Antonio Meneghetti Faculdade

Aproveite suas Férias!

  • 17/07/2018
  • comentário(s)

É um tempo no qual ficamos um pouco mais livres, com mais tempo para fazer tantas coisas. O tempo livre é uma faca de dois gumes: pode ser a fortuna ou a ruína do indivíduo. Isso acontece porque, enquanto estamos estudando ou trabalhando, normalmente estamos compenetrados, sabemos com clareza quais são as nossas responsabilidades e temos prazos e atividades definidas. Mas quando estamos ao sabor da liberdade, é preciso ter uma boa capacidade de autogestão, bom senso e responsabilidade.

Quando bem utilizado, o tempo livre pode promover ampliação de inteligência, pois é o momento do qual, por prazer, o indivíduo pode se dedicar a atividades que ele gosta e que dão um crescimento, seja de cultural, profissional ou mesmo pessoal. É o momento de reforçar o contato com a própria essência, mas, quando é mal utilizado, o resultado é a própria corrupção e a redução de si mesmo, e isso acontece por um motivo simples: a inteligência precisa ser sempre investida em vantagem para o indivíduo, e quando isso não é feito, o resultado é negativo.

É o momento para aprender também como é o próprio funcionamento – na correria do dia a dia, é comum fazer as coisas no “piloto automático”, então, com mais tempo e com calma, é possível ter atenção a si mesmo, e aprender quais são os melhores modos, em uma perspectiva individual, para realizar as próprias atividades. Na prática, deve-se cuidar para não entrar em estado do tédio, digamos assim, quando ficamos apenas esperando o tempo passar ou sem fazer nada, pois essa é a situação de ruína.

E o que podemos fazer? Várias coisas! É um bom momento para fazer uma geral no guarda-roupa e verificar quais roupas ainda estão boas e reforçam a própria imagem, doando aquelas que não servem mais; marcar um programa divertido com bons amigos é outra boa opção; sair sozinho, para fazer um passeio em um local bonito e tranquilo também é uma boa pedida; reorganizar a própria casa ou o próprio quarto, para mudar um pouco o ambiente e renovar os ares; ler um bom livro, que exija empenho intelectual, é outra boa atividade que provoca a inteligência.

Comentários