneira importante porque passa a ser a passagem entre a própria essência e o externo: isto é, nesse nível de maturidade, o empresário passa a ser um copartícipe da vida, entra em comunicação geral e, do próprio específico, ativa e gera aquilo que é universal. É como se o produto, o serviço fosse capaz de levar o cliente ao contato com aquilo que é o melhor dele, impulsionando-o a também buscar o seu melhor. Isso é de fato entregar valor para o cliente.

Quando se chega nesse nível significa que o empresário está em conjunção com a força da vida, e sabe o modo e a direção que a vida faz presença nele. Ele participa do belo jogo da vida, e é integralmente consigo mesmo. Ele experimenta prazer, satisfação, alegria, pois está no ponto certo e entende como a vida o quer, sadio e feliz. É justamente dessa abundância de si que nascem tantas coisas boas também para a sociedade.

Essa é a bela, longa, prazerosa e contínua jornada da vida: saber a si mesmo e agir conforme o que se é, conforme a própria estrada, e essa é a maior garantia de resultado econômico e empresarial, pois quando se atua integralmente a própria inteligência, o resultado não pode ser outro que não o sucesso e a completa realização.

Este e outros assuntos são abordados no curso de Extenção Escola de Negócios: faculdadeam.edu.br/extensao/escola-de-negocios

  • quarta-feira, 9 de maio de 2018
Conheça o Curso de Bacharelado em Administração

Conheça o Curso de Bacharelado em Administração

De todas as atividades que o homem consegue desempenhar, talvez uma das que seja mais comum a todos é a administração, se observarmos sob um viés irrestrito: todos administram o próprio tempo, a casa, as demandas profissionais, o próprio dinheiro, as relações... ou seja, o ato de administrar está presente na vida cotidiana de todos nós. Isso, no entanto, pode ser feito por meio de técnicas e metodologias que amplificam a eficiência obtida nesses processos tão corriqueiros no dia a dia de cada um.

Em um ponto de vista mais profissional e acadêmico, o curso de Administração sempre aparece como uma boa opção, sendo um dos cursos com mais alunos no país. A graduação providencia uma boa gama de conhecimentos e dá ao aluno noção em várias áreas que concernem o exercício administrativo, como planejamento estratégico, contabilidade, gestão de pessoas, marketing. O bacharel em Administração, portanto, é profissional com uma ampla visão e com um variado leque de habilidades, capacitado a atuar em vários contextos gerenciais, privados ou públicos.

Em suma, o administrador deve ser um profissional com capacidade superior de fazer e realizar – e a origem do termo em inglês, manager, vem do latim manus agere e significa justamente “fazer com as mãos”. Ele é aquele que consegue garantir o resultado e sabe servir para que o êxito máximo de um objetivo seja alcançado.

Aqui na AMF, o curso de Administração adiciona a isso algumas premissas fundamentais, que fazem o nosso curso distinto dentre as diversas opções. Partindo da lógica de que a formação engloba também a prática, e esse ponto é especialmente importante no percurso de um administrador, que se forja a partir, fundamentalmente, de uma sólida trajetória acadêmica e a experiência de valor:

- Os professores do curso de Administração da AMF são, além de docentes altamente titulados, competentes profissionais e empresários que conhecem por vivência a realidade do mercado e transpõem o que acontece de fato no mundo do trabalho para a sala de aula, combinando, durante as aulas, o que há de mais novo em gestão empresarial com o conhecimento que de fato gera resultado;

- A Metodologia FOIL, por meio das disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança e projetos de extensão, constitui um ponto distintivo, pois trabalha diretamente com a inteligência do aluno, de maneira individuada! É uma técnica de personalidade que desenvolve a mentalidade, a atitude na medida de cada um, conforme as suas potencialidades e interesses;

- As visitas técnicas da AMF têm dois diferenciais: elas são organizadas pelos alunos, o que incentiva a autonomia e o exercício prático; por várias razões, laços são construídos com grandes empresários do país, e isso permite aos alunos conhecerem a realidade de empresas que são referência no Brasil e no mundo, in loco! Os acadêmicos já visitaram, por exemplo, a Calçados Beira Rio, O Grupo Guararapes (das Lojas Riachuelo), o Grupo Três Corações, a Ambev, a Fruki;

- Da mesma forma que os alunos podem conhecer a realidade de grandes conjuntos empresariais, os empresários também vêm palestrar na AMF! Com isso, o aluno compreende de forma viva as experiências e atitudes vencedoras, por meio de relatos daqueles que vivem e realizam projetos empresariais de ponta no Brasil e no exterior;

- A Central de Carreira, um dos projetos de extensão da AMF, tem o objetivo de desenvolvimento e progressão profissional pautada pelo aluno enquanto indivíduo. Por meio de encontros individuais e em grupo, conduzidos por um coach, o aluno aprende a gerir a própria carreira, reconhecer as próprias potencialidades e os pontos que devem ser reforçados Os encontros podem ser pautados por temas como gerenciamento do tempo, a organização financeira, a comunicação interpessoal, o estilo de vida, a gestão da imagem pessoal, o planejamento de estudos e cursos de formação, o plano de carreira profissional, entre outros, sempre de acordo com as demandas e o objetivo do aluno;

- Estágio: aqui na AMF, desde o primeiro semestre o aluno tem a possibilidade de fazer estágio – inclusive porque um dos nossos princípios é a convergência entre ser, saber e fazer! Ao todo, são mais de 40 empresas no Recanto Maestro, campus da AMF, e região que oferecem essa oportunidade. Esse é um meio pelo qual o aluno começa a se experimentar, se inserir no mercado de trabalho e construir a própria autonomia.

Administrar é uma atividade inerente ao ser humano, e a AMF reforça isso em seu curso de Administração: recursos técnicos estão disponíveis para todos, mas o maior recurso de uma empresa é o ser humano.

Seu sonho é ser um grande Administrador? Então venha construir o seu futuro conosco!

  • segunda-feira, 7 de maio de 2018
Conheça o Curso de Bacharelado em Direito

Conheça o Curso de Bacharelado em Direito

É impossível pensar na vida social harmônica sem a regulamentação providenciada pelo Direito. A ciência jurídica é responsável por organizar a vida em sociedade e garantir as condições básicas para que cada um tenha possibilidade de viver com as diversas garantias para tal e, no que se refere ao sistema de funcionamento e regulamentação social, o Direito pode ser considerado o elemento mais humano – afinal, as a legislação de um país não é imutável, então a inteligência humana pode sempre incrementar o código para prover ainda mais oportunidade para desenvolvimento.

É impossível não citar o Direito e o ser humano sem entender o importante pressuposto de que o homem é um animal social. Esse fato já foi explicitado por várias mentes da filosofia e da sociologia e pelos dizeres latinos ubi homo, ibi societas (onde está o homem, está a sociedade); ubi jus, ibi societas (onde está o Direito, está a sociedade); e ubi jus, ibi homo (onde está o Direito, está o homem). Essa relação se torna indispensável por conta do que foi citado anteriormente: o homem precisa da sociedade para atuar a própria inteligência, e o Direito é o instrumento que pode garantir, pela sua força regulatória e coercitiva, o bem-estar e a liberdade para o homem.

O curso de Direito da AMF, partindo dessas premissas, foi desenhado para integrar diversos conhecimentos que, combinados, formam um grande operador do Direito, comprometido com o bem-estar social:

- O curso de Direito da AMF tem nota 5 pelo MEC, o que reforça a qualidade quanto ao saber técnico acerca das leis, seus fundamentos e origens;

- Pensamento filosófico e humanismo, que permeiam toda a grade curricular do curso e ensinam não apenas a história da Filosofia, mas instigam o aluno a desenvolver uma mente filosófica, sempre atenta e curiosa, em busca das melhores soluções;

- Professores que são, além de docentes, profissionais reconhecidos nas suas áreas de atuação, que vão do setor público ao privado. Aqui, ensinam juízes, procuradores e advogados das mais diversas áreas;

- Projetos inovadores e voltados para o desenvolvimento de competências especialmente funcionais para o aluno do Direito: o Campeonato Jurídico de Oratória e Retórica, realizado anualmente e que coloca os alunos em um campeonato de debate sobre assuntos que envolvem o Direito, Sociologia e Filosofia, em uma oportunidade e exposição que reforça a lógica, a capacidade de falar em público e a argumentação. O Trivium, iniciativa que se relaciona bastante com o Campeonato, oferece aulas de lógica, escrita e oratória e retórica, habilidades de comunicação que podem, no mundo de hoje, constituírem diferenciais de atuação. Por fim, para quem gosta de escrever, o Núcleo de Excelência em Linguagem é uma oportunidade de aprimorar a língua portuguesa e a linguagem escrita.

O Núcleo de Prática Jurídica da AMF possui sedes no Recanto Maestro, campus da AMF, no município de Faxinal do Soturno e a nova unidade, em Cachoeira do Sul, está quase pronta! Isso garante a prática jurídica e o aprendizado dos alunos aconteça também como prestação de serviço à população;

- Na AMF, são frequentes as palestras com grandes advogados e políticos, bem como as visitas técnicas para conhecer os maiores escritórios do Brasil e as instituições que compõem os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além da participação em Congressos e Seminários. As viagens normalmente são organizadas pelos alunos com supervisão dos professores, fato que estimula a autonomia dos estudantes.

Com o tipo de formação oferecido no curso de Direito da AMF, o aluno aprende a ser agente de solução nos mais diversos casos, quanto no ramo privado, quanto no público, e começa a entender o Direito como uma ferramenta que deve ser utilizada em favor do bem-estar e do desenvolvimento do ser humano, colocando em prática a ética e a justiça como instrumentos para o progresso do indivíduo, das empresas, das organizações e da sociedade.

Seu sonho é ter uma carreira de sucesso no Direito? Então venha construir o seu futuro conosco!

  • segunda-feira, 30 de abril de 2018
Como traduzir a intuição em um Plano de Marketing

Como traduzir a intuição em um Plano de Marketing

O líder é o centro resolutivo da empresa, mas ele não pode, evidentemente, fazer tudo sozinho. As pessoas que estão com ele, o corpo operativo da empresa, a partir das diretivas do empresário, constituem com ele o sucesso. Essas indicações, para serem de fato fonte de eficiência e resultado, devem nascer da intuição do empresário, e ele, após colher a melhor ação do momento, deve ser capaz de “traduzir” essa informação para os seus colaboradores, fazendo a mediação entre o seu mundo interno e o externo. O desafio, depois de compreendido como fazer a leitura dessa orientação interna, é transformar isto em uma mensagem legível também para a organização.

Um dos meios de se fazer isso é montar um Plano de Marketing que contenha os elementos-chave da intuição, traduzindo-a em atividades específicas para que cada colaborador entenda qual é a sua função empresarial e, mais do que isso, que as diversas funções estejam alinhadas ao alcance de um mesmo objetivo. O Plano de Marketing também serve para fazer a verificação dos procedimentos e do andamento das ações planejadas. Nesse nível, entende-se o Plano de Marketing não como algo necessariamente pertencente ao setor comercial da empresa, mas como um documento compartilhado dentro da organização, e deve ser utilizado pelo líder como um instrumento para envolver os responsáveis pelas diversas funções empresariais, os melhores do seu grupo de vendedores, os melhores responsáveis pelo marketing, os melhores do grupo de pesquisa e desenvolvimento da empresa, os clientes mais fiéis e inclusive os concorrentes.

Por tudo isso, o empresário deve construir esse Plano de Marketing não de maneira isolada, mas após ter escutado todos aqueles que são pessoas-chave e influenciam o seu negócio (por isso também estão inclusos os concorrentes), e assim ele começa a desenvolver um modelo econômico que seja específico para a realidade da sua empresa, eficaz e justo dentro do seu próprio contexto. Esse documento, portanto, torna-se uma espécie de compartilhamento da intuição do líder com a sua equipe, de forma que os colaboradores consigam, dentro das possibilidades, compreender a intuição. Para desenvolver o Plano de Marketing de maneira funcional, algumas passagens fundamentais devem ser observadas:

• Escuta ativa;
• Desenvolvimento da estratégia;
• Comunicação da estratégia;
• Desenvolvimento do plano de ação;
• Revisões do andamento do trabalho;

1. Escuta Ativa

Como já sinalizado anteriormente, essa é a fase na qual o empresário escuta as informações mais relevantes para o seu business, a organização interna, os processos, os produtos, a concorrência, as tendências do mercado. Daquilo que é tarefa inderrogável, intransferível      e subjetiva do líder, esse é o momento também de reconhecer se existem resistências inconscientes, problemas pessoais que podem comprometer o alcance do objetivo e situações que podem bloquear o progresso programático das ações.

2. Desenvolvimento da Estratégia

Na segunda fase do processo, o líder define a estratégia com autonomia, seguindo a sua informação intuitiva, que o líder deve aprender a colher com racionalidade. Por meio da intuição, o líder garante que não irá incorrer em estereótipos, ditames sociais ou complexos. A estratégia obtida deve ser “traduzida” em elementos compreensíveis ao processo racional presente na empresa (sem que isto, obviamente, interfira aquilo que foi indicado pela intuição).

3. Comunicação da Estratégia

Depois de montada, é hora de apresentar a estratégia aos colaboradores! Isso se faz com um grupo restrito, e nesse momento o líder deve fazer perguntas, dar sugestões, pois é com base nesses comentários que o grupo colocará em ação a estratégia, sempre sob a supervisão do líder. Nesse processo, o empresário deve estar no ápice de sua atenção para garantir que nenhum elemento da sua estratégia seja diluído.

4. Desenvolvimento do plano de ação

Depois das indicações, o grupo restrito inicia o desenvolvimento de um plano de ação, sempre com base naquilo que foi apresentado pelo líder e sob a sua supervisão. O plano deve ser claro no que se refere à estratégia e também na divisão e regulamentação de atividades: responsabilidades, prazos, distribuição de recursos, métricas etc.

5. Revisões

A líder deve, com o grupo restrito, realizar reuniões para revisar os planos de ação e a progressão do trabalho. Essas revisões devem ser, no mínimo, trimestrais, mas o líder deve definir a frequência de acordo com o contexto, trabalho, importância e necessidade. Essas revisões devem ser feitas em confronto com os parâmetros definidos no início do processo, e cada revisão deve, em síntese, deve reportar as outras quatro fases do processo de marketing. Se for necessário, o líder deve intervir e modificar a estratégia e os panos de ação.

Este e outros assuntos são abordados no curso de Extenção Escola de Negócios: faculdadeam.edu.br/extensao/escola-de-negocios

  • quinta-feira, 26 de abril de 2018
Formação prática em uma faculdade distinta

Formação prática em uma faculdade distinta

Hoje, muito se busca uma instituição que ofereça uma preparação sólida para o mercado de trabalho, afinal, todos buscam uma formação que consinta ingressar no mercado de trabalho de forma superior. A AMF, na sua proposta pedagógica, prevê o desenvolvimento também profissional do aluno – e isso pode ser verificado tanto nos pilares de formação da instituição quanto de forma prática, nas aulas e nos projetos.

Em se tratando dos pilares de formação, destacam-se o estudo e o trabalho e, aqui, os dois andam “de mãos dadas”: a teoria fundamenta a prática, mas é a prática que desenvolve a teoria! Por isso, o corpo docente da AMF é composto por professores com titulação e sólido percurso acadêmico, mas que também atuam de maneira destacada no mercado de trabalho. Isso garante que o conhecimento seja entendido não apenas sob um viés conceitual, mas é possível visualizar de maneira concreta e, mais ainda, viva, pois são as experiências próprias dos professores que entram como elemento ilustrativo para a aula, pois aqui na AMF, ensina quem faz. Em relação ao trabalho de fato, são diversos projetos de extensão e oportunidades de estágio, e tudo isso para possibilitar ao aluno, desde cedo, o desenvolvimento de uma atitude e de uma mentalidade que seja convergente às exigências do mercado de trabalho, formando, desse modo, um profissional capacitado a resolver de fato as problemáticas que se apresentam no mundo, com qualidade, criatividade e eficiência. Além disso, é por meio do trabalho, da ação prática, que o ser humano se descobre e se constrói!

Nós consideramos isso um ponto de muita relevância e nos orgulhamos muito disso porque normalmente as instituições não formam o aluno para o mundo do trabalho: a formação é acadêmica e focada no desenvolvimento de acadêmicos, ou seja, falta a práxis profissional, e isso se evidencia inclusive na orientação profissional dos professores. No fim, muitas instituições falam em formação diferenciada, e normalmente evocam argumentos sobre o corpo docente, projetos de extensão e infraestrutura – e esses fatores constituem sim elementos importantes e essenciais no processo formativo do indivíduo – mas o maior diferencial é oferecer um tipo de formação que seja conforme a medida de cada aluno em particular, entregando de fato valor a cada um. Sob esse viés, a AMF é entendida como uma instituição distinta, pois essa palavra traz consigo um significado de superioridade, enquanto “diferenciada” remete à algo diferente, e a AMF, nesse caso, não pode ser considerada uma instituição diferenciada: ela é, dentro da sua proposta pedagógica e na sua prática, em igualdade aos alunos, no sentido de proporcionar a cada um o desenvolvimento que seja igual à própria inteligência e conforme o próprio potencial!

  • sexta-feira, 20 de abril de 2018
A Importância da atualização contínua para o sucesso profissional

A Importância da atualização contínua para o sucesso profissional

Não é surpresa para ninguém que o Brasil é um grande país, com potencial para ser uma das maiores nações do planeta, com abundância riquezas, recursos naturais, matérias-primas e, principalmente, pessoas que, assim como o país, possuem um grande potencial para realizar tantas coisas grandes. Mas qual é o motivo então que impede o país de requerer a sua posição natural como protagonista mundial?

Isto reside principalmente nas pessoas, e é paradoxal como a nossa maior força também se torna parte dessa situação: da mesma forma que o povo tem uma capacidade fantástica, costuma permanecer anestesiado, acomodado, e falta com o compromisso fundamental do estudo, da dedicação intelectual, da busca pelo saber e pelo conhecimento. Parte disto se relaciona com a ideia de que o brasileiro é intuitivo, mas isso, apesar de ser um lugar comum, não é verdadeiro: não sabendo o que é de fato a intuição e não sabendo como fazer a racionalização, fala-se de algo que não representa o que é de fato a presença da vida no dado histórico do indivíduo. De fato, o brasileiro precisa estudar muito mais, e essa é condição essencial para que seja possível o crescimento condizente ao que pode ser feito. Dentro disso, um conceito importante é o de life long learning: a formação do indivíduo, de maneira integral, deve ser contínua, com atualização sobre as novas práticas de atuação no próprio campo de atuação.

O empresário, em especial, tem um grande papel nesse processo e, por isso, deve ser mais responsável – através da sua atuação, ele produz riqueza, emprega tantas outras pessoas e gera valor para o país. Ele, mais do que os outros, tem a tarefa de levar a sério o próprio crescimento, e esse “dever” não é meramente social, mas algo existencial, pois os empresários têm uma certa inquietude que é imperativa à ação e realização. Pensando nisso, a AMF busca fazer a sua parte e contribuir com o desenvolvimento do país a partir justamente da formação de pessoas, e uma das ofertas, pensando em nível empresarial, é o Escola de Negócios! Esse curso busca proporcionar aos empresários a possibilidade da formação continuada, e foi feito com base nas mais atuais técnicas de gestão empresarial e levando em conta também a realidade empresarial da região, sendo, portanto, um curso sob medida para aqueles que buscam uma opção formativa inovadora e atualizada.

A AMF traz desde a sua missão – “Formação de uma nova inteligência empreendedora, individuada, reforçada e focalizada na ação prática do sucesso, humanamente superior e socialmente correta” – o compromisso com um tipo de formação eu seja função de crescimento para o país através das pessoas. Ao começar o Escola de Negócios, o empresário entende que o líder é de fato o ponto de sucesso da empresa e se sente motivado a continuar o seu percurso de estudos, pois esse curso, assim como todos os outros da AMF, se fundamentam na práxis de sucesso em aulas com professores que aplicam com êxito aquilo que estão ensinando. No que se refere à continuidade de estudo, o empresário pode também iniciar o MBA Identidade Empresarial ou participar do Alta Formação Empresarial, curso modular também com foco na ação empresarial de sucesso.

Saiba mais sobre o curso Extenção Escola de Negócios em: faculdadeam.edu.br/extensao/escola-de-negocios

  • segunda-feira, 16 de abril de 2018
Os três pontos para ingressar no Mercado de Trabalho

Os três pontos para ingressar no Mercado de Trabalho

Esse texto tem como público-alvo os jovens que têm vontade de ser resposta às expectativas que empresas, líderes e instituições públicas frequentemente têm. Vamos tratar sobre algumas atitudes para que o jovem possa visualizar o modo para entrar como protagonista no mundo do trabalho, começando desde cedo a fazer bem a própria trajetória – e assim, ter desde cedo um ganho progressivo na parte financeira, mas também no que se refere ao respeito profissional e ao desenvolvimento da própria carreira.

É importante destacar que o conteúdo não faz referência à preparação técnica, mas sim a uma mentalidade adequada para que o jovem possa entrar com inteligência no mercado. Em suma, é uma psicologia prática para se inserir no contexto profissional de maneira responsável. “Responsável” possui dois sentidos etimológicos importantes, que devem sempre estar presentes naqueles que buscam mais de si mesmo: pode ter o sentido de “respondere”, ou seja, de responder às situações da melhor maneira; o outro, que entende a palavra como “res pondere”, adquire o sentido de “ponderar a coisa (a res)”, sendo, portanto um critério de prioridade, que permite ao indivíduo ponderar, dentre todas as situações, qual é aquela prioritária no momento.

Existem outras premissas interessantes, além da responsabilidade, que devem ser sempre observadas: o emprego deve ser encarado como um meio de realizar a própria ambição e, por isso, deve-se buscar aquele que seja mais coerente ao que se quer para a vida, levando em conta principalmente o quanto de aprendizado se ganha naquele ambiente profissional; quanto maior for a contribuição qualificada que o jovem souber dar para a empresa, maior será a gratificação recebida, sob todos os aspectos; é preciso construir a própria estrada de maneira autônoma, com humildade e buscando as oportunidades que mais garantem ganho de inteligência e personalidade, sem confiar nas leis ou em justiça social.

Base Econômica

A Base Econômica é o ponto de trabalho, o ganho contínuo de renda. Em síntese, a Base Econômica Base Econômica se entende a educação a saber fazer algo para criar o própria ponto econômico, é o princípio da liberdade da pessoa humana, pois faz dela o construtor da própria autonomia. Não é, então, a conta do banco, mas esta já é uma consequência. A Base Econômica é indispensável para aqueles que querem ser líderes, e a referência-base da sua constituição é sempre a economia de si mesmo: a economia é a dignidade de existir conforme o próprio modo.

A pergunta fundamental aqui é: o que eu sei fazer? E a resposta é a própria base econômica: é o que se pode oferecer ao mercado de maneira qualificada e que gera para o indivíduo a condição de gerar a própria riqueza.

Para criar uma verdadeira base econômica no mundo de hoje, existem algumas premissas indispensáveis:

  1. Um diploma de nível superior. Do ponto de vista social, um diploma é sempre algo valorado, além de que é um primeiro passo na trajetória acadêmica específica do indivíduo;
  2. Saber pelo menos uma língua estrangeira, além da de origem. No mundo globalizado, é preciso estar em condição de comunicação com o mundo e, por isso, podemos estender esse ponto para ao menos duas estrangeiras, o inglês e outra. Hoje, a língua inglesa é essencial para se atuar com ambição no mercado de trabalho;
  3. Saber usar bem o computador e a internet. Atenção: saber usar BEM! Isso significa utilizar todas as possibilidades que a internet oferece para se desenvolver e aprender, ou seja, pode-se fazer cursos online, acessar livros com facilidade e pesquisar sobre os mais diversos assuntos, expandindo o próprio campo de conhecimento;
  4. Especializar-se em um campo de interesse. Não precisa ser necessariamente o definitivo do próprio escopo geral, mas que dê uma eficiência de ganho constante e contínua atualização. O melhor é escolher duas, no máximo três áreas que vão garantir a sua atuação, e normalmente em conexão, no sentido de que existe aquela que é o seu core business, o seu principal negócio, e depois uma ou duas que estão coligadas e que garantem a sua distinção no mercado;
  5. Aprender a falar bem em público e imediatamente reforçar a própria imagem. Por mais que seja difícil e que muitas vezes cause medo, não se pode aspirar altas posições sem saber falar bem em público. O reforço da própria imagem anda de mãos dadas com isso.

Essas cinco condições são essenciais para criar uma base econômica própria.

Liberdade Legal

O ser humano é, essencialmente, um ser social, e precisa da sociedade para se desenvolver e colocar em prática o seu potencial. O líder, então, move-se, trabalha e realiza no ambiente social, e existem armadilhas que demandam atenção, principalmente no que se refere ao conjunto legal, e essa relação entre indivíduo, sociedade e Direito era salientada já em expressões latinas: “ubi homo, ibi societas” (onde está o homem, está a sociedade); “ubi jus, ibi societas” (onde está o Direito, está a sociedade); e “ubi jus, ibi homo” (onde está o Direito, está o homem). A legalidade é o direito de agir socialmente.

No mundo de hoje, a lei é prioritária sobre o dinheiro e, em cada situação, é necessário saber como ocorre o domínio legal: a lei, naquele específico caso, está do seu lado ou joga contra você?

Dentro disso, é imprescindível ser correto do ponto de vista legal, pois agir contra a lei é sempre uma perde de direito de muitas coisas. Aqui, deve-se atentar também aos colaboradores, se for o caso. Esse conhecimento legal é assim importante já de saída: a lei não admite ignorância e isso está explícito no código legal brasileiro, conforme o Artigo 3º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, “Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”.

Em síntese, a atenção aos aspectos legais e também fiscais nunca é demais, pois é a garantia de defesa contra os eventuais ataques que são arquitetados contra aqueles que têm sucesso – e esses ataques surgem das mais diversas fontes.

Pessoas de Apoio

As pessoas de apoio são aquelas com as quais se estabelece uma relação profissional que dá garantia nos aspectos econômico e legal, sendo, portanto, pessoas de suma importância para a progressão profissional. Deve-se cultivar essas pessoas e eventualmente até dar o protagonismo para eles, mas sempre visando o próprio sucesso.

Essas pessoas não são os colaboradores, mas profissionais especializados em um dado setor, e não são mais do que 5 ou 6: contador, jornalista, psicólogo, advogado... São profissionais com credibilidade social e maturidade que, em momentos específicos, podem ser úteis.

O líder é a figura central e progride em relação à inteligência específica e superior de solução do problema e, além de si mesmo, pode se valer de outros inteligentes que realizam um ofício diverso, mas correlato ao negócio, que possuem a expertise para resolver outros problemas, formando uma continuidade de conhecimento.

  • segunda-feira, 2 de abril de 2018
Escolha de morar sozinho

Escolha de morar sozinho

Dentro do processo de desenvolvimento e crescimento do homem, é natural ter o próprio espaço – e isso implica, em um determinado momento histórico, sair de casa. Esse momento varia bastante, vindo cedo para alguns e mais tarde para outros.

Quando somos jovem, normalmente queremos fazer tantas coisas, e é comum esse desejo de sair de casa estar presente nesse mar de anseios, e de forma recorrente a situação se dá em três formas: ou existe a vontade, mas ao mesmo tempo não se quer perder a comodidade de morar na casa dos pais; ou a pessoa realiza a mudança, mas se vê perdida e sem saber o que fazer; ou se faz a mudança e se busca aprender e resolver as situações que aparecem. Esse último é, claro, o melhor modo de realizar essa passagem.

Retomando o que já foi dito, é natural da vida o morar sozinho (ou às vezes com amigos ou parceiros), então quanto mais cedo se começa esse processo, mais frutos serão colhidos. O ponto fundamental aqui é o modo como se enxerga o caso: você pode ver como solidão, mas também pode ver como uma oportunidade para se desenvolver e aprender a gerenciar de maneira mais autônoma o próprio espaço, as próprias atividades e a própria vida!

Muitas são as possibilidades quando se passa a morar sozinho: podemos morar, de fato, sozinhos; podemos nos mudar para uma república, com outras pessoas; ou para uma Casa do Estudante, no caso da mudança para realizar um curso superior. Em cada um desses, existem pontos de vantagem, e cabe a cada um saber usar o novo estado em favor próprio. Pode-se, por exemplo, transformar a tão dramatizada solidão em um momento de reflexão, de autopercepção e de autoconhecimento, aproveitando para ficar só consigo mesmo e aprender melhor o próprio funcionamento e os próprios modos (um conhecimento por vezes negligenciados pela velocidade com a qual vivemos a vida hoje em dia). No caso de morar em um local com outras pessoas, pode-se socializar e trocar experiências com os outros moradores, desde assuntos dos cursos até culinária ou cuidado doméstico, afinal, não são todos que se mudam sabendo cozinhar e limpar a casa (quantas histórias já ouvimos de pessoas que passam algum tempo comendo macarrão instantâneo laugh). 

Em síntese, a saída de casa e o morar sozinho não é exatamente uma escolha, do ponto de vista que é algo natural e saudável, mas a escolha se dá em quando essa transição será feita. E o mais legal é perceber como coisas relativamente simples (organização doméstica, preparar a própria comida e manter o espaço organizado) fazem uma grande diferença também nas outras esferas da nossa vida, pois ao cuidarmos com responsabilidade dessas coisas, fazemos também a construção da possibilidade de desenvolvimento e aprimoramento acadêmico, profissional e pessoal!

  • quarta-feira, 28 de março de 2018
Conheça a Casa do Estudante da AMF

Conheça a Casa do Estudante da AMF

Dentre os muitos serviços ofertados pelas instituições de ensino superior, as casas do estudante costumam ser uma das mais importantes, principalmente por possibilitar a alunos de outros locais a moradia em uma nova etapa de vida.
Mas é de se pensar em um propósito maior para as casas do estudante do que simplesmente o de oferecer aos alunos um local para morar. Por que não alinhar a casa com a proposta pedagógica da instituição? Ou mesmo tornar o ambiente amistoso para que todos possam ter melhoramento na qualidade de vida? É pensando nisso que a Casa do Estudante da AMF busca, de acordo com os princípios praticados aqui, funcionar também quase que como um projeto de formação.
Antes de tudo, deve-se compreender o quão importante é o próprio ambiente para o desenvolvimento: sem um local limpo, tranquilo e organizado, não se pode aprender de maneira adequada. Por essa razão, além de ser incentivada a convivialidade entre os moradores, a limpeza dos ambientes comuns e privativos é feita pelos próprios moradores – afinal, a pessoa faz o ambiente e o ambiente a faz. Ainda no contexto de interação, socialidade e estilo de vida, os moradores também possuem toda a condição para prepararem as próprias refeições e comerem junto com os colegas. A Casa também possui uma firme coordenação pedagógica que está sempre presente no Recanto, conversando e auxiliando os alunos para que tudo possa estar organizado e funcionando da maneira pretendida.

Cozinha Comunitária da Casa do Estudante AMF

Assim como toda a AMF e do Recanto Maestro, a Casa do Estudante também pratica uma gestão sustentável: o aquecimento da água é feito por meio de energia solar, o sistema de tratamento de esgoto garante o saneamento básico e toda a infraestrutura da casa é montada pensando em garantir bem-estar e crescimento aos moradores.
Além disso, a formação acadêmica e profissional também é exigida: como contrapartida por morar na casa (visto que o número de vagas é limitado e existe concorrência) o morador precisa estar realizando uma atividade profissional ou então participar do projeto Escola da Vida, uma iniciativa da AMF em parceria com a Fundação Antonio Meneghetti voltada para os alunos que estão no começo do seu percurso: são aulas e oficinas que envolvem principalmente formação técnica e postura profissional, com o objetivo de incentivar os novos alunos a se qualificarem e buscarem oportunidades de trabalho.

  • sexta-feira, 23 de março de 2018