Antonio Meneghetti Faculdade

10 fatos sobre a AMF

  • 29/05/2018
  • comentário(s)

1 - Início no Salão Amarelo: A AMF iniciou as suas atividades no chamado “Salão Amarelo”, um pequeno prédio do Recanto Maestro – campus da AMF – que conta com seis salas. Na época, o primeiro curso oferecido foi o de Administração. Hoje, o Salão Amarelo é utilizado por outro grande projeto desenvolvido no Recanto: A Orquestra Jovem Recanto Maestro. A nossa instituição, nesse momento, realiza a construção do terceiro prédio, em uma prova da grande expansão ocorrida nesses 11 anos de história!

2 - Construção do primeiro prédio da AMF: a construção que hoje conhecemos como prédio principal da AMF começou a ser construída em 2009. Pouco tempo depois da inauguração da faculdade, a demanda de alunos e os planos de expansão exigiam um novo espaço, mais amplo, e foi disto que começou a ser construído o novo prédio. Hoje, a AMF conta com mais uma unidade, inaugurada em 2016, e está construindo o terceiro prédio, que será ainda maior do que o atual prédio principal!

3 - Convênio com a Universidade Estatal de São Petersburgo: os convênios internacionais de uma instituição representam, além de possibilidade para os alunos, o respeito que existe fora do país. Dentro os muitos acordos de cooperação que a AMF estabeleceu ao longo desses anos, um deles foi firmado com a Universidade Estatal de São Petersburgo (UESP), primeira universidade russa, fundada em 1724, e uma das mais importantes instituições de ensino superior do mundo. A AMF é a única faculdade no Brasil que possui convênio com a UESP.

4 - A Casa do Estudante como projeto pedagógico: quando se decide estudar fora, a moradia é sempre um ponto que gera expectativa e dúvida. Aqui na AMF, a Casa do Estudante é equipada com infraestrutura completa – desde quartos mobiliados com banheiro privativo até cozinha comunitária. Além de ser uma extensão da AMF, se baseando nos mesmos princípios da instituição e complementando, em um estímulo de atitude individual, a proposta de formação praticada em sala de aula, a Casa do Estudante foi feita primordialmente para os alunos: a mensalidade para viver é estabelecida de acordo com os custos. Ou seja, a intenção não é a de auferir lucros, mas de proporcionar aos novos alunos um ambiente confortável, moderno e organizado, ideal para o desenvolvimento, e tudo isso ao custo mensal de apenas R$150,00!

5 - Bacharelado em Ontopsicologia: A Ontopsicologia é uma ciência de vanguarda que estuda o homem de forma integral, ou seja, estuda em seus aspectos existências, psicológicos, biológicos, sociais, de inteligência, na produção de seu trabalho e no desenvolvimento econômico. Essa ciência é estudada e ensinada em diversas instituições de ensino no Brasil e no mundo, mas apenas a AMF oferece um curso de graduação nessa ciência! O Bacharelado em Ontopsicologia da AMF foi aprovado pelo Ministério da Educação em 2014 e iniciou as atividades em 2015, com a formação da primeira turma. Hoje, já são quase 100 alunos matriculados, se formando nesse novo conhecimento e se capacitando para o ingresso no mercado de trabalho com uma técnica distinta, com capacidade de atuação destacada nas mais diversas áreas do conhecimento humano!

6 - AMF 10 Anos em Paris: Em setembro de 2017, mais de 200 pessoas, entre alunos, professores, empresários, autoridades do Brasil, Rússia e França, participaram do Symposium Internacional “Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro”, realizado pela Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista, Cultural e Educacional; pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF); e pelo Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, na Sede da UNESCO, em Paris. O evento científico marcou os 10 anos da AMF e também foi o decênio da conferência realizada pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti, patrono da nossa instituição. O Symposium, então, foi um grande momento para discutir aquilo que Meneghetti expôs, 10 anos antes, e debater desdobramentos, soluções para as problemáticas e situações evidenciadas pelo Professor.

7 - Mais de 40 empresas sediadas no Recanto Maestro: a proposta de formação da AMF se baseia em 5 pilares de formação que, quando praticados de maneira circular, resultam na formação de lideranças: estudo, trabalho, ciência, alta moralidade e internacionalidade. O segundo pilar, o trabalho é exercitado em sala de aula, pela formação dos professores, e também pelo incentivo ao aluno de começar desde cedo a se inserir no mercado de trabalho. Para reforçar isto, mais de 40 empresas estão sediadas no Recanto Maestro, campus da AMF, e oferecem vagas de estágio para os nossos alunos. São oportunidades nas mais diversas áreas, como tecnologia, turismo, gastronomia, setor administrativo e jurídico, artes, comunicação, marketing, moda e cosméticos.

8 - Arquitetura: muitas pessoas que visitam o Recanto Maestro, campus da AMF, se admiram com a arquitetura das construções: são modelos e formas muito diferentes, com traços marcantes, e logo exibem uma lógica no modo como foram projetadas as edificações. O fundamento por trás das formas é fazer um tipo de prédio que seja o mais próximo possível daquilo que é a natureza. O Recanto Maestro é, como um todo, um grande exemplo de urbanismo integrado à natureza, e os prédios, obviamente, reforçam isso: os modos de curvatura e o design lembram, dependendo do ângulo que se olhe, a forma das árvores, os pássaros ou mesmo do mar!

9 - Sinta-se AMF: esse projeto está dentro das ações do Vestibular AMF e vem com uma proposta que é diferente das feiras de profissão ou de testes vocacionais: o Sinta-se AMF é uma experiência focada no indivíduo, proporcionando àqueles que vem conhecer a AMF um momento de reflexão sobre as próprias escolhas e sobre o próprio potencial! Além da apresentação da faculdade, dos cursos e de um tour pelo Recanto Maestro, é realizado o “Passando a Limpo de Jovem para Jovem”, em que alunos da AMF contam as próprias experiências, sobre qual curso fazer, sobre a escolha de morar sozinho, sobre novas vivências que vieram com o ingresso no ensino superior, em uma conversa descontraída que busca discutir tantas questões pelas quais passamos durante esta fase, que é uma das mais belas e importantes da vida!

10 - Conexão AMF: hoje, a AMF realiza, duas vezes por semana, o programa “Conexão AMF”. Transmitido pela 97.7 Nossa FM de Restinga Sêca, o Conexão AMF vai ao ar às terças e quintas, das 11h às 12h, apresentado pelo aluno de Administração Ariel Ramos e pela aluna de Direito Sabrina Ramos, traz novidades sobre a AMF e o Recanto Maestro e temáticas que concernem à AMF. É muito comum, por exemplo, que professores, coordenadores e gestores do Recanto Maestro sejam convidados para discutirem assuntos das suas respectivas áreas de atuação, fazendo do Conexão AMF uma ótima opção a ser sintonizada, com muita informação e interatividade!

Comentários