Como gerar valor junto com o seu cliente

• 09/05/2018

De maneira prática, para além dos próprios objetivos, o empresário trabalha para oferecer um produto ou serviço de qualidade, que gere vantagem e satisfação para o mercado e, consequentemente, para o consumidor individual. O cliente é indispensável na atividade empresarial, e não apenas pela sua função econômica – as grandes ideias e “sacadas” nascem da interação entre a inteligência do empresário e as demandas dos seus clientes, sendo este um elo fundamental.

Diante disso, os desafios que emergem dessa relação constituem uma parte daquilo que estimula o empresário – porque existe, junto a isso, a satisfação interior de realizar o próprio projeto, mas que só se concretiza de fato da dialética. Fazer essa distinção também é importante, pois é preciso compreender a próprio identidade, o próprio projeto para que a atuação possa ser conforme a si mesmo.

Nesse processo, a importância do que se oferece, seja um serviço ou produto, se torna de tal maneira importante porque passa a ser a passagem entre a própria essência e o externo: isto é, nesse nível de maturidade, o empresário passa a ser um copartícipe da vida, entra em comunicação geral e, do próprio específico, ativa e gera aquilo que é universal. É como se o produto, o serviço fosse capaz de levar o cliente ao contato com aquilo que é o melhor dele, impulsionando-o a também buscar o seu melhor. Isso é de fato entregar valor para o cliente.

Quando se chega nesse nível significa que o empresário está em conjunção com a força da vida, e sabe o modo e a direção que a vida faz presença nele. Ele participa do belo jogo da vida, e é integralmente consigo mesmo. Ele experimenta prazer, satisfação, alegria, pois está no ponto certo e entende como a vida o quer, sadio e feliz. É justamente dessa abundância de si que nascem tantas coisas boas também para a sociedade.

Essa é a bela, longa, prazerosa e contínua jornada da vida: saber a si mesmo e agir conforme o que se é, conforme a própria estrada, e essa é a maior garantia de resultado econômico e empresarial, pois quando se atua integralmente a própria inteligência, o resultado não pode ser outro que não o sucesso e a completa realização.

Este e outros assuntos são abordados no curso de Extenção Escola de Negócios: faculdadeam.edu.br/extensao/escola-de-negocios