Antonio Meneghetti Faculdade

O tempo livre das férias

  • 05/01/2019
  • comentário(s)

O período de férias é uma época muito esperada no ano. É utilizado pela grande maioria das pessoas para descansar, mas um dia de belo descanso é suficiente para que nosso corpo se recupere de um semestre corrido de atividades. Depois, o que podemos fazer com todo o resto do tempo livre que nos sobra? Podemos fazer diversas coisas, como aprender algo que não sabemos, ou conhecer um lugar novo, o que é importante.

No período de férias aproveitamos para colocar tudo em ordem no tempo livre, casa, estudos, projetos. Mas depois que terminamos o que estava atrasado, ainda sobre tempo, e por vezes não sabemos o que fazer com esse tempo, ficamos com tédio. Nesse momento procurarmos algo para nos distrair, e ai é que se encontra o “perigo”. Quando buscamos algum programa de TV, por exemplo, para nos distrair, colocamos o tempo fora, e não investimos esse tempo em nós mesmos. Por fim apenas desperdiçamos um precioso tempo que poderíamos estar investindo em algo de crescimento. Quando fazemos isso, fugimos da responsabilidade conosco, deixamos nossos projetos para depois, é mais fácil ficar no sofá, distraindo-se com programas de TV, jogos, etc., do que estar trabalhando quem somos, é mais cômodo.

Diversas são as atividades que podemos investir nosso tempo livre e que trarão crescimento pessoal. Começamos por aprimorar seus pontos fracos, adquirir novos hábitos. Talvez exista algo que você ainda não sabe fazer, mas gostaria de aprender, como cozinhar, falar um novo idioma, ter o hábito da leitura, praticar esporte, estudar um assunto diferente, entre tantas outras coisas que podem ser feitas.

As férias são um tempo no qual você pode procurar descobrir quem você é. Experimentando coisas novas, se observando, saindo do hábito, você consegue ver tudo de outro modo, descobrir que você pode ser uma outra pessoa, melhor. Vai descobrir que talvez o que não gostava antes, não gostava por nunca tinha experimentado, que as velhas músicas já não te satisfazem mais, que você quer mudar os planos, quer mudar o rumo da vida, começar um projeto novo. O tempo livre que existe pode ser investido para tudo isso, aproveite!

Se você sabe quem quer ser no futuro, o tempo livre das férias é um bom momento para investir nisso, investir em si mesmo. Se ainda não sabe o que deseja ser, as férias podem ser uma boa oportunidade para aventurar-se e aprender coisas novas, descobrir o que gosta de fazer. O importante é que não perca tempo, não desperdiçar. Invista em você! Sabemos que só alcança seus objetivos quem trabalha para isso. Então, porque insistimos em desperdiçar o que passamos as vezes um ano inteiro construindo para nós?

Pensando nisso, no período de férias preparamos uma série de blogs do que você pode fazer com o tempo livre, o que pode aprender nas férias. Talvez algum lhe ajude a investir um pouco do seu tempo em você mesmo.

Comentários