Ser, Saber e Fazer para transformar seu potencial em ação!

• 17/10/2018

Aqui na AMF, formamos o aluno para ser, saber e fazer. Essa frase pode ser um pouco difícil de compreender, mas é uma frase central para que nossa proposta de formação seja de fato colocada em prática: esses três elementos, juntos, contém toda a lógica de formação que é feita aqui! O conceito da frase remonta a filosofia, mas isso não quer dizer que seja algo teórico: a frase traz consigo um sentido bastante prático, pois a partir de premissas que são sim subjetivas e metafísicas, definimos o rumo das nossas ações e, consequentemente da nossa vida! O slogan do Vestibular AMF 2019, “transforme seu potencial em ação”, está inclusive muito ligado ao que o nosso tema central (ser, saber e fazer) significa!

Para transformar potencial em ação, precisamos, primeiramente, entender esse potencial. Se o potencial é único – afinal, cada ser humano é único e irrepetível – podemos dizer que esse potencial está diretamente relacionado com a identidade de cada um, ou seja, aquilo que se é. Com isso, entendemos que aquilo que sou – o ser – é o que me constitui enquanto pessoa, enquanto inteligência e enquanto potencial, e é por isso que o ser que sou é o ponto de fundamento, de consistência, que sustenta todos os outros.

Partindo da própria identidade, podemos definir o modo de saber. De fato hoje mais do que nunca existe acesso quase irrestrito a vários tipos de informação, mas como definir o que estudar, o que ler, o que descobrir e, por consequência, o que saber? A verdade, na construção de qualquer projeto em qualquer campo, é o saber em conexão com a identidade, com o ser – e é esse saber que dá o modo de proceder para não errar, é o saber também para agir e compreender racional e teoricamente as passagens de solução e desenvolvimento que se deve fazer.

A vida, no entanto, não é só saber: é preciso também a ação realizadora para tornar concreta a verdade construída pela lógica racional! Aqui, entra o fazer, terceiro elemento da nossa frase. Assim como o saber, o fazer, para gerar o bem e o progresso do indivíduo, deve se apoiar no seu, na identidade, pois é deste modo que se garante que aquilo que se faz de fato contribui com o progresso do homem! Quando o fazer é construído sem contradizer a diretiva do ser, o homem aplica bem esse princípio de atividade e ação e, por consequência, se constrói bem!

Então é por isso que a AMF forma o aluno para ser, saber e fazer – e é desse modo que a transformação do potencial em ação prática de valor para o homem acontece! Com uma proposta de formação individuada, que desenvolve cada um de acordo com a própria força, a própria inteligência e a própria capacidade! A partir dessa lógica e desses três pontos, é possível formar o homem feliz, realizado, produtivo e bem-sucedido, que é evidência de que a vida é uma empolgante ocasião para se construir e fazer o melhor de si.