Antonio Meneghetti Faculdade

Planeje seu sucesso de 2019

  • 10/12/2018
  • comentário(s)

“A diferença entre transformação acidental e programada é a mesma que existe entre um relâmpago e uma lâmpada. Os dois fornecem iluminação, mas um é perigoso e inconsciente, enquanto a outra é relativamente segura, tem utilidade e está disponível.” (FERGUSON, 1980)

O final de cada ano é, para muitas pessoas, momento de esperança em relação ao novo ano que se iniciará. “São 365 novas oportunidades”, algumas pessoas dizem, e todos se enchem de esperança com as coisas boas que podem acontecer. No entanto, a grande maioria dessas “coisas boas” só se realizam mediante a ação do indivíduo, se existe trabalho e esforço para alcançar. O final do ano deve ser um momento, sobretudo, de planejamento do ano que se iniciará. É o momento em que se faz um flashback do que foi o ano que está se encerrando e um planejamento estratégico para nossa vida pessoal, de estudos, da empresa, etc. Para transformar as esperanças em realidade é necessário transformar as boas intenções em ação.

Toda essa energia positiva que o final do ano traz deve ser direcionada para os próprios objetivos, de modo a impulsionar ações e alcançar resultados de valor. Gasta-se um bom tempo sonhando com o dia que teremos sucesso na carreira, no dia em os sonhos se tornarão realidade, mas se nada for feito para o alcance dos próprios objetivos, nunca se chega lá.

Para ter grandes realizações reais no ano que se inicia e alcançar o sucesso no que deseja, é necessário traçar um planejamento. Colocar no papel objetivos específicos para realizar no ano que se inicia, pode ajudar muito. Escreva as metas, o que precisa mudar, o que deseja realizar, e o que precisa ser feito para realizar. Depois posicione esse esquema em algum lugar de fácil acesso, para que o esquema faça parte do próprio cotidiano. Olhar com frequência lhe ajuda a manter o foco em seus objetivos e, sobretudo, não esquecer deles. O sucesso vem para aqueles que lutam para obtê-lo.

Por vezes nos entristecemos por não sairmos do lugar ou por não termos a vida que sonhamos, longe de alcançar nossos sonhos. Porém não compreendemos que para alcançar nossos sonhos, na maioria das vezes a estrada é longa e o trabalho é árduo. Por isso devemos começar a nos movimentar hoje! Se ficarmos adianto o compromisso com nós mesmos, sempre ficaremos no mesmo lugar. Começamos por planejar o que queremos realizar em 2019, tornando nossos objetivos concretos, montando estratégias para alcançá-los, depois partimos para a ação, com força de vontade, mantendo sempre o foco, sem desistir. Você tem tudo o que precisa para realizar seus sonhos, só depende de você.

Se 2019 chegar ao fim e você não tiver realizado tudo o que planejou, ou da forma que planejou, pelo menos olhe para trás e reflita sobre o quando você cresceu, perseguindo os seus objetivos, quantas portas se abriram, novas experiências realizadas, lembranças boas que ficaram.  Com certeza tudo vai ter valido a pena, cada pequeno sacrifício. Você pode até não ter alcançado a total realização que queria, mas já subiu alguns degraus.

Quando 2018 acabar, deixe para trás tudo o que não lhe fez bem e leve consigo todas as memórias boas, que lhe dão força e impulsionam para frente, para realizar os objetivos que você colocou em seu planejamento de 2019. Você pode chegar onde quiser, desde que acredite que você tem força para isso, porque de fato você tem, se quiser.

Próspero 2019!

Comentários