Antonio Meneghetti Faculdade

7 pontos do empreendedor de sucesso

  • 02/08/2019
  • comentário(s)

Muitos são os manuais apresentados para quem quer empreender ou gerenciar um negócio. Em cursos e palestras, também são apresentados métodos e posturas que contribuem nessa jornada, mas quais são as práticas e pressupostos que são de fato decisivos para que o sujeito evolua no seu projeto empresarial? Estão aqui os 7 pontos que compõem a práxis do empreendedor de sucesso!

1) O potencial natural. Um potencial superior, que capacita a ser líder. Deve-se, então, compreender a si mesmo e as próprias potencialidades, as próprias capacidades, e trabalhar de acordo com o que se é. Isso quer dizer que, por nascimento, já se é diferente, e isso significa também mais responsabilidade para se desenvolver e atuar na história.

2) O seu desenvolvimento técnico deve ser conforme ao potencial de natureza. O empreendedor deve saber como utilizar as regras sociais em seu favor e fazer as melhores escolhas, de acordo com as opções disponíveis, para se desenvolver em igualdade com o potencial – sempre em referência à conhecimento técnico e ao próprio business. Em suma, a evolução racional do sujeito deve ocorrer em razão do próprio potencial, e isso envolve uma grande escola de formação, coerência, experiências, sacrifício e uma continuidade de estudos. Aqui, é importante também pagar pela própria formação, pelo próprio processo de se tornar grande. É a partir dessa preparação técnica que o potencial encontra os caminhos para se mostrar em seu ápice, com excelência.

3) Ter uma ambição definida. A ambição dá a ordem. A inteligência sem a ambição se torna um desastre. É ela que fornece a direção do sujeito. A ambição se relaciona diretamente aos dois primeiros pontos: depois do potencial e de realizar a formação técnica, são indispensáveis a ambição e a coragem de pagar um preço maior, correspondente à própria distinção. Dentro da dialética do intelecto e da vontade a segunda, que está intimamente relacionada com a ambição, costuma ser inclusive mais preponderante em uma trajetória de sucesso.

4) O empreendedor deve ter amor pelo próprio trabalho e pelo próprio projeto. Deve-se amar aquilo que escolhe. A ambição e o amor devem estar juntos, e o sentimento deve ser verdadeiro, deve ser realmente sentido pelo empreendedor. Esse amor gera valor também para o produto, pois se transmite, a partir do líder, para todos aqueles que trabalham e principalmente para o consumidor. Nesse quesito é como se o empresário também distribuísse um pouco desse amor, e as outras pessoas se sentem parte dessa grande festa.

Importante: com os quatro primeiros pontos, o sucesso já começa a se evidenciar.

5) Ser detentor de um conhecimento superior específico sobre o próprio setor. Depois de um certo percurso, com experiência, deve-se saber conhecer o melhor sobre o seu projeto específico. Sobre o produto e a área de atuação, o líder deve ser o máximo especialista na área, sempre em constante atualização. Ele deve buscar entender de tudo, desde questões materiais, físicas, químicas, até a psicologia por trás do seu business específico. Se existe amor ao projeto, deve haver especialização.

6) Transcendência ao utilitarismo funcional. Transcendência ao utilitarismo funcional significa que o líder transcende todas as situações e, na sua mente, o escopo prioritário é o útil e funcional da própria empresa. Ele deve viver as situações com relativismo e transitoriedade. Independente do meio e da ferramenta, não se pode perder o objetivo do projeto, ou seja, deve existir transcendência sobre os meios utilizados para alcançar o objetivo. O líder, está sempre em criatividade.

7) O líder deve ser capaz de racionalizar sobre a intuição. A intuição é um momento que permite ao líder ver com exatidão a realidade. Saber organizar a intuição no modo da racionalidade significa ter um instrumento que resulta sempre em sucesso. É por meio da leitura correta da intuição que o líder distingue a direção do sucesso daquela do fracasso. Em qualquer situação existe apenas uma escolha ótima a ser feita, e a intuição dá a chave de leitura para saber o que fazer a cada momento.

Para mais informações acesse: https://materiais.faculdadeam.edu.br/escola-de-negocios-2019

Comentários