Formação prática em uma faculdade distinta

• 20/04/2018

Hoje, muito se busca uma instituição que ofereça uma preparação sólida para o mercado de trabalho, afinal, todos buscam uma formação que consinta ingressar no mercado de trabalho de forma superior. A AMF, na sua proposta pedagógica, prevê o desenvolvimento também profissional do aluno – e isso pode ser verificado tanto nos pilares de formação da instituição quanto de forma prática, nas aulas e nos projetos.

Em se tratando dos pilares de formação, destacam-se o estudo e o trabalho e, aqui, os dois andam “de mãos dadas”: a teoria fundamenta a prática, mas é a prática que desenvolve a teoria! Por isso, o corpo docente da AMF é composto por professores com titulação e sólido percurso acadêmico, mas que também atuam de maneira destacada no mercado de trabalho. Isso garante que o conhecimento seja entendido não apenas sob um viés conceitual, mas é possível visualizar de maneira concreta e, mais ainda, viva, pois são as experiências próprias dos professores que entram como elemento ilustrativo para a aula, pois aqui na AMF, ensina quem faz. Em relação ao trabalho de fato, são diversos projetos de extensão e oportunidades de estágio, e tudo isso para possibilitar ao aluno, desde cedo, o desenvolvimento de uma atitude e de uma mentalidade que seja convergente às exigências do mercado de trabalho, formando, desse modo, um profissional capacitado a resolver de fato as problemáticas que se apresentam no mundo, com qualidade, criatividade e eficiência. Além disso, é por meio do trabalho, da ação prática, que o ser humano se descobre e se constrói!

Nós consideramos isso um ponto de muita relevância e nos orgulhamos muito disso porque normalmente as instituições não formam o aluno para o mundo do trabalho: a formação é acadêmica e focada no desenvolvimento de acadêmicos, ou seja, falta a práxis profissional, e isso se evidencia inclusive na orientação profissional dos professores. No fim, muitas instituições falam em formação diferenciada, e normalmente evocam argumentos sobre o corpo docente, projetos de extensão e infraestrutura – e esses fatores constituem sim elementos importantes e essenciais no processo formativo do indivíduo – mas o maior diferencial é oferecer um tipo de formação que seja conforme a medida de cada aluno em particular, entregando de fato valor a cada um. Sob esse viés, a AMF é entendida como uma instituição distinta, pois essa palavra traz consigo um significado de superioridade, enquanto “diferenciada” remete à algo diferente, e a AMF, nesse caso, não pode ser considerada uma instituição diferenciada: ela é, dentro da sua proposta pedagógica e na sua prática, em igualdade aos alunos, no sentido de proporcionar a cada um o desenvolvimento que seja igual à própria inteligência e conforme o próprio potencial!