Trivium: as artes da linguagem

• 30/03/2017

O novo projeto de extensão AMF “Trivium: as Artes da Linguagem (Lógica, Gramática e Retórica)” nasce com o intuito de resgatar uma importante dimensão da paideia clássica, perdida ao longo da evolução da educação moderna. Na Grécia Antiga, e posteriormente na Idade Média, os jovens eram instigados a desenvolver, antes de começar a formação técnica específica, habilidades fundamentais ao desenvolvimento do intelecto e sua expressão como racionalidade. Independentemente da futura área de atuação profissional, os alunos frequentavam disciplinas das chamadas Artes Liberais, compostas por Lógica, Gramática e Retórica, artes da mente humana reunidas no Trivium; e Aritmética, Música (enquanto aplicação da Aritmética), Geometria e Astronomia (enquanto Aplicação da Geometria), artes das coisas e reunidas no Quadrivium. Os antigos entendiam que o desenvolvimento dessas habilidades, por meio dessas sete disciplinas, permitiam ao homem um uso mais eficiente e avançado do intelecto aplicado (ou racionalidade), instrumento primeiro de qualquer atuação profissional e social.

Este curso pioneiro da AMF, destinado para Alunos de Graduação AMF, tem o objetivo de resgatar essas disciplinas da educação clássica que compunham o Trivium e criar um núcleo de formação e referência nas artes da linguagem.

Informações sobre o curso:

O curso será realizado em 6 meses (abril a setembro), em módulos intensivos de 4h por final de semana (sábado à tarde), 1 módulo/mês. Dois módulos serão dedicados à Lógica, dois módulos à Gramática e dois módulos à Retórica. No intervalo entre os módulos, os alunos receberão tarefas e atividades para realizarem por meio do AVA-AMF. O curso totalizará 48h e contará como atividades complementares de graduação. Com esse grupo de alunos também serão montadas equipes para eventos e competições internos e externos relacionados às artes da linguagem.

Equipe de professores:

Prof.a Márcia Marchezan - [email protected]
Prof. Mateus Machado - [email protected]
Prof. Ricardo Schaefer (Coordenação FOIL) - [email protected]

Processo seletivo:

Se você tem interesse em participar da seleção para fazer parte do Trivium, envie seu currículo para [email protected], incluindo no corpo do e-mail a sua motivação para ingressar neste projeto. As vagas são limitadas a fim de que cada integrante possa se experimentar nas práticas escritas e orais, recebendo feedbacks individuais e de grupo. O prazo para envio do currículo é até 23h do dia 03/04, segunda-feira.