Antonio Meneghetti Faculdade

Benefícios da prática Esportiva

  • 04/07/2018
  • comentário(s)

É período de Copa do Mundo! Considerada por muitos o maior evento esportivo mundial, a Copa do Mundo de Futebol de fato tem o poder de aglutinar povos, promover alegrias, tristezas e colocar até aqueles que não são muito fãs de futebol para torcer pela sua Seleção!

E a Copa do Mundo de Futebol vai muito além do esporte: envolve patriotismo, emoção, política, cidadania, cultura, união e, claro, aprendizado! Os esportes são ótimas maneiras de desenvolvimento para o indivíduo, pois, de uma maneira interativa e dinâmica, é possível trabalhar aspectos físicos, de mentalidade e atitude. Confira abaixo alguns elementos que são desenvolvidos a partir da prática esportiva:

- Competitividade: alguns veem a competitividade como algo negativo, mas, goste ou não, a competição é uma tônica na vida. Todo o esporte se move por competição, a cada partida os times competem entre si em uma disputa pela ponta dos torneios. Em todos as fases nós passamos por processos seletivos, por exemplo, seja para uma vaga acadêmica ou para um posto de trabalho. É necessário saber se posicionar quando em dialética com os outros, pois, afinal de contas, ao se candidatar para uma vaga, o objetivo de todos é passar, então é necessário saber como jogar nesse processo para sair vitorioso.

- Liderança: você consegue pensar em um time, de qualquer esporte, que se sustente e que seja vencedor sem um líder em campo? A figura do líder é importantíssima em qualquer campo, da ciência à empresa, e no esporte não é diferente: é necessário definir o jogador que vai capitanear, guiar o time dentro de campo ao longo das partidas para que o objetivo seja atingido. Como dito acima, as lideranças são essenciais para o desenvolvimento em qualquer área de atuação humana, e o esporte é um meio para que, desde cedo, aqueles que têm essa potencialidade natural comecem a lidar com essa força e com a prática liderística.

- Trabalho em Equipe: uma das belezas da vida se dá justamente quando os indivíduos, cada um com suas características próprias, se juntam para realizar tantas coisas grandes. No esporte é assim, pois, salvo os esportes que são individuais, é necessária uma força conjunta para que se chegue à vitória. Sim, já vimos casos de jogadores que, sozinhos, têm a capacidade de ganhar partidas, “carregando o time nas costas”, mas esses são os gênios, os muito dotados. A socialidade é inerente ao ser humano, e, como consequência, as relações interpessoais. Ao aprender a lógica de coordenar diversos potenciais para uma mesma finalidade no esporte, é possível transpor o conhecimento para coordenar grupos de trabalho, projetos e estudo.

- Racionalidade e Estratégia: um dos fenômenos mais fantásticos do esporte, e também um dos que o torna tão emocionante e instigante é a imprevisibilidade e a unicidade de cada partida. Por mais que seja mais uma partida de futebol, vôlei ou basquetebol, e mesmo que seja entre dois times que costumeiramente se enfrentam, nunca é o mesmo jogo. Dentro disso, cada equipe precisa traçar estratégias e pensar racionalmente o jogo para que seja definida a melhor rota para a vitória – e, desse modo, o esporte desenvolve tanto o intelecto quanto o físico, afinal, é necessária a capacidade mecânica de executar a tática definida. Em suma, existe uma regra geral para qualquer esporte: ninguém começa o jogo atrás no placar e ninguém joga para perder, então qual é o melhor modo de ficar a frente? Punindo os erros do adversário! Independente do esporte, ganha, em suma, quem erra menos e pune mais os erros do adversário. A estratégia entre, justamente, em como, naquela partida específica, contra aquele adversário, errar menos e punir mais.

- Vontade e Determinação: aprendemos na filosofia que a alma tem duas faculdades: o intelecto e a vontade. No esporte, trabalhamos as duas e, junto com a segunda, também a determinação. Em qualquer esporte o esforço, a determinação e o trabalho duro e a vontade de se superar e vencer são indispensáveis na composição de um time vencedor. Assim como no esporte, essas são características essencialmente presentes em uma pessoa que atinge grandes objetivos na vida, pois a inteligência e a capacidade encontram a prática quando existe aplicação, vontade e esforço.

A partir desta visão sobre o esporte, a AMF tem como um dos seus projetos de extensão o Núcleo de Esportes, que promove e fornece assistência aos alunos na prática esportiva! Acesse https://www.faculdadeam.edu.br/extensao/nucleo-de-esportes e saiba mais sobre o nosso Núcleo de Esportes.

Comentários