“De jovem para jovem”: Daiane Rieder – O que uma viagem internacional me agrega

• 09/01/2019

É de conhecimento de todos que existem intercâmbios e viagens pedagógicas, e que AMF sempre incentiva tais viagens, devido aos 5 pilares de formação integral, onde um é especificamente “internacionalidade”. Mas, o que uma viagem pode me agregar? A maioria dos jovens tem o desejo de viajar, ou mesmo de fazer uma parte de sua graduação no exterior, mas alguns não pensam nas vantagens que uma viagem assim pode oferecer. É disso que o depoimento da nossa aluna Daiane Rieder vai tratar.

A acadêmica Daiane Rieder é natural da cidade de Santa Maria, tem 18 anos e é graduanda dos cursos de Bacharelado em Direito e Bacharelado em Ontopsicologia. Ela está realizando um período de sua graduação no exterior, na Università degli Studi di Torino, situada na região de Piemonte, no norte da Itália.

“Vivenciar uma experiência de estudos no exterior é sinônimo de ir ao encontro de uma formação integral e, decerto, esta vivência acompanhará o jovem como uma grande passagem de valor em sua vida, para sempre. A oportunidade de criar esta ‘bagagem de conhecimentos’ não somente lhe oportunizará uma consequente complementação curricular, o belo aprendizado de uma língua estrangeira e a compreensão de uma realidade diversa, mas, também, lhe fará perceber o quão grande ele é, quão grande é a sua capacidade e quão belas serão as suas lembranças. É interessante pensar que o olhar para trás surpreende, mas o olhar para o futuro, para as oportunidades que surgirão, mais ainda! As consequências após o retorno serão para além de satisfatórias, pois o momento do retorno é apenas o início de outra grande jornada. O jovem retorna apto a compartilhar uma vivência diferenciada e esse compartilhar abrange conhecimentos, contínuas trocas de valores e um consequente incentivo para que outros jovens e adultos também façam a escolha de conhecer um novo mundo, diferentes modos de ser e fazer. O aprendizado é uma ‘bagagem de conhecimentos’ que ninguém nunca poderá tirar de você, pois você é o único dono. Portanto, poderá, cada vez mais, aumentar as suas proporções.”