Como se preparar para a Faculdade?

• 19/07/2018

O início de uma faculdade é um momento muito especial. É sem dúvida uma das maiores mudanças que ocorrem na vida de um indivíduo. Apesar de ainda existirem algumas dúvidas, em relação ao curso, eventualmente uma nova moradia, novo ambiente, novas pessoas, já existe pelo menos alguma definição, algo formalizado para ser feito.

A faculdade é, por excelência, um local de produção de conhecimento, mas na verdade ela pode ser um local de produção de si mesmo, de desenvolvimento não apenas acadêmico, mas também pessoal e profissional, de crescimento integral e constituir um dos mais belos momentos da vida, com plenitude de aprendizado e progresso. É o local no qual você escolheu para se formar, para estudar, para se preparar para o mercado de trabalho, ou seja, não é pouca coisa! Mas, para que esse quadro seja de fato condizente com a realidade, são necessárias algumas atitudes por parte do acadêmico, uma preparação para que se tira de fato o máximo proveito.

O primeiro elemento é a mentalidade. Por mais que seja algo subjetivo, normalmente temos uma mentalidade um pouco mais despreocupada, digamos assim, no período escolar. Existem exceções, claro, pessoas que desde cedo desenvolvem maturidade, muitas vezes por circunstâncias da vida, mas é comum vermos um mesmo tipo de pensamento durante a escola. O fundamental na faculdade, sob esse aspecto, é compreender duas coisas. Primeiramente é necessário fazer as coisas por si, desde os trabalhos até o compromisso com o estudo, por esta é uma construção individual, que não pode ser delegada a ninguém, e que constitui um ganho que acompanha o sujeito até o final da vida. O segundo ponto se relaciona com a crítica, pois é muito comum vermos adolescentes e jovens que são muito críticos, mas perceba que é possível aprender com todos, e que quase todos os ensinamentos podem vir a ser úteis! Vamos deixar um pouco de lado então o pensamento de “quando vou utilizar isso na minha vida?” e vamos adotar o “como eu posso tornar esse conteúdo útil na minha trajetória?”. Desse modo, passamos a ver o estudo como ele realmente é: uma parte fundamental da vida, que consente ao sujeito o progresso e o conhecimento!

Dependendo da instituição na qual você vai estudar, surge outra questão muito importante, que costuma dividir opiniões, porque algumas pessoas anseiam por isso e outras possuem um certo receio de dar esse passo: morar sozinho em uma nova casa! Independente de ser em uma Casa de Estudante, um apartamento, uma casa, é importante se preparar e, mais do que isso, aprender a viver as novas experiências de maneira muito aberta, buscando fazer delas momentos de prazer da sua rotina. Um grande exemplo disso é a alimentação. Algumas pessoas sabem cozinhar, mas outras são um verdadeiro desastre na cozinha! E isso não é um problema, porque morar sozinho é justamente o impulso para que você aprenda! Começa-se aos poucos, claro, cozinhando coisas mais simples, mas, aos poucos, o ato de preparar a própria comida se torna prazeroso e até terapêutico, do ponto de vista de que é relaxante, e é realmente muito bom comer a própria comida!

Fora esse ponto, precisamos lidar com todas as responsabilidades de uma casa, e isso diz respeito, de maneira mais rotineira, à limpeza e organização do ambiente e pagamento de contas. Sobre as contas, por mais que seja algo prosaico, é uma responsabilidade necessária e que acompanhará você por toda a vida, então quanto mais cedo aprendemos a fazer, melhor! Assim como a culinária, limpar a casa pode ser um belo momento da própria rotina, mas isso vai depender do modo como a atividade for encarada. Fazer a limpeza é limpar e organizar o própria ambiente, e, vamos ser francos, é muito bom estar em um ambiente limpo e organizado! E a organização dá a oportunidade da criatividade, pois agora aquela casa é sua, é o seu espaço, e você tem liberdade de decorar e dispor os móveis à sua maneira, em um exercício que contempla também o autoconhecimento, pois é um aprendizado sobre a sua própria cultura!

Com isso, podemos perceber que o período da faculdade é um dos mais belos da vida, e se torna ainda mais belo àqueles que o fazem com excelência e responsabilidade. Avante!