Antonio Meneghetti Faculdade

Recanto Maestro
Formação Integral
Vídeo AMF

Uma proposta de formação integral para o jovem

Na AMF, acreditamos que a formação do jovem deve ser integral, englobando todas as esferas do desenvolvimento humano. Para alcançar esse objetivo, são trabalhadas seis dimensões que, quando praticadas de modo conjunto, complementar e progressivo, permitem essa formação integral, no sentido de se chegar ao protagonismo responsável: estudo, trabalho, ciência, alta moralidade e internacionalidade. A partir destes cinco pilares de formação, o indivíduo, fazendo o seu percurso individual com dedicação, humildade e inteligência, se desenvolve e torna-se evidência de que o homem é, por natureza, saudável, realizado e feliz!

  • Estudo
  • Trabalho
  • Ciência
  • Alta Moralidade
  • Internacionalidade

Estudo

A formação teórica oferecida na AMF se destaca principalmente pela utilização da metodologia FOIL e Pedagogia Ontopsicológica como fundamento de ação e pela mentalidade dos professores, que combinam três competências: um sólido percurso acadêmico, sempre com alta titulação; a formação estilo life long learning, com aprimoramento constante, por isso eles nunca param de estudar e realizar cursos de aperfeiçoamento, fato que resulta, para os alunos, em terem acesso sempre às técnicas mais atuais na área que está sendo estudada; e também são profissionais de sucesso nas suas respectivas áreas, trazendo todo a experiência, aplicação prática e realidade de mercado para a sala de aula, em uma proposta de levar um conhecimento vivo para a sala de aula e que reforça um dos motes da AMF: só pode ensinar aquele que faz e que demonstra eficiência pelos seus resultados. Essa proposta faz com que o aluno tenha condição de chegar aos mais altos postos de trabalho e função social. Para complementar essa área do desenvolvimento do aluno, existem também projetos e locais alinhados com os princípios.

Outro grande diferencial é que todos os cursos contam com as disciplinas FOIL (Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística), as quais buscam ensinar ao aluno a psicologia prática do sucesso: o que ele deve aprender para entrar no mercado de trabalho como protagonista responsável, como aprender e como gerenciar e aplicar esse conhecimento. São disciplinas que trabalham técnicas de personalidade e mentalidade e atitude adequadas para o jovem se desenvolver no mercado de trabalho.

Viagens Técnicas nacionais e internacionais são feitas, tanto nas turmas de graduação quanto de pós-graduação. Na graduação, os alunos AMF são sempre são incentivados a realizarem viagens, seja com propósito cultural, seja para realizar uma parte da formação técnica ou para fazer um curso complementar. Além desse incentivo institucional, existe também a provocação dentro de sala de aula para conhecer novos locais: é comum, nas Disciplinas de Formação Empreendedora e Liderança, que os próprios alunos organizem a viagem, desde a logística até os locais que serão visitados. Contando os 5 cursos de graduação, os alunos da AMF já foram para municípios do Rio Grande do Sul, Montevidéu (Uruguai), Brasília-DF, Salvador-BA, Natal-RN, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Florianópolis-SC, Curitiba-PR. As viagens têm como objetivo primordial mostrar o funcionamento prático e in loco de grandes empresas nacionais, trazer novas ideias para os cursos e oportunizar uma nova experiência cultural aos alunos, pois isto é fundamental para uma formação completa.

Visita Técnica Alunos de Sistemas de Informação na Campus Party, em Salvador-BA, agosto de 2017.

A AMF também busca promover aos alunos o contato com inteligências empreendedoras, que atuam com responsabilidade e conseguem, a partir do próprio desenvolvimento, contribuir também com o contexto social. Essa vivência ocorre tanto em sala de aula, devido ao fato de que os professores são profissionais de destaque nas suas respectivas áreas, quanto em aulas especiais e nos Encontros de Valor, momentos nos quais os alunos podem ouvir gigantes dos mais diversos ramos empresariais como construir uma trajetória sólida, como começar um negócio e como fazer as passagens de evolução para alcançar o sucesso profissional.

Aula Magna Aula Magna de abertura de semestre. Esta, acima, realizada no Anfiteatro da AMF.

No que se refere à pós-graduação, é previsto no conteúdo programático que um dos módulos do curso seja internacional. Os destinos já contemplados pelos alunos foram algumas cidades da Itália, Rússia e Ucrânia, com visitas que combinam tanto a alta tecnologia e inovação, como a Ferrari e a Ambev, quanto empresas de produção artesanal, milenares, clássicas e tradicionais. Essa escolha se dá para que o aluno perceba que é indispensável alinhar a técnica à inteligência humana, em um modelo de negócio que visa o empreendedorismo humanista.

Pós-Graduação Alunos do MBA visitando a Ferrari, na Itália, setembro de 2017.

- Biblioteca Humanitas: “O sentido clássico da palavra humanismo é Humanitas, que significa: educação do homem de acordo com a verdadeira forma humana, com seu autêntico ser” (JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001). É com esse propósito que a Humanitas busca atender aos alunos da AMF e comunidade acadêmica em geral. Com títulos que perpassam as mais diversos setores do conhecimento humano, desde filosofia antiga, poesia e literatura até os conteúdos programáticos e complementares dos cursos de graduação e pós-graduação, a biblioteca oferece um grande acervo para que o aluno possa se aprofundar naquela área do saber que mais faz contato com o seu íntimo. Nesse catálogo, a Humanitas busca privilegiar e trazer ao público obras que remetem ao melhor da produção científica e cultural humana, evocam os valores humanistas e constituem distinção e valor no progresso acadêmico-racional do estudante. Estão nas obras raras, por exemplo, uma edição de colecionador da Divina Comédia, obra-prima do italiano Dante Alighieri, com ilustrações do pintor Renascentista Sandro Botticelli. Com tudo isso, a biblioteca dispõe de mesas, bancadas, poltronas e, é claro, silêncio, sendo um dos melhores lugares para ler, escrever, estudar e fazer um trabalho.

Biblioteca Humanitas Alunos utilizam a Biblioteca Humanitas para estudar, fazer trabalhos e ler.

- Núcleo de Excelência em Linguagem e Trivium: Muitas são as competências que um aluno precisa desenvolver no seu percurso de estudos. Uma, no entanto, é basilar para todas as outras e fundamental em qualquer área: a comunicação. A AMF, por isso, desenvolve dois projetos de extensão nessa área, sendo eles o Núcleo de Excelência em Linguagem e Trivium: As Artes da Linguagem. Essas duas iniciativas acadêmicas auxiliam o aluno a aprimorar a escrita, na gramática, lógica e progressão textual, polidez e refinamento linguístico e estilística; e a oratória, a retórica, a lógica argumentativa e a capacidade de se fazer claro na fala.

Trivium Apresentação do projeto Trivium: As Artes da Linguagem, para os alunos.

- Integração com a natureza: o Recanto Maestro, campus da AMF, é um dos centros ecobiológicos construídos pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti, patrono da AMF. Mas o que é um centro ecobiológico? Ecobiologia é um conceito formado por dois radicais gregos: oikos (do qual deriva eco), isto é "casa", "ambiente", e bios, cujo significado literal é "que vive" – significa a vida do ambiente, a vida da casa. Por isso, o Recanto Maestro é um local que emana vitalidade e que convida o homem a estudar, trabalhar, realizar e se desenvolver. Dentro deste local, são muitos os espaços de integração com a natureza, e o aluno pode também estudar nesses locais. São ambientes vitais, que revitalizam o ser humano, produzindo um momento de estudo muito mais intimista e profundo.

Integração com a natureza Alunos em aula ao ar livre.

Trabalho

Muito se fala de teoria alinhada à prática, mas o que de fato significa isso? A teoria é o fundamento da prática, mas a prática é o que de fato evolui a teoria! Por isso, o aluno AMF é encorajado a desde cedo começar a trilhar também o seu percurso profissional, e começa a entender o valor do trabalho na vida do ser humano. Além da importância disto na sua formação acadêmica, pela complementariedade existente entre estudo e trabalho, é também através da atividade profissional que o aluno começa a desenvolver a responsabilidade, a autonomia, aprender a lógica do progresso profissional e a capacidade de serviço, de saber fazer uma atividade, a capacidade de ação e o autossustento. Sob um ponto de vista mais intimista, o aluno começa a perceber e formalizar a própria ambição e a ter um estilo de vida coerente com aquilo que se almeja.

Trabalho Envolvidos nas atividades realizados na AMF e no Recanto Maestro, os alunos são parte integrante das equipes de trabalho das diversas empresas constituídas aqui.

Para que o aluno possa iniciar o seu percurso profissional, existem mais de 40 empresas no Recanto Maestro e na região que disponibilizam vagas para alunos. As áreas também são muito variadas, com postos em setores administrativos, comercial, vendas, alimentício, área da tecnologia, cosméticos, artes, produção editorial etc.

É comum que o aluno, ao longo desse processo de formação profissional e acadêmica, além de começar a identificar as próprias potencialidades e ambições, perceba também os pontos a serem melhorados. Para auxiliar nisso, a Central de Carreira, um dos projetos de extensão, tem como objetivo de desenvolver personalidade e proporcionar crescimento e progressão profissional, em encontros individuais e em grupos, conduzidos por um coach. O projeto também oferece estágios de férias em grandes empresas e escritórios do país!

Estágio de Férias Por meio da Central de Carreira, alunas da AMF passaram um mês aprendendo na Calçados Beira Rio, uma das maiores empresas calçadistas do Brasil.

Pensando em contribuir com o desenvolvimento empresarial da região, a AMF criou a Escola de Negócios. Este curso é voltado para empresários da região, com o objetivo de entregar, de forma concreta, aplicada e simples, métodos capazes de melhorar o desempenho que está sendo obtido, e evidenciar que é possível ampliar seus resultados, substancialmente, sem alterar a estrutura da empresa.

Escola de Negócios As aulas da Escola de Negócios acontecem uma vez por semana e abordam diversos assuntos relacionados à gestão.

Aberta aos alunos de todos os cursos, a Master Jr, empresa junior da AMF, é mais uma oportunidade de iniciação profissional, desenvolvimento, aprendizagem e realização. Tendo a promoção de cursos de formação e treinamentos como principal negócio, a Master Jr já realizou palestras abordando assuntos como atendimento ao cliente e vendas, marketing de experiência, comunicação e oratória, e gestão de pessoas.

Master Jr Curso realizado pela Master Jr.

Para os alunos que buscam empreender e se desafiar desde cedo, a Incubadora Recanto oferece estrutura completa para que seja possível dar início a um negócio, com todo o suporte necessário.

Incubadora Recanto Com estrutura completa, a Incubadora Recanto é o local ideal para iniciar o seu negócio.

Pensando nos alunos recém-chegados, a AMF, em parceria com a Fundação Antonio Meneghetti, iniciou a Escola da Vida. O projeto surgiu com o intuito de proporcionar uma base para que os jovens possam ter as bases para ingressar no mercado de trabalho, com noções técnicas e, principalmente, de postura.

Escola da Vida Aula do Projeto Escola da Vida.

Ciência

A Ontopsicologia é a ciência que fornece as premissas pedagógicas e de funcionamento da Antonio Meneghetti Faculdade. O estudo e a aplicação prática desta ciência permitem desenvolver melhor o próprio percurso acadêmico e profissional, colocando em prática o melhor de cada um de nós. É uma ciência interdisciplinar, que lida diretamente com a potencialidade humana e, por isso, tem aplicabilidade em qualquer campo de atuação humana. Com isso, alcança-se a formação global e integral da pessoa.

Ciência Interdisciplinar Anualmente, a Fundação Antonio Meneghetti lança novos volumes do livro “Ontopsicologia: Ciência Interdisciplinar”, com artigos que expõem a aplicação da Ontopsicologia nos mais diversos campos de atuação.

Semestralmente, a AMF publica a Saber Humana, nossa revista científica. O periódico tem como objetivo contribuir para a produção de conhecimentos e sua transformação no campo das Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas, em especial áreas de Administração, Sistemas de Informação e afins, a partir de um enfoque científico, humanístico e interdisciplinar.

No curso de Ontopsicologia é desenvolvido o projeto Pequena Tese. Remontando a formação clássica das universidades europeias, os alunos são desafiados a produzirem, por módulo, um artigo científico, relacionando assuntos das disciplinas estudadas naquele módulo. Depois, os alunos apresentam e são avaliados pelos próprios colegas de turma, que formam uma banca.

Pequena Tese Aluno do Bacharelado em Ontopsicologia apresentando sua tesina.

Sendo a Ontopsicologia uma ciência global, são realizados diversos eventos científicos nos quais a ciência ontopsicológica é exposta e explicada. Nos últimos anos, foram dois Congressos Internacionais de Pedagogia na AMF; também na AMF, o Seminário Internacional de Língua, Literatura e Cultura Russa; o simpósio “Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro”, realizado na Sede da UNESCO, em Paris; o Fórum Internacional Educação Ambiental e Ecologia da Personalidade na era da informação, em Moscou na Rússia. Esses são só alguns dos eventos que tiveram participação de alunos e professores AMF.

Congresso Uma Nova Pedagogia II Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura”, realizado na AMF em 2016.

Localizada no hall da AMF, a Ontopsicológica Editora Universitária, uma parceria da AMF com a Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO), contribui com a formação dos alunos e disseminação e formalização da Ontopsicologia. São comercializadas obras e conteúdo audiovisual do Acad. Prof. Antonio Meneghetti e de outros autores estudiosos da ciência ontopsicológica, como o filósofo brasileiro Alécio Vidor e a italiana Margherita Carotenuto.

Editora Universitária Com uma produção editorial singular, permeada principalmente por temas como Ontopsicologia, Ontologia, Filosofia e Liderança, a Ontopsicológica Editora Universitária está no hall principal da AMF.

Alta Moralidade

Para se alcançar o desenvolvimento integral, é necessário ter coerência e hierarquia de prioridades e, portanto, devemos buscar também um estilo de vida que seja de acordo com os nossos objetivos! Além do estudo e do trabalho, é fundamental a atividade esportiva, o convívio social sadio, a disciplina, a organização, o contato com natureza e arte e cuidado com o nosso próprio ambiente.

A Casa do Estudante, uma das opções de moradia disponíveis para os estudantes, a dimensão da Alta Moralidade é colocada em prática em todos os seus aspectos. São desenvolvidas atividades de integração entre os moradores da casa e a limpeza dos espaços comuns também é feita em grupo. A cozinha, coração do prédio, simboliza o local de encontro e interação, pois os alunos residentes cozinham e fazem as refeições juntos.

Casa do Estudante Alunos da Casa do Estudante.

Em um local tão forte de natureza como é o caso do Recanto Maestro, é necessário cuidado, atenção e respeito pelo espaço. Pensando nisso, a Fundação Antonio Meneghetti, em parceria com a AMF, promove o Oikos, um projeto que tem duas frentes de atuação. A primeira é o trabalho realizado em escolas da região, onde as crianças, orientadas por profissionais da área, cultivam hortas e realizam atividades sobre ecologia. A segunda acontece dentro do Recanto Maestro, onde os moradores, orientados por alunos da Faculdade, separam o lixo seco que posteriormente é recolhido pela Fundação Antonio Meneghetti e encaminhado para uma usina de reciclagem, em Restinga Sêca.

Projeto Oikos Nos municípios próximos ao Recanto Maestro, o projeto Oikos promove a conscientização das crianças para o cuidado e a estima com a natureza.

A prática esportiva é importante para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, especialmente quando se é jovem. O esporte, em primeiro lugar, é um elemento primordial para a saúde e para conhecer o próprio corpo, pois deve existir um equilíbrio entre o corpo e a mente, O Núcleo de Esportes (NE) da AMF, então, promove e fornece assistência aos alunos na prática esportiva, pois, além do que já foi exposto, entendemos que o esporte também é um excelente meio de formação ao indivíduo, desenvolvendo habilidades como meritocracia, disciplina, competitividade e trabalho em equipe. Para amplificar a eficiência do NE e oferecer um espaço completo para que os alunos pudessem praticar esportes, foi inaugurado, no final de 2016, o Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti.

Núcleo de Esportes O Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti conta com estrutura completa para a prática esportiva.

Pensando em inserir a dança na rotina, os alunos trouxeram como proposta a criação de um grupo de dança tradicionalista gaúcha. A Fundação Antonio Meneghetti e a AMF apoiaram a ideia, e assim surgiu a Invernada Adulta Recanto Maestro. O projeto, além de alinhar atividade física, convívio social e cultura gaúcha, se tornou competitivo e participa de torneios em todo o Rio Grande do Sul.

Invernada Adulta RM Os jovens da Invernada Adulta Recanto Maestro já mostram os resultados da prática artística e pedagógica.

Internacionalidade

Já pensou em realizar uma viagem de estudos para a Europa, berço da cultura e do conhecimento humano? Para complementar a formação do aluno, a AMF oferece a oportunidade de realizar intercâmbios linguísticos e culturais! Em uma viagem deste tipo, o aluno vive novas experiências, conhece outros modos de viver, realizar, e amplia a sua visão de mundo e os próprios horizontes.

Para que o sonho de conhecer o mundo se torne realidade, é necessário, antes de tudo, a capacidade de comunicação! Alinhando isso com o diferencial profissional que o domínio de múltiplos idiomas agrega, a AMF oferece, por meio do Núcleo de Idiomas, o ensino das línguas inglesa e italiana.

Núcleo de idiomas Além de professores nativos ou com vivência e experiência internacional, alunos que se destacam no domínio do idioma podem começar a dar aulas nos níveis básicos.

Por meio de convênios internacionais, a AMF disponibiliza ao aluno várias opções de destinos e cursos a serem feitos na Europa! Na Itália, o aluno AMF pode escolher entre três destinos: o Centro de Língua Italiana Calvino, em Florença; a Universitá per Stranieri di Perugia, em Perúgia; a Universitá Degli Studi di Torino, em Turim; e a Scuola Leonardo da Vinci, presente em Roma, Milão, Florença e Siena. Na Inglaterra, o aluno pode estudar na Regent School, em Londres. Para a pós-graduação, a AMF tem um acordo de cooperação com a Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia.

Convênios Alunos AMF ficaram mais de 40 dias na Universitá per Stranieri di Perugia, na Itália.

A AMF também realiza, a cada 2 anos, o Prêmio FOIL. Neste concurso, os alunos devem produzir um texto e um vídeo sobre um tema definido previamente e segundo as regras definidas em edital. A premiação é uma passagem para realizar uma viagem internacional de estudos!

Torre Eiffel Paris Na comemoração do evento de 10 anos da AMF, em Paris, grande parte dos alunos se fizeram presentes também por premiações institucionais.