Metodologia FOIL - Mentalidade, atitude e competência do líder

• 22/06/2018

A formação técnica oferecida por uma instituição de ensino superior deve, naturalmente, ser excelente. Mas uma excelente formação técnica não é o suficiente, afinal, um mercado de trabalho competitivo e cada vez mais especializado exige do ingressante habilidades e postura destacados para que se alcance o sucesso. A AMF, por isso, possui as disciplinas FOIL, de formação empreendedora e liderança.
A FOIL, sigla para Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística, é uma empresa fundada para atender as necessidades da consultoria empresarial e formação continuada de altos executivos e operadores sociais e de formação diferenciada aos jovens que desejam tornarem-se líderes. A partir da metodologia utilizada pela FOIL, que se diferencia pela aplicação da ciência ontopsicológica, foram desenvolvidas as disciplinas FOIL, uma parte da grade curricular da AMF que está presente em todo o percurso acadêmico do aluno e é transversal aos cursos, sendo parte de todas as graduações oferecidas na instituição.
Fundamentalmente, a FOIL constitui uma técnica de personalidade que se vale dos mais atuais modelos de gestão, sendo utilizada por consultores e profissionais. São desenvolvidas a sua mentalidade, atitude e competências competitivas do aluno, que podem ser aplicadas em qualquer contexto de trabalho, com ganho individual, da organização e do contexto social. Isso significa que, de forma complementar ao aprimoramento técnica, as disciplinas FOIL fornecem o modo, a lógica, o mindset para que o aluno possa, desde de o começo do curso, compreender a lógica do trabalho e entrar no mercado já como protagonista, tendo ciência das próprias potencialidades, que devem ser reforçadas, dos próprios pontos a se melhorar, e da própria posição, para que, desse modo, a sua movimentação profissional seja de fato condizente com a sua situação atual.
Na prática, as disciplinas FOIL são de ordem bastante prática: os alunos são constantemente estimulados em exposição (afinal, o falar bem em público e a capacidade de diálogo são competências fundamentais), além de serem provocados a visualizar quais os passos a serem dados no progresso profissional. Também é a disciplina na qual nascem ideias de projetos, a partir dos próprios alunos, que depois são implementados como atividades regulares da AMF – o Campeonato de Oratório e Retórica, por exemplo, começou como projeto de uma disciplina FOIL do curso de Direito. Por fim, outro constituinte do semestre letivo dessas disciplinas são as viagens técnicas, organizadas inteiramente pelos alunos, em uma proposta que não só proporciona ao aluno conhecer um novo local, mas também o ato de responsabilidade com o planejamento e execução da viagem, pesquisa sobre o destino – que amplia a cultura do aluno – e iniciativa para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
As disciplinas FOIL são de fato um diferencial e se configuram não apenas como tal, mas também como uma parte essencial da formação do indivíduo e que é apreciada e estimada pelos alunos por promover realmente uma conscientização e aplicação do próprio potencial.

Clique aqui e saiba mais sobre a Metodologia FOIL.